5 dicas para se preparar para uma entrevista de emprego e ter sucesso

· abril 23, 2018

Quer saber como se preparar para uma entrevista de emprego? Este pode ser um dos momentos de maior pressão quando estamos buscando um posto de trabalho. Se possível, é melhor se preparar para este encontro de maneira minuciosa, de forma que, pelo menos para as perguntas mais frequentes, já tenhamos uma resposta honesta e brilhante preparada.

Pensemos que a empresa está procurando o candidato ideal para ocupar a vaga oferecida. Se a entrevista for boa, serão conhecidos valores e qualidades do candidato que não poderiam ser obtidos com nenhuma outra prova dentro do processo seletivo. Valores e qualidades que podem nos garantir a vaga ou nos afastar dela.

Por outro lado, antes de irmos para a entrevista, já teremos passado por uma primeira seleção baseada no currículo. Ou seja, se nos chamaram para a entrevista, é porque somos sérios candidatos para a vaga; caso contrário, a empresa não gastaria recursos nos chamando para uma entrevista. Ou seja, o que vamos ganhar ou perder nesta fase depende de como responderemos às perguntas que nos façam.

Na entrevista, os recrutadores querem te conhecer pessoalmente, avaliar a imagem que você passa, como você se expressa, se sabe controlar o nervosismo e, obviamente, muitos outros aspectos relacionados direta ou indiretamente com a vaga para a qual você está se candidatando.

Sempre podem aparecer perguntas surpreendentes em uma entrevista de emprego. Mais do que isso, algumas podem ser especialmente pensadas para que sintamos mais pressão. Normalmente, este tipo de pergunta não faz com que o candidato garanta a vaga, mas pode fazer com que seja facilmente descartado por conta de uma resposta descontrolada.

Se isso acontecer, seria ótimo conseguir dar uma resposta genial. Porém, caso não seja possível, devemos ter uma atitude conservadora diante deste tipo de pergunta. Esta dica é uma introdução para as outras cinco que apresentaremos a seguir.

Como se preparar para uma entrevista de emprego

1. Conheça a empresa

Quanto mais você souber sobre a empresa que pode te contratar, melhor. Tente conseguir toda a informação possível sobre o número de funcionários, se há uma página na internet, qual é a sua filosofia, quais são os produtos que comercializam, números de vendas, etc.

A internet é uma boa aliada para encontrar esta informação, mas se você tiver a oportunidade de visitar a empresa pessoalmente, poderá obter informações interessantes (estrutura do edifício, se é possível chegar a pé, se há estacionamento, estações de metrô ou ponto de ônibus…).

Mulher trabalhando em café

2. Onde e quando

É importante que tenha certeza do local, dia e horário agendados. É possível que a entrevista seja em um local que não esteja relacionado com a empresa. Isso acontece frequentemente quando as empresas contratam agências para fazer o processo seletivo. Ainda assim, se for possível ir até o local algum dia antes do agendado, você poderá calcular com exatidão o tempo que demora em chegar até lá, se é possível ir de transporte público ou se pode estacionar com facilidade.

A pontualidade é um fator-chave. Tente manter uma margem para imprevistos; por outro lado, ainda que já esteja no local, evite se apresentar muito antes do horário. Fazer isso pode passar a impressão de que você gerencia mal o seu tempo e não se planeja bem.

3. Cuide da sua aparência

Já cansamos de ouvir que “uma imagem vale mais que mil palavras”, mas neste caso isso é muito verdadeiro. Tendo em vista a vaga para a qual você está se candidatando e a cultura da empresa, deve buscar um visual coerente com esses dois aspectos.

Para as empresas ou cargos “mais sérios”, procure um terno adequado em tom neutro, gravata com as cores da empresa, sapatos limpos e fechados e camisa bem passada. Além disso, assegure-se de que esteja confortável, para que passe a sensação de formalidade mas sem parecer que está atuando.

Por outro lado, se a vaga é de “garçom de bar na praia”, talvez usar um terno não seja a melhor ideia. Procuraremos algo mais despojado, dando lugar primordial à nossa espontaneidade. Nossos clientes em potencial estarão aproveitando suas férias e vão preferir pessoas alegres, ao invés de pessoas muito sérias. Portanto, é isso que tentarão encontrar em nós, e nossa forma de nos vestir pode ser um primeiro indício.

Entrevista de emprego

4. Documentação

Leve uma cópia do currículo que foi entregue anteriormente e, caso tenham pedido qualquer outro documento, verifique que esteja organizado e impecável.

Tenha conhecimento de seu currículo, já que na entrevista podem lhe pedir que o explique mais profundamente. É possível que queiram saber o que você alcançou com uma determinada formação ou experiência.

5. É melhor ir sozinho

É preferível apresentar-se para as entrevistas de emprego sem companhia. Ir acompanhado pode ser interpretado como falta de maturidade ou como insegurança. É curioso: muitos pais acompanham seus filhos nas suas primeiras entrevistas de emprego, dizendo como devem agir e o que devem dizer. Cuidado com estes conselhos; os departamentos de recursos humanos também evoluíram e as características que exigem nem sempre estarão de acordo com aquilo que uma análise superficial possa nos adiantar.

No fim das contas, cada entrevista, cada entrevistador e cada candidato são um mundo a parte. Neste sentido, a pessoa que normalmente fica com a vaga é aquela que tem uma maior habilidade para ler a própria entrevista e colocar em sintonia estas três partes.

“O único lugar em que o ‘sucesso’ vem antes do ‘trabalho’ é no dicionário”.
-Vincent Lombadi-