Não há investimento mais rentável que o conhecimento

Não há investimento mais rentável que o conhecimento

Maio 27, 2018 em Psicologia 0 Compartilhados
Não há investimento mais rentável que o conhecimento

Você pode deixar bens materiais aos seus filhos, mas o melhor investimento é aquele que lhes fornece conhecimento para que possam seguir em frente por si mesmos. Uma das citações famosas mais lembradas de Benjamin Franklin reflete essa ideia: “Não há investimento mais rentável que o conhecimento”. Investimento para si mesmo e para os outros, pois o conhecimento é o maior poder que podemos adquirir.

Santiago Ramón y Cajal, que ganhou o Prêmio Nobel de Medicina em 1906 em reconhecimento ao seu trabalho sobre a estrutura do sistema nervoso, disse que o cérebro humano é como uma máquina de cunhagem de moedas. Se você colocar metal impuro nela, obterá escumalha; se colocar ouro, obterá moeda. Esta frase resume perfeitamente a importância de alimentar bem nosso cérebro, à base de livros e conhecimento que nos ajudem a entender melhor o mundo.

Nosso conhecimento é necessariamente finito, enquanto nossa ignorância é necessariamente infinita. A conclusão é que sabemos muito pouco e, no entanto, é incrível o quanto sabemos. E ainda mais incrível é que um conhecimento tão pequeno possa dar tanto poder.

“Seus filhos não terão sucesso graças ao que você fez por eles, mas graças ao que você os ensinou a fazer por si mesmos”.
-Ann Landers-

Nesta nova era, o que vai libertá-lo é o conhecimento, não o trabalho

Desde o tempo de Sócrates, tinha-se claro que o conhecimento nos dá liberdade e nos liberta da ignorância, mas na antiguidade somente os sábios poderiam acessar parte do conhecimento. Agora, qualquer pessoa é criadora e distribuidora de informação, graças ao uso dos novos canais fornecidos pela Internet, gerando uma rede de conhecimento ilimitada.

Pintura de mulher

Nesta nova era, eliminamos barreiras físicas, geográficas, econômicas e sociais quando se trata de adquirir instrução. Qualquer pessoa que desejar pode ter o entendimento em suas mãos. Sendo assim, por que há cada vez menos leitores ou menos investimento em cultura? Parece que eliminamos todas as barreiras, exceto as mais importantes: saber que somente o conhecimento nos fará livres.

Sócrates se vangloriava de que era sábio não porque soubesse mais do que seus outros contemporâneos, mas porque era consciente de sua própria ignorância, e antes de tomar uma decisão ou dizer qualquer coisa, se assegurava do que estava falando. Sócrates tinha tanta certeza de que o entendimento nos libertava que lhe parecia evidente que, se os homens entendessem o que era o bom ou o justo, escolheriam o bom e o justo. Ninguém escolheria conscientemente o mal. Os que escolhem o mal o fazem por ignorância. Se um padeiro faz pão ruim, é porque não sabe fazer pão, e não porque quer fazer pão ruim.

“A maioria das pessoas são como alfinetes: suas cabeças não são o mais importante”.
-Jonathan Swift-

O conhecimento é a luz que iluminará nosso caminho

“O conhecimento é a luz que iluminará nosso caminho”. Esta frase de Robert Fisher, autor do livro O Cavaleiro da Armadura Enferrujada, transmite uma visão otimista e construtiva das potencialidades do ser humano. O conhecimento é a descoberta das próprias capacidades e limitações, assim como a busca das possíveis soluções para superá-las.

Silhueta feminina na água

Uma pessoa não pode aprender e correr ao mesmo tempo. Deve permanecer em um lugar por um tempo. Na vida, encontraremos as saídas apenas quando aprendermos o que temos que aprender.

O conhecimento é a luz que iluminará nosso caminho. Isso significa que, quanto mais soubermos, mais luz haverá dentro de nós. A natureza nos deu as sementes do conhecimento, não o conhecimento em si.

“Aqueles que não adicionam nada ao seu conhecimento o diminuem”.
-El Talmud-

Recomendados para você