Como lidar com uma pessoa narcisista? - A Mente é Maravilhosa

Como lidar com uma pessoa narcisista?

outubro 1, 2017 em Psicologia 689 Compartilhados
Como lidar com uma pessoa narcisista?

A atitude narcisista pode se transformar em um verdadeiro pesadelo para quem a sente diretamente. É muito complicado lidar com esse paradoxo que está implícito em pessoas assim. Elas inflam seu ego ao máximo e, ao mesmo tempo, são frágeis e vulneráveis como uma criança. Diante de alguém assim, muitos podem se perguntar: como lidar com uma pessoa narcisista?

Por trás dessa supervalorização estão escondidas inseguranças e sentimentos de inferioridade. Quem mantém uma atitude narcisista é extremamente dependente da opinião dos outros. Esse tipo de pessoa se sente bem apenas se recebe demonstrações de admiração e aprovação. Mas quando alguma crítica aparece, elas imediatamente desmoronam. Suas reações vão desde ter uma explosão de raiva e ser agressivo com os outros, até sofrer uma implosão dessa raiva e se tornar taciturno e radicalmente silencioso.

“Aquele que ama se torna humilde. Aqueles que amam, por assim dizer, renunciam a uma parte do seu narcisismo.”
-Sigmund Freud-

Esse tipo de atitude costuma aparecer acompanhada por um enorme egoísmo. Para o narcisista tudo começa e termina nele. O narcisista tem dificuldade de desenvolver uma empatia verdadeira, embora isso não queira dizer que seja completamente insensível. Ele simplesmente enxerga o seu como mais importante e não consegue se enxergar como igual aos demais. Ele se vê e se sente como alguém diferente.

A questão é: como lidar com uma pessoa narcisista? A seguir, damos algumas sugestões:

Quem tem uma atitude narcisista é excessivamente sensível

Nunca se esqueça desse princípio. Se alguém mantém uma atitude narcisista é porque tenta se atribuir um valor que, no fundo, sente ou teme não ter. Trata-se de um mecanismo de compensação. Como o pavão que abre suas penas para parecer ameaçador quando na verdade está assustado. Sua exibição é apenas a expressão de um conflito interno que não consegue resolver.

Mulher narcisista soprando dente de leão

Por isso são tão sensíveis à crítica e à indiferença. É preciso muito tato para lidar com alguém assim. A pessoa se ofende com facilidade e isso apenas aumenta suas dificuldades. Essa pessoa quer elogios, mas estes devem ser dados apenas quando merecer. As críticas dever expressadas com delicadeza, mas também com sinceridade. É importante fazer a pessoa sentir que não é ela quem está sendo questionada, mas suas ações.

Embora não demonstre, a pessoa com atitude narcisista sofre muito. O mais provável é que ela carregue grandes traumas do passado. Está apenas tentando sobreviver psicologicamente a experiências que ainda não conseguiu digerir.

Não se deixe manipular

Quem tem uma atitude narcisista também pode ser uma pessoa manipuladora. De uma maneira ou outra, tenta fazer você pensar como ela quer e que você diga o que ela quer escutar, de maneira que você se transforme em um reforço para a ideia na qual ela quer acreditar. É provável que essa pessoa seja muito habilidosa em fazer isso. Ela vai tentar fazer você enxergar a grandiosidade que ela enxerga em si mesma. Talvez consiga convencer você se for particularmente inteligente ou carismática.

Pessoas andando em ponte suspensa por balões

Infelizmente esse tipo de pessoa também menospreza as qualidades das pessoas com quem convive. Isso as ajuda a manter sua fantasia de superioridade. Não é raro que busque uma maneira de desqualificar ou minimizar as suas conquistas. Se for alguém que você ama, faça-a entender como isso faz você se sentir.

O que uma pessoa com atitude narcisista precisa é acreditar mais em si mesma. Sentir um verdadeiro amor próprio. Quando conseguir, já não vai mais precisar inflar seu ego para sentir que existe. Em contrapartida, se as pessoas ao redor entrarem no seu jogo e se deixarem manipular, sua atitude será reforçada.

Como lidar com uma pessoa narcisista e ajudá-la

O que uma pessoa com atitude narcisista precisa é treinar a humildade. Às vezes pequenas atividades cotidianas ajudam, como esperar em uma longa fila ou deixar alguém passar na sua frente. Também é importante ajudar a pessoa a entender a importância de reconhecer os atos positivos dos outros.

Barco com vela em formato de rosa

Esse tipo de pessoa precisa ser ajudada para entender o alcance real das suas próprias conquistas e virtudes. Com paciência e respeito é possível ajudar essa pessoa a se amar mais, a entender que tem conquistas reais, mas que estas não a tornam superior aos outros. E também que comete erros e passa por momentos de fracasso, mas que estes não a tornam inferior a ninguém.

O mais importante no que diz respeito a como lidar com uma pessoa narcisista é que você não caia na armadilha de tentar diminuir o complexo de superioridade dela. Isso apenas leva a uma inimizade que impede qualquer progresso. Se falta alguma coisa a uma pessoa narcisista, é afeto e aceitação verdadeiros. Não se esqueça de que o amor pode tudo.

Imagens cortesia de Rafal Olbinski

Recomendados para você