Como ser emocionalmente forte – A mente é maravilhosa

Como ser emocionalmente forte

março 3, 2015 em Emoções 2 Compartilhados
emocionalmente forte

Se, por um lado, a força emocional pode vir do nascimento, por outro, ela também pode ser desenvolvida desde a estrutura do pensamento. Somente é preciso fazer algumas perguntas para alguém, para então nos darmos conta de sua fraqueza ou de sua força interior.

Quem pensa de forma fraca e temerosa, também será emocionalmente fraco, porque os pensamentos se transformam em emoções.

Portanto, a fórmula seria a seguinte:

Pensamentos tristes e negativos = Emoções fracas

Pensamentos motivadores e positivos = Emoções fortes

Analise como é seu pensamento e verá que ele sempre estará de acordo com suas emoções. É bem diferente enfrentar uma situação difícil, duvidando de nós mesmos, com medo e com pensamentos pessimistas, ou enfrentar essa mesma situação com pensamentos positivos, como “vai dar tudo certo”, “confio em mim mesmo”, “vamos, você é capaz!”, etc.

Se você quer adquirir força emocional, deverá começar a pensar de maneira forte, confiante e positiva.

Você quer ser um ganhador? Bom, para isso deverá pensar como um.

Adquirir emoções positivas através do pensamento é possível, mas requer prática e você pode começar a sentir desde a mais básica emoção. Para começar, basta repetir algumas frases curtas e motivadoras ao longo do dia.

Tente passar um dia sem que nenhum pensamento negativo invada sua mente; Assim que se levantar, trate de pensar que está tudo maravilhoso, como se você sentisse uma segurança esmagadora. Aja e comporte-se como você realmente gostaria de ser e acabará se tornando essa pessoa.

Abra a cortina e pense que o dia será incrível, olhe-se no espelho e diga, “Eu me amo! Confio em mim e posso conseguir o que quiser” e mande um beijo para si mesmo.

Se você já começar o dia assim, será como um grão de areia que irá se transformar em uma montanha. Diga adeus ao pessimismo, ao vitimismo, às queixas, às críticas e dê as boas vindas à segurança, à motivação e à felicidade.

Quantas vezes já vimos treinadores animando seus atletas? Eles os dão motivação e vontade de lutar, de ganhar. Eles usam da técnica de frases motivadoras positivas e isso, muitas vezes, faz com que os atletas ganhem as competições.

Torne-se seu treinador pessoal! Caso enfrente qualquer situação que te deixe fraco, pense, “Vamos! Ânimo! Você é capaz! Você é muito bom e vai conseguir!”.

Nem tudo que reluz é ouro

Tudo relacionado às frases e a pensamentos positivos, é altamente bom para a nossa saúde mental, mas lembre-se de que, caso tenha um problema consigo mesmo, de insegurança, timidez, etc, essas coisas não fazem milagres.

É verdade que isso pode ajudar muito, mas age mais como um calmante momentâneo; serve somente para aqueles momentos em que estamos pensando positivamente; a partir do momento em que paramos de treinar nossa mente e deixamos de utilizar frases motivadoras, a insegurança volta com tudo.

Por isso, o mais recomendável é que essa técnica seja usada como complemento, mas que estejamos sempre solucionar a raiz do problema que se tem. É possível comprar remédios para uma pessoa que sofre de ansiedade… um calmante ajudaria por algumas horas, por exemplo; mas o problema continuará existindo quando o efeito passar.

Para acalmar verdadeiramente a ansiedade, é preciso que um profissional chegue à raiz do problema, seja ela consciente ou inconsciente, e corte as más emoções que impedem chegar a um bom estado emocional.

Créditos da imagem: Jesus Solana e Alba Soler

Recomendados para você