Como ganhar uma discussão, segundo Gandhi
A vida de Mahatma Gandhi está cheia de histórias e anedotas sobre confrontos que acabam trazendo grandes doses de sabedoria. Na verdade, este homem tornou-se famoso e passou para a história por ser o primeiro a propor uma “guerra” sem violência.
Dizem, por exemplo, que uma vez se sentou para comer ao lado de um professor da Universidade de Londres. O professor lhe pediu que ele se retirasse porque “as aves e os porcos não podem comer juntos”. Gandhi se levantou e disse: “Não se preocupe professor, eu vou voar para longe”.
“O objetivo de qualquer discussão não deve ser a vitória, mas o progresso”.
– Joseph Joubert –
Gandhi quase sempre alcançava os seus objetivos nas discussões, mas fazia isso com tanta inteligência e graça, que sempre ensinava algo para o seu adversário. A sua intenção não era ganhar a discussão, mas extrair um aprendizado dessa situação. Detalharemos aqui algumas sugestões de Gandhi para ter sucesso em uma discussão.
Conselhos de Gandhi para lidar com confrontos
Não seja egoísta e argumente solidamente
Para Gandhi, toda perspectiva de um problema também deve incluir o comportamento do oponente. Levando em conta esta ideia, ele conseguiu destruir o monopólio da indústria têxtil britânica e, em seguida, se apresentou em cada uma das fábricas para se desculpar pelas demissões que havia causado.
Ele sempre estudou cuidadosamente todos os assuntos; não se conformava em ter uma visão superficial do mundo. Ele lia, aprofundava, consultava, e tudo isso lhe permitia formar uma opinião fundamentada e sólida sobre qualquer assunto. Isso é sem dúvida, uma chave para enfrentar qualquer debate.
Treine a força física e a paciência
Ele acreditava que a força do corpo contribuía de forma decisiva para a força da mente. Gandhi mantinha uma boa forma física, o que lhe permitiu suportar momentos difíceis com uma capacidade de recuperação incrível. O treinamento para fortalecer o corpo traz a temperança, o fortalecimento da vontade e do autocontrole.
Por sua vez, a paciência é o treinamento da mente. Gandhi dizia que uma parede deve ser construída tijolo por tijolo, e que cada um tem o seu próprio momento para se encaixar ali. A paciência é uma característica das mentes mais fortes. Não ceder ao primeiro impulso é a chave para o sucesso, especialmente em um confronto.
Ter empatia, envolver-se com as emoções do outro
Falar com uma linguagem simples e ser transparente
Isso seria populismo se por trás do discurso houvesse interesses ocultos. Mas se as palavras simples não escondem verdades ocultas, elas atingem o coração das pessoas. Um discurso sincero e genuíno tem um grande poder de convencimento e respeito. Uma discussão verbal se ganha com a rgumentos sinceros e profundos, ditos de forma simples e sem mentiras.
Crescer em autossuficiência e perseverança
Ele demorou 55 anos para completar a independência da Índia, que era o seu grande sonho. Fez o seu caminho da sua maneira: sem recorrer à violência. Passou por muitas dificuldades antes de alcançar os seus objetivos: dificuldades de todos os tipos, até mesmo conflitos consigo mesmo. No fundo ele sabia que a perseverança é a chave para abrir qualquer porta e que a capacidade de persistir nos faz seguir em frente até alcançar a vitória.