Como posso organizar melhor o meu tempo?

junho 8, 2019
Uma boa organização do tempo não apenas nos torna mais eficientes para o mercado de trabalho, onde pequenas diferenças acabam causando impactos enormes, mas também faz com que nos sintamos melhor.

Por que às vezes parece que os outros têm mais tempo do que eu? Por que tenho a sensação de que o tempo escorre entre os meus dedos? Como posso aprender a organizar melhor o tempo? É possível combinar vida social, familiar, trabalho e saúde física e mental? Todas estas questões serão respondidas neste artigo.

Todos nós temos o mesmo tempo, todos nós temos os mesmos minutos durante o dia. Depende de cada um de nós a disposição que fazemos dele.

Dessa forma, numa sociedade em que a competição é muito grande e a velocidade é muito alta, essa habilidade tem cada vez mais peso. Por esse motivo, podem nos contratar ou não, e também podemos nos sentir úteis ou não.

“O tempo é uma das poucas coisas importantes que nos restam”.
– Dalí –

O primeiro pilar para organizar melhor o tempo está na ideia de planejamento. Dedicar alguns minutos à programação do dia, semana, mês ou ano ajuda a dar prioridade às tarefas que realmente são necessárias.

Além disso, essa visão do futuro também poderá nos ajudar a distinguir entre o que é urgente e o que é importante.

Quanto tempo cada tarefa vai exigir? Ter alguns minutos de margem entre as tarefas permite ser honesto consigo mesmo. Dessa forma, podemos contornar todos os tipos de imprevistos que possam ocorrer.

Se o meu plano para hoje é fazer supermercado, ligar para um amigo, enviar um e-mail para os meus colegas, preparar um jantar especial e terminar uma apresentação, vou organizar o tempo com margem para não me apressar e cumprir os objetivos da minha organização.

Por exemplo, terei que levar em conta os deslocamentos, as falhas materiais, as distrações imprevistas, as filas ou tempo de espera no supermercado, o trânsito, etc.

Como organizar o meu tempo

Agenda ou celular para organizar melhor o tempo

Que tipo de agenda ou planejamento utilizo para organizar melhor o tempo? Um estudo realizado na Universidade da Califórnia comprovou que os alunos realizavam melhor os processos de memorização e organização quando usavam a escrita manual – a outra opção era fazê-lo com um teclado.

Assim, a área da psicomotricidade fina é ativada quando anotamos à mão. Dessa forma, criaremos traços mais profundos de memória de longo prazo. Enquanto dedicamos um tempo a essa tarefa, o nosso cérebro é capaz de organizar as ideias e assimilar conceitos.

Uma agenda manual para nos organizarmos nos ajudará a criar um mapa mental do nosso tempo e das nossas tarefas. É também uma ferramenta valiosa para impedir pensamentos intrusivos, dedicando todos os nossos recursos ao que temos em mãos.

As cores da agenda também podem nos ajudar a organizar as nossas prioridades e ativar a memória visual para favorecer a memorização.

Mulher organizando seus horários

Organizar melhor o tempo e a motivação

Quando nos levantamos de manhã, os nossos recursos mentais, como a vontade, se recuperaram do desgaste do dia anterior. Portanto, com base nessa ideia, há muitos especialistas que nos recomendam dedicar as primeiras horas do dia àquelas tarefas que menos gostamos ou que mais nos preocupam.

Ao fazê-lo de outra forma, multiplicaremos a tentação de adiar e não cumprir nossos objetivos. Isso se traduz em mais tarefas para o dia seguinte, com as consequentes emoções negativas que as acompanham.

O nosso cérebro, por sua vez, precisa de espaços para relaxar. Alguns momentos durante o dia abertos para a improvisação e a criatividade, incluindo os pequenos prazeres ou desejos circunstanciais. Trata-se de deixar um espaço dentro do planejamento para os imprevistos.

Agir dessa forma nos fará mais felizes. Além disso, também nos distanciará da sensação de passarmos o dia sendo escravos daquele ‘eu planejador’. Nesse sentido, um estudo recente concluiu que, toda vez que perdemos a concentração, demoramos em média 23 minutos para recuperá-la.

Conclusão

Quanto mais distrações tivermos ao nosso redor, mais tempo precisaremos para atingirmos os nossos objetivos. Um bom espaço de trabalho, um bom planejamento, uma boa rotina, um número suficiente de horas de sono, uma dieta consistente com o nosso nível de atividade e tempo de lazer são as chaves para terminar cada dia da forma que nos propomos.

Todos nós temos o mesmo tempo ao longo do dia; a chave é como organizamos e priorizamos as nossas tarefas. O que você está esperando para aproveitar cada segundo do seu tempo?