Coisas produtivas para fazer em 5 minutos

Coisas produtivas para fazer em 5 minutos

agosto 19, 2015 em Psicologia 1 Compartilhados
5 minutos

Levantar da cama. Tomar banho. Vestir-se. Escrever artigos. Ler. Lavar os pratos. Limpar a casa. Quando pensamos em ser produtivos achamos que precisamos de longos períodos de tempo, mas, na verdade, podemos fazer muitas coisas em 5 minutos.

Quando falamos em produtividade não devemos pensar apenas em eficiência; devemos fazer as coisas que valem a pena, atividades significativas que satisfaçam as nossas necessidades.

A seguir, apresentaremos uma lista de coisas produtivas para fazer quando se tem apenas 5 minutos, isto é, atividades rápidas que podemos levar a cabo. Às vezes, quando estamos apressados, nos esquecemos de que há tarefas que não requerem muito tempo. Ainda que sejam rápidas, estas atividades podem ser muito úteis para manter o nosso equilíbrio emocional.

– Pratique 5 minutos de meditação. A meditação nos ajuda a relaxar e a reiniciar o nosso cérebro. Isto é especialmente útil quando nossos pensamentos estão competindo entre si ou quando a nossa ansiedade está alta. Hoje em dia há uma grande quantidade de recursos de meditação online. Você também  pode experimentar a atenção plena com vídeos de meditação guiada; existem muitos no Youtube.

– Saboreie uma caneca de chá ou café. Reservar um tempo para você mesmo é absolutamente produtivo.

– Compre um livro. Presenteie-se com momentos e compartilhe-os com as pessoas queridas.

– Reflita sobre como se sente neste dia, até este momento. Anote o que ainda deseja fazer e pense em suas intenções para o resto do dia.

– Faça planos com o seu cônjuge, namorado ou um ente querido para fazer algo divertido esta noite, amanhã ou na semana seguinte.

– Faça uma lista de cinco coisas pelas quais está agradecido, incluindo todas as atividades que o seu corpo lhe permite fazer.

– Dê um passeio. Se está em casa, vá à uma praça ou caminhe em um parque. Se está no trabalho, caminhe ao redor de seu escritório. Saia para caminhar e olhe para o céu.

– Descreva os passos para concretizar uma tarefa que tem evitado fazer. Cada pequeno passo irá ajudar-lhe a terminá-la.

– Massageie suas mãos.

– Anote 10 coisas para ver, cheirar, ouvir, tocar e, talvez, inclusive, provar. Com elas, você poderá voltar a se conectar com o seu mundo.

– Vá lá fora e aventure-se a criar a mesma lista para aumentar o contato com a natureza.

– Leia algumas linhas de qualquer texto que o acalme e o faça lembrar-se do que realmente é importante.

– Feche os olhos e escute os sons do oceano; na internet há uma infinidade de opções.

– Faça algo que tem que fazer, mas não quer (como pagar as contas, ligar para a companhia de cartões de crédito, arrumar a cama, dobrar a roupa, limpar o seu escritório). Lembre-se que são só 5 minutos.

– Leia piadas ou veja algo de humor.

– Pegue um pedaço de papel e rabisque o que surgir: redemoinhos, linhas onduladas, flores… Deixe que sua mente flua e lhe surpreenda.

– Planeje um delicioso jantar para esta semana.

– Aprenda sobre um acontecimento histórico que tenha ocorrido no dia de hoje.

– Pense no que você precisa física, emocional, mental e espiritualmente. Pense em como pode suprir cada necessidade sua esta semana. Se ficar sem tempo, você poderá dedicar 5 minutos a cada necessidade. Estas, certamente, não são perguntas nem respostas fáceis.

– Fique em silêncio. Há tanta sabedoria que gira ao redor de nossas mentes e corpos… Quantas vezes nós paramos para perceber? Se preferir, pense na pergunta: “O que é que eu já sei?”, e espere a resposta. Ou simplesmente sente-se sem expectativas ou requisitos prévios; para que não perca a noção do tempo, poderá estabelecer os 5 minutos com um temporizador.

O que pode ser iniciado ou conseguido em 5 minutos? Crie a sua própria lista de ideias. Mantenha-a em algum lugar prático, de fácil acesso, faça uma prática diária, como uma rotina obrigatória. Com o tempo, você obterá muitos benefícios espirituais e emocionais que farão com que se sinta, pouco a pouco, muito melhor.

Imagem cortesia de spstudio.com.ua

Recomendados para você