Como lidar com uma pessoa autoritária

Em algum momento de nossas vidas encontramos uma pessoa autoritária com a qual temos que lidar. Oferecemos algumas recomendações para que você saiba como lidar com elas.
Como lidar com uma pessoa autoritária

Última atualização: 02 junho, 2022

A pessoa autoritária é aquela que impõe as suas ideias aos outros. Sua posição em relação ao mundo é a de que as suas opiniões devem ser aceitas sempre, ou quase sempre, e por uma razão muito particular: elas são suas. Com sua atitude e seu jeito de se relacionar, ela procura pessoas para fazer o que ela diz ou quer. Contrariá-la é uma ofensa, além de também ser motivo para comportamentos agressivos e humilhantes.

A opinião de outras pessoas não é importante, ainda mais se forem contrárias às suas próprias crenças. O outro é percebido como alguém que deve obedecer sem resistência. O poder é algo central para o autoritário e exercê-lo é fundamental para dominar em toda situação.

Esses tipos de personalidade geralmente são muito dominadores. Ao tentar impor suas ideias, submetem os outros ao seu modo de pensar. Por meio da submissão, reafirmam a sua dominação, o seu controle e o seu poder. As dinâmicas de interação desses três fatores sustentam os seus comportamentos, bem como as suas formas de se relacionar com o mundo.

Tenhamos em mente que a maneira como uma pessoa expressa a sua autoridade e ostenta o seu poder e domínio sobre os outros pode variar de uma pessoa para outra. A personalidade é um padrão complexo que se expressa em diferentes formas e graus. Portanto, em algumas pessoas, podemos observar as atitudes autoritárias e dominadoras claramente, enquanto em outras essas atitudes e comportamentos serão mais sutis, quase imperceptíveis.

Homem falando mal da namorada
Pessoas autoritárias são inflexíveis e sempre querem ter razão.

Características das pessoas autoritárias

Algumas características relevantes das pessoas autoritárias são as seguintes:

  • Tentam impor suas ideias sem dar justificativas.
  • Sempre acham que têm razão.
  • Acreditam que são líderes natos.
  • Ridicularizam as pessoas ao seu redor.
  • Vangloriam-se de suas conquistas.
  • Têm pensamentos rígidos.
  • Sentem-se superiores às outras pessoas.
  • Fazem com as pessoas passem a temê-las.
  • Tendem a ser pessoas agressivas.
  • Exigem lealdade aos seus valores e ideias.

O que fazer diante de uma pessoa autoritária?

A primeira coisa que você deve fazer é identificar se está ou não lidando com uma pessoa autoritária. Para isso, a descrição que fizemos na seção anterior pode ser útil. Em segundo lugar, o que você deve fazer é aprender a usar um estilo de comunicação assertivo, para que defenda as suas ideias, os seus valores e as suas crenças sem permitir que a pessoa autoritária passe por cima de você ou faça chantagem emocional.

Da mesma forma, também é preciso aprender a estabelecer limites, uma vez que o autoritário, ao tentar impor sua vontade, ultrapassará as fronteiras que dividem o mundo dele do seu, as ideias dele das suas, os sentimentos dele dos seus. Afinal, é somente transgredindo essas fronteiras que ele consegue te submeter ao que ele quer.

As pessoas autoritárias não respeitam limites porque estes limitam o seu desejo de dominação, controle e poder.

Assertividade para lidar com uma pessoa autoritária

Aqui estão algumas técnicas de assertividade para lidar com uma pessoa autoritária.

1. Técnica do disco quebrado

Defender o nosso ponto de vista, mantendo a calma e sem ser agressivo. Através dessa técnica, você não ataca o outro e, além disso, também se torna muito complicado que o outro te ataque. Ao repetir o seu ponto de vista diversas vezes, a pessoa autoritária provavelmente desistirá de tentar te persuadir.

2. Banco de Neblina

Procure algo razoável no que a pessoa autoritária disse que você possa reconhecer como verdade, mas sem mudar sua atitude. Por meio desta técnica, você pode dar a sensação de ceder, mas sem ceder realmente.

3. Adiamento assertivo

Se você não sabe o que dizer ou fazer, adie a resposta até se sentir tranquilo e capaz de responder. Por exemplo, “esta é uma questão muito problemática entre nós. Se você concordar, vamos deixar para depois, porque tenho que trabalhar”. Sempre use um tom de voz calmo.

4. Técnica de ignorar

Aplique esta técnica se você perceber que a pessoa autoritária está muito agressiva ou zangada, evitando assim dar uma oportunidade para que ela te ofenda. O que você deve fazer é refletir a emoção dela e adiar a conversa: “vejo que você está com raiva, é melhor conversarmos quando você estiver mais calmo”. Lembre-se de ser gentil, compreensivo e respeitoso.

5. Técnica da pergunta assertiva

Se a pessoa autoritária estiver te criticando, faça perguntas aprofundadas que permitam conhecer e entender melhor o que ela quer dizer. Por exemplo: “o que exatamente te incomoda…? Como você sugere que eu mude para que não aconteça novamente?” Se a crítica for maliciosa, a pessoa certamente ficará sem respostas. Por outro lado, se ela estiver partindo de uma reflexão séria e honesta, isso pode realmente te ajudar a mudar.

Outras técnicas assertivas que podem te ajudar são aprender a dizer não, saber rejeitar pedidos e pedir mudanças de comportamento.

Homem falando com colega de trabalho
A assertividade é uma habilidade social muito ampla que você pode usar para lidar com diferentes situações.

Como estabelecer limites diante de uma pessoa autoritária

Para estabelecer limites saudáveis, tenha em mente as seguintes recomendações:

  • Esclareça seus limites. Defina até onde você pode ir e até onde os outros podem chegar, bem como o que podem ou não fazer em relação a você. Pense por um tempo e defina esse horizonte, essa fronteira, que você não permitirá que ninguém cruze, seja de forma física ou emocional.
  • Estabeleça os seus limites aos poucos. Vá do menor ao maior, mas de forma progressiva. Assim, você dará tempo para que a pessoa autoritária se ajuste a essas novas mudanças.
  • Defina as consequências que a transgressão desses limites terá para a outra pessoa. Pode ser útil discutir essas consequências com a pessoa autoritária quando ela estiver receptiva. Assim, você fará com que os seus direitos sejam ouvidos.
  • Seja consistente com os seus limites e as consequências. Assim, você terá mais credibilidade diante do autoritário. A consistência também fará com que ele leve a sério a sua postura e os seus limites.
  • Seja assertivo. A assertividade vai te ajudar a saber expressar os seus limites, os seus pensamentos e os seus sentimentos sem a necessidade de desrespeitar ou agredir a outra pessoa. Além disso, esta também será uma ferramenta útil para saber dizer não.

Lidar com uma pessoa autoritária não é nada fácil, mas você pode começar assumindo uma atitude assertiva e garantindo que os seus limites sejam respeitados, tanto por ele quanto por você.

Mudar esse tipo de pessoa é complicado. Portanto, a melhor coisa que você pode fazer quando a pessoa resiste à mudança é repensar se é necessário continuar em contato com ela ou mudar a nossa forma de interpretar as suas ações.

Pode interessar a você...
A teoria da personalidade autoritária de Theodor Adorno
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
A teoria da personalidade autoritária de Theodor Adorno

A teoria da personalidade autoritária é uma teoria polêmica pouco aceita nos dias de hoje. No entanto, sem ela, seria difícil entender algumas cois...



  •  Castanyer, O (2010). La asertividad: expresión de una sana autoestima. Desclée de Brouwer.