Com esforço conseguiremos superar os grandes desafios

Com esforço conseguiremos superar os grandes desafios

setembro 16, 2016 em Psicologia 2 Compartilhados
Com esforço conseguiremos superar os grandes desafios

Você tem um desafio e quer superá-lo? Lute com todas as suas forças e ficará um pouco mais perto da vitória. Não existe outra forma de superar os desafios, encontre uma combinação entre esforço e prazer. Os atletas falam de dois tipos de dor: aquela que sentem quando se machucam e aquela que desfrutam quando competem e dão o seu máximo.

No entanto, não queremos enganar ninguém com este artigo. Realizar os nossos sonhos não é um objetivo fácil. Para cada pessoa que consegue, dezenas de pessoas ficam pelo caminho tentando superar os desafios, porque esse caminho tem tantos cantos e esquinas que frequentemente caem em desânimo e apatia.

Nas próximas linhas, gostaria de lhe propor uma série de ideias para que você descubra quais são os seus objetivos mais desejados e trabalhe para alcançar o que sempre quis e nunca tentou realizar, ou nunca se atreveu a reconhecer. Por mais difícil que seja a meta, não desanime e continue tentando.

Faça uma lista dos seus objetivos e desafios

Eu posso lhe dizer para lutar com todas as suas forças, mas é preciso saber pelo que estamos lutando. Você não acha? Então, faça uma lista dos seus sonhos e objetivos e elabore um plano de ação.

ideias-para-superar-desafios

Descobrir quais são os seus objetivos não é uma tarefa simples e fácil. São muitos anos de sonhos adormecidos, escondidos através de desculpas e procrastinações; deixamos para mais tarde, para outro dia, etc.

Este é o primeiro passo e muitas pessoas ficam confusas. Parece que estão diante de um prato enorme de comida e elas não têm outra opção a não ser comer tudo. Se você não teve pressa para chegar a ele, agora não precisa comer tudo de uma vez. O mesmo acontece com os objetivos; não dá para fazer tudo de uma vez. É preciso seguir passo a passo.

Elabore um plano de ação

Precisamos lutar pelos nossos sonhos, mas em que direção? Depois de listar os seus objetivos mais desejados, elabore um plano de ação. Anote todos os passos e planeje recompensas intermediárias até chegar ao objetivo final.

Neste ponto, é importante que você seja sincero consigo mesmo: trace metas realistas e viáveis. Não é correto começar uma casa pelo telhado. Os objetivos não podem ser muito complexos e nem muito simples, porque os dois caminhos podem ser muito frustrantes.

Lembre-se de preparar um plano de ação sensato e realista: os excessos podem inviabilizar os seus objetivos. É fácil errar neste ponto, pois o irrealizável também é complexo. “Não tire os pés do chão” e conscientize-se de onde pode chegar agindo de forma sensata.

Coloque em prática o seu plano de ação

Você já listou seus objetivos e elaborou um plano de ação. Então, chegou o momento de implementar os mecanismos necessários para progredir na direção certa.

Lembre-se de que haverá muitas “aves de mau agouro”, vozes dissonantes, obstáculos no caminho e trilhas desconhecidas. No entanto, acredite em si mesmo; não se esqueça de que você é uma pessoa corajosa, com atitude e vontade de vencer.

alegria-superar-desafios

Neste ponto, um grande número de pessoas desiste. Nem sempre as mudanças de atitude são entendidas e a pressão social pode ser muito forte e acaba desanimando as pessoas. Infelizmente, vivemos em um mundo onde nem todos estão preparados para enfrentar os desafios da realização de um sonho. A educação e ambiente social não fornecem as ferramentas e as estruturas necessárias, o que é um lastro endêmico na nossa sociedade.

Lute com todas as suas forças

Finalmente, só resta um último ponto para você ver seus sonhos realizados. Lute com todas as suas forças. Não permita que nada e ninguém o afaste dos seus objetivos e trabalhe com perseverança, entusiasmo, determinação e esforço.

Não se esqueça dos desafios superados, eles são forças que demonstram a sua coragem e são marcas de que você já enfrentou situações difíceis, mas o fato é que não o impediram de continuar avançando.

superar-desafios

Celebridades que lutaram pelos seus sonhos

Se olharmos ao nosso redor, encontraremos dezenas de pessoas que um dia acreditaram em si mesmas e conseguiram realizar os seus sonhos. Elas trabalharam com grande esforço e entenderam os desafios encontrados no caminho como um aprendizado.

Entre os nomes famosos estão pessoas como Steve Jobs, fundador da Apple, Bill Gates, fundador da Microsoft, Warren Buffett, investidor e principal acionista da Berkshire Hathaway, ou Jeff Bezos, fundador da Amazon.

Obviamente, estes são casos concretos de pessoas que lutaram com todas as suas forças. Não podemos esquecer que, para cada um que chega ao final e alcança o seu objetivo, existem milhares que fracassam. No entanto, faz parte da natureza humana lutar sem rendição para alcançar os seus objetivos, apesar da sombra do fracasso permanecer sempre à espreita, inclusive dos corajosos.

Recomendados para você