Com o tempo eu aprendi

· agosto 23, 2015

Com o tempo aprendi a sutil diferença que há entre pegar na mão de alguém e acorrentar uma alma.

Com o tempo aprendi que o amor não significa se apoiar em alguém e que companhia não significa segurança.

Com o tempo comecei a entender que os beijos não são contratos e os presentes não são promessas.

Com o tempo aprendi que estar com alguém porque esse alguém oferece a você um bom futuro significa que cedo ou tarde você vai querer voltar para o passado.

Com o tempo… a gente se dá conta de que se casar só porque “já passou da hora” é uma clara advertência de que seu casamento será um fracasso.

Com o tempo compreendi que só quem é capaz de lhe amar, com todos os seus defeitos, sem a pretensão de mudar nada, pode lhe presentear com toda a felicidade que você deseja.

Com o tempo você se dá conta de que estar ao lado de alguém só para acompanhar a sua solidão, fará com que irremediavelmente, você acabe não desejando mais vê-la.

Com o tempo entendi que os amigos verdadeiros valem bem mais do que qualquer quantia em dinheiro.

Com o tempo entendi que os verdadeiros amigos se contam nos dedos da mão, e se você não lutar por eles, cedo ou tarde, estará rodeado de falsas amizades.

Com o tempo aprendi que as palavras ditas em um momento de ira podem fazer chorar a quem se feriu por toda uma vida.

Com o tempo aprendi que qualquer um desculpa, mas perdoar é só para as grandes almas…

Com o tempo compreendi que se você ferir duramente a um amigo, muito provavelmente, a amizade jamais voltará a ser igual.

Com o tempo você se dá conta de que, ainda que seja feliz com seus amigos atuais, algum dia chorará por aqueles que você perdeu.

Com o tempo você se dá conta de que cada experiência vivida, com cada pessoa, é única.

Com o tempo você se dá conta de que humilhar ou desprezar a um outro ser humano, cedo ou tarde, fará você sofrer as mesmas humilhações ou desprezos, multiplicados por dois.

Com o tempo aprendi a construir todos os meus caminhos no hoje, porque o terreno do amanhã é muito incerto para fazer planos.

Com o tempo compreendi que apressar as coisas ou forçar que elas aconteçam, acabará por fazer com que elas não saiam como esperadas.

Com o tempo você se dá conta de que o melhor não era o futuro, mas sim o momento que está vivendo bem nesse instante.

Com o tempo você verá que, ainda que seja feliz com os que estão ao seu lado, sentirá falta dos que ontem estavam com você, mas que já se foram.

Com o tempo aprendi que tentar perdoar ou pedir perdão, dizer que ama, dizer que sente saudades, dizer que precisa, dizer que quer ser amigo…. Diante do túmulo… já não faz mais nenhum sentido…

Mas, infelizmente…isso tudo só aprendemos com o tempo.

Jorge Luis Borges

Assim é a escola da vida; é a que ensina que não é a escuridão o que você teme, mas sim o que há nela; que você não tem medo de altura, mas sim de cair…  Viver também ajuda a compreender que não é que você não confie nas pessoas que te rodeiam, mas sim que você tem medo de ser enganado.

Que seu medo não é de amar, mas sim de não ser amado. E quando você não quer deixar ir, seu problema é que não aceita que, na verdade, essa pessoa já se foi… E tudo isto faz parte do viver, é essa sabedoria que não está nos livros e que ninguém pode nos ensinar. É essa parte que devemos aprender com nós mesmos e que dói; dói porque acabamos aprendendo com golpes e desilusões.

É uma dor que o mantém de luto, até que ela se esmaece e, então, você sobe um degrau em sua escada evolutiva. Porque no fundo sabemos que quem resiste a aceitar a mudança sentencia a sua própria morte interior.

Por isso devemos amar o nosso lugar no mundo e adorar a vida sobre todas as coisas; agradecer as pauladas que ela nos deu e que fizeram de nós mais humanos; seja pela luta constante com todas as nossas forças por algo que acreditávamos, seja por não termos visto algo que estava bem à nossa frente. Não viva só para o futuro e não perca o senso de humor, passe pelo que passar.

Estas são as lições das quais nunca devemos nos esquecer, porque são elas que nos diferenciam e nos definem como pessoas…, a vida não diz nada a você, ela o ensina tudo; e é tão boa professora que se você não aprende a lição, ela a repete infinitamente…