Como os casais inteligentes resolvem os seus problemas?

· fevereiro 28, 2015

Todos os casais passam por brigas e enfrentamentos de vez em quando, o que é totalmente normal e significa que estão tendo uma vida juntos. Essas discussões não colocam em perigo a relação quando são enfrentadas de maneira inteligente e com boa comunicação. De fato, esses conflitos podem fazer com que o casal se aproxime ainda mais, fortalecendo a relação. O segredo aqui é saber gerenciar o conflito e decidir a melhor maneira para solucioná-lo.

Comparação entre casais com pouco sucesso e casais inteligentes

Os casais que não definiram a maneira que enfrentarão os problemas ou discussões tendem a brigar, fugir e guardar os ressentimentos que se originam por aquilo que se disse ou fez, inclusive durante anos. Esse tipo de casal costuma brigar e se manter irritado durante longos períodos de tempo. Isso vai fazendo com que a relação esfrie, que se perca a confiança e que deixem de ser um casal para se transformar em duas pessoas que apenas dividem a casa onde habitam.

Por outro lado, os casais inteligentes desenvolveram a habilidade de encontrar os problemas e solucioná-los entre os dois e deixá-los ir como feridas cicatrizadas para sempre. Esses casais se esforçam para cuidar do seu relacionamento entre si, mais do que encontrar detalhes para ter razão. O habitual é que casais emocionalmente inteligentes enfrentem os problemas íntimos tendo como ponto de partida o interesse comum de encontrar soluções.

Os quatro segredos de um casal inteligente

Coisas que um casal inteligente faz para manter sua estabilidade:

1. Falar dos problemas que acontecem no momento em que eles aparecem, sem se machucar nem adotar atitudes negativas contra o outro (culpa, ameaças, recriminação, etc.).
2. Uma vez que os problemas sejam solucionados, estabelecer regras para evitar que voltem acontecer e que se guarde ressentimentos.
3. Negociar os problemas entre o casal, sem incluir ninguém mais, salvo um especialista.
4. Antes de tudo e sem importar o tipo, razão ou tamanho do problema respeitam-se mutuamente e não se esquecem de que se amam.

Não existe casal perfeito

Sejamos realistas, não existem casais sem diferenças. O que existe são casais inteligentes, os quais desenvolveram a capacidade de melhorar seu relacionamento e sua comunicação. Esses casais sabem que é necessário escutar as ideias das duas partes, dialogam sem atacar o outro e aprendem com os erros para manter vivo o amor que os nutre de felicidade. Estes são os casais que, quando chegam na velhice, são olhados com inveja e admiração pelo amor que possuem entre si e pela fortaleza da sua relação.