A importância de saber dizer não (assertividade)

A importância de saber dizer não (assertividade)

Última atualização: 17 abril, 2022

Muitos de nós acabamos nos comprometendo com temas ou situações que realmente não queremos realizar. Ficamos pensando nisso, já decidimos que não vamos aceitar mas quando chega a hora de responder é impossível dizermos NÃO. Siga estas dicas e aprenda a evitar o que você não quer fazer e a importância de saber dizer não

“Se tiver que dizer SIM, diga sim de coração aberto. Se tiver que dizer NÃO, diga sem medo.”

Paulo Coelho

Por que é tão difícil dizer NÃO?

Infelizmente, em nossa cultura não aprendemos a pedir ou priorizar o que queremos. Parte do que nos foi ensinado é ter uma atitude passiva que nos leva a aceitar quase tudo o que é pedido ou sugerido, independentemente de concordarmos ou não.

Acreditamos que, se recusarmos, seremos considerados rudes ou até pessoas ruins. E certamente pode ser assim, pois é uma questão de ideologia cultural.

Isso nos leva a aceitar muitas situações que realmente não queremos para nos sentirmos amados e aceitos. O problema é que temos um grande medo de sermos afastados ou excluídos. É por isso que não nos permitimos dar muitas negativas, mesmo que sejam totalmente justificadas.

dizer não

Os passos para dizer NÃO

1. Encontre seus limites. A primeira coisa que você precisa é entender suas necessidades, desejos e limites. Com isso você aprenderá o que está disposto a aceitar e identificar quando dizer NÃO.

2. Tome seu tempo antes de responder. Não tenha pressa em dar suas respostas. Pode ser que no início você se sinta compelido a aceitar e que, ao pensar melhor na situação, perceba que pode recusar sem problemas. Além disso, ao tomar seu tempo, você pode encontrar uma maneira educada de dizer não sem se sentir culpado.

3. Pratique dizer NÃO sempre que puder. Como temos medo de dizer não, podemos tentar evitar tais situações. Não faça isso, é um erro. Sempre que você tiver a chance e realmente não quiser fazer o que outros pedem, apenas diga não. Com o tempo e a prática, você perceberá que essas respostas não destruirão seu mundo ou seus relacionamentos interpessoais.

4. Encontre alternativas. Uma opção que o ajudará a não aceitar o que você não quer é dar uma alternativa que você goste. Por exemplo, se um amigo o convidar para uma festa em que você sabe que ficará desconfortável, você pode dizer não e propor outro dia para tomar um café. Dessa forma, a amizade não é afetada e você evita a situação incômoda.

5. Recompense-se. Aprenda a se recompensar quando finalmente aprender a dizer NÃO sem se sentir culpado. Cada pequeno progresso é importante e valioso para você, então você deve aprender a dar a eles o valor real que eles têm.

6. Mantenha-se firme. Não basta aprender a dizer NÃO se depois você concorda em fazer o que não quer. É muito importante que você aprenda a se manter firme e não se deixe manipular por comentários ou atitudes negativas.

O valor de dizer NÃO

Às vezes podemos nos sentir desconfortáveis em dar uma negativa, mas aprender a dizer NÃO pode nos libertar. Pode não parecer, mas muitas vezes cuidamos de coisas que não são realmente nossas e das quais não temos a responsabilidade de resolver ou participar.

“Seu tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa. Não fique preso ao dogma, que é viver como os outros pensam que você deve viver. Não deixe que os ruídos das opiniões alheias silenciem sua própria voz interior. E, o mais importante, tenha a coragem de fazer o que seu coração e sua intuição lhe dizem”.

Steve Jobs

Pode interessar a você...
O fator Aladdin e a assertividade
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
O fator Aladdin e a assertividade

Você sabe o que é o fator Aladdin? Você sabe o quanto ele o influencia e como você pode usá-lo a seu favor? Descubra as respostas neste artigo.