Como manter a equipe de trabalho unida

· outubro 1, 2018

As equipes de trabalho costumam perseguir objetivos claros e definidos, com metas objetivas para alcançar aquilo que desejam. Normalmente, elas são instruídas por um líder, seguem uma estrutura, e o sucesso vai depender do nível de colaboração alcançado entre os membros do grupo. Por essa razão, manter a equipe de trabalho unida é essencial para alcançar o melhor desenvolvimento possível de qualquer projeto.

Para alcançar esse objetivo, existem diferentes estratégias de motivação que um líder pode colocar em prática para se assegurar de que haverá uma boa confiança interna e também fomentar a cooperação entre os trabalhadores. Desse modo, estes poderão realizar as suas tarefas da forma mais eficiente possível, além de se sentirem confortáveis e acreditarem no seu valor dentro do ambiente de trabalho.

A seguir, compartilhamos uma série de dicas fundamentais para manter a equipe de trabalho unida a partir do posicionamento e comportamento da figura do líder. Vejamos:

Dicas para manter a equipe de trabalho unida

1. Dar um bom exemplo

Esse aspecto é essencial. O líder deve influenciar continuamente o clima da equipe, e deve ser consciente de que o seu mau humor não é uma boa motivação para seus companheiros de trabalho.

Além disso, ele deve se tornar um bom exemplo, tanto de responsabilidade quanto de esforço e assertividade. Só assim poderá exigir dos trabalhadores que se comportem da mesma maneira.

Reunião de trabalho

2. Escutar os membros da equipe

É impossível conseguir desenvolver um projeto da maneira correta ou manter uma série de clientes fiéis se os empregados não estão felizes no seu posto de trabalho. Para isso, o líder deve escutar atentamente os membros da sua equipe, compreender seus problemas e preocupações e ser empático com eles.

3. Investir na formação pessoal

O conhecimento sempre foi e sempre será um investimento benéfico. Por isso, o líder deve ter em mente que sua formação é muito importante e deve procurar aperfeiçoar as suas habilidades. Nesse sentido, ele pode recorrer a cursos, aulas, seminários, congressos, etc.

O importante é que ele mostre interesse e se preocupe em sempre se atualizar e descobrir diferentes tipos de técnicas motivacionais. Isso, é claro, somado a demonstrar interesse pelos próprios trabalhadores.

4. Oferecer feedbacks

O reconhecimento e as críticas construtivas sempre permitirão que os funcionários aprendam e realizem suas tarefas de forma cada vez melhor. Este será um fator importante na hora de manter a equipe de trabalho unida e permitir que cada membro seja consciente de seus resultados e seu papel.

5. Criar um ambiente de trabalho favorável

As boas condições de trabalho influenciam diretamente a produtividade e o bem-estar das pessoas. Por isso, é importante investir em aspectos como um ambiente agradável, boas instalações ou um bom sistema de refrigeração. Desse modo, os funcionários se sentirão bem e estarão mais felizes e motivados no seu ambiente de trabalho.

6. Traçar metas que sejam desafios alcançáveis

Esse é um ponto muito importante para conseguir manter a motivação dos funcionários alta e conseguir fazer com que eles se sintam plenamente realizados ao alcançar os objetivos do projeto.

Para atingir o máximo de rendimento, é fundamental fixar uma série de objetivos para a equipe. Esses devem ser alcançáveis e, ao mesmo tempo, exigir um certo esforço. Também devemos ser conscientes de que há limites dentro da equipe e dentro do que cada membro consegue fazer.

Trabalho em equipe em empresa

7. Investir no desenvolvimento da equipe de trabalho

Aspectos como o salário, a flexibilidade em relação ao horário ou as possibilidades de promoção são importantes para que os funcionários se sintam valorizados e seja mais fácil manter a equipe de trabalho unida.

8. Deixar as metas bem claras

O estabelecimento de metas está relacionado com o desempenho de cada tarefa, sendo a principal fonte de motivação. Dessa forma, fixar metas claras e específicas conduz a uma maior produtividade e, portanto, a um melhor desempenho da equipe.

9. Capacitar as pessoas dentro da equipe

Investir na capacitação dos diferentes membro da equipe, favorecer uma troca de conhecimento entre eles e estimular a troca de ideias e opiniões são alguns dos aspectos mais importantes na hora de manter a equipe de trabalho unida.

Dessa forma, cada integrante da equipe poderá se sentir mais valorizado e será consciente da sua importância dentro do conjunto. Além disso, permitirá que as relações entre os membros da equipe sejam mais sólidas.

10. Oferecer o apoio correto

As mudanças propostas para as tarefas da equipe geralmente implicam que esta deve aprender novas habilidades para compreender e interpretar as novas formas de trabalhar.

O líder da equipe deve fornecer aos empregados a oportunidade de se desenvolverem. Desse modo, poderão experimentar novas abordagens e metas para os objetivos comuns.

11. Deixar a visão da empresa clara

Desenvolver, definir, articular e comunicar a visão da empresa é algo relativamente simples. O grande desafio, no entanto, é inspirar todos os trabalhadores a de fato segui-la. Para motivar sua equipe é necessário transmitir a visão de forma simples, clara e com conceitos relevantes que indiquem o caminho a ser seguido. Além disso, a visão também deve ser confiável e crível.

Equipe de trabalho unida

12. Demonstrar o valor de cada membro da equipe

Todo mundo precisa ser apreciado, e os membros de um equipe de trabalho não poderiam ser diferentes. Eles precisam saber que o líder tem um interesse pessoal por cada um, e que há um compromisso assumido entre eles. Reconhecer o melhor de cada um demonstra que são valorizados e também aumenta a motivação.

Em resumo, essas dicas serão de grande ajuda se você tem que manter uma equipe de trabalho unida. Teste cada uma delas e descubra seus efeitos!