O que são valores sociais?

As sociedades não são apenas definidas por suas instituições, pelo sistema socioeconômico que as rege ou pelas políticas governamentais que as caracterizam, mas também são constituídas pelos valores sociais que as orientam.
O que são valores sociais?

Última atualização: 25 março, 2022

Os seres humanos não apenas vivem em sociedade, nós somos essa sociedade. Cada um de nós é um ser social que age, vive e morre em uma estrutura social que configura o que é. Esse tecido orienta a forma como indivíduos e grupos agem, vivem, são e se relacionam. Para isso, baseia-se em determinados valores sociais, entre outros pilares.

Um valor, em nível pessoal, pode ser entendido como um conjunto de crenças e atitudes que uma pessoa expressa, com base em certos princípios considerados positivos e importantes, que dão sentido e direção à sua vida. É algo pelo qual uma pessoa estaria disposta a dar a vida ou pelo qual gostaria de continuar vivendo. Mas, a nível social, o que são valores? Que funções têm?

Os valores sociais

figuras de madeira azuis
Os valores sociais dão sentido às nossas vidas.

Os valores são qualidades que orientam as ações e dão sentido pleno à vida, quando vivemos em harmonia com eles. Na sociedade, os valores desempenham as mesmas funções que no nível pessoal, dão direção ao comportamento de indivíduos e grupos dentro da estrutura social.

Podemos dizer que os valores sociais são qualidades, atitudes e padrões que indivíduos e grupos utilizam para orientar suas ações. Esses valores são a base para estabelecer a ordem social dentro dos grupos. Por meio deles, uma sociedade determina o que é aceitável e o que não é, o que deve ou não ser feito, o que é desejável e o que não é.

Os valores sociais carregam consigo um conjunto de concepções implícitas e explícitas sobre o desejo e a ação de um sujeito dentro do tecido social. Assim, dão o tom do comportamento social, de acordo com o contexto e a situação. Esses tipos de valores incentivam os cidadãos a alinhar suas ações com o caráter da sociedade.

Com a introjeção desses valores, as sociedades buscam promover e manter a harmonia no mundo mental do indivíduo. Ao operar como guias, as pessoas podem saber como agir e se relacionar com outras em determinadas situações. Graças a eles, as interações entre os cidadãos podem ser fortalecidas e a boa convivência é garantida.

Função social dos valores

Em relação ao conhecimento social, os valores permitem a construção do mundo social, facilitando a relação entre os indivíduos e a realidade. Por meio deles, cada pessoa configura as concepções sobre o mundo social em que vive, e o sistema espalha as normas vigentes da sociedade.

As pessoas extraem informações interagindo com seu ambiente. Essas informações requerem uma organização e classificação, de forma que possam ser estruturadas em uma compreensão do ambiente social. Para isso, um dos meios utilizados são os valores sociais, que aparecem como princípios organizacionais que moldam o mundo social.

Os valores sociais não apenas facilitam a construção e organização do mundo social, mas também permitem a identificação social dos sujeitos. Cada pessoa desenvolve um vínculo com os grupos que compartilham seus próprios sistemas de valores pessoais. É justamente esse processo de adesão a um grupo que forja a identidade social dessa pessoa dentro dele.

Se cada grupo e pessoa tiver seu próprio sistema de valores, podemos encontrar tantos valores sociais quanto grupos. Portanto, podemos dizer que os valores não são apenas reduzidos à sociedade em geral, eles também são específicos aos grupos ou coletivos que se formaram dentro dela.

Em cada grupo ou sociedade, esses valores são transmitidos de geração em geração por meio da educação, que busca legitimar a ordem que esses valores estabeleceram dentro do grupo.

Tipos de valores sociais

Grupo de pessoas segurando os braços uns dos outros para ajudar uns aos outros
Respeito, honestidade, amor, liberdade ou justiça são exemplos de valores sociais.

Os valores sociais podem variar de um grupo para outro, de uma sociedade para outra, mas existem alguns que podem ser estendidos a todas as sociedades.

  • Respeito: permite que uma pessoa reconheça, aceite, aprecie e valorize as qualidades dos outros e seus direitos.
  • Honestidade: é um valor social caracterizado por dizer a verdade, ser decente, modesto, respeitoso e justo.
  • Justiça: este valor refere-se a ser equitativo e dar a cada um o que lhe é devido por direito.
  • Bondade: é a tendência de fazer o bem. Implica também um grau considerável de compaixão, de ser e sofrer com a outra pessoa e buscar formas de aliviá-la.
  • Liberdade: é o poder de agir segundo seus próprios critérios, dentro dos limites estabelecidos na sociedade.
  • Amor: valor que impulsiona uma pessoa a cuidar, respeitar e comprometer-se com o bem-estar do outro sem esperar um benefício em troca. É sair ao encontro do outro para amá-lo como ele é.
  • Tolerância: valor social que leva a aceitar e respeitar as ideias, opiniões ou atitudes dos outros, mesmo que você não concorde com elas.
  • Educação: é um dos valores mais importantes, pois dentro dela os outros valores podem ser ensinados. A educação é propriamente a formação das pessoas, tanto intelectualmente, como emocionalmente e moralmente.

Para encerrar, é preciso destacar que os valores sociais podem mudar; eles não são necessariamente estáticos. Pelo contrário, eles são dinâmicos, uma vez que a própria sociedade é dinâmica.

Pode interessar a você...
Você tem uma escala de valores adequada?
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Você tem uma escala de valores adequada?

A escala de valores ou prioridades constitui o guia que todos nós construímos. Este tipo de manual tem o poder de facilitar as nossas vidas.



  • Berger, P. L., Luckmann, T., & Zuleta, S. (1968). La construcción social de la realidad. Amorrortu.
  • Cordero, Z. R. V. (2004). Desarrollo moral, valores y ética; una investigación dentro del aula. Revista Educación28(2), 91-104.
  • Hernández, C. (1986). Los valores sociales, un instrumento para el conocimiento social del niño Su reflejo en la comunicación publicitaria. Infancia y Aprendizaje9(35-36), 109-122.
  • Tsirogianni S., Sammut G., Park E. (2014) Social Values and Good Living. In: Michalos A.C. (eds) Encyclopedia of Quality of Life and Well-Being Research. Springer, Dordrecht. https://doi.org/10.1007/978-94-007-0753-5_3666