Gosto das pessoas que procuram compreender em vez de criticar

Gosto das pessoas que procuram compreender em vez de criticar

dezembro 9, 2016 em Psicologia 0 Compartilhados
Gosto das pessoas que procuram compreender em vez de criticar

Existem pessoas que criticam e se indispõem constantemente. São autores do negativismo e difusores do que, para eles, são erros e maus exemplos de vida. Criticam sua forma de se vestir, suas palavras, seus gestos, o que você faz, e até o que você não faz. Nada está certo se não estiver de acordo com o seu modo de vida.

Mas também existem pessoas que em vez de julgar para criticar, olham você com os olhos cheios de compreensão e curiosidade. Pessoas que mesmo que não entendam o que você está dizendo ou como você se comporta, decidem ouvi-lo, livres de interpretações.

Gosto das pessoas que procuram compreender os outros porque sabem que existem histórias e batalhas por trás de cada pessoa. Elas tornam o mundo mais belo porque em vez de julgar, aceitam as outras pessoas tal como são.
Compartilhar

Não deixe que uma crítica afete você

A vida é muito curta para focar a sua atenção em opiniões alheias que não são úteis nem construtivas. Ouvir críticas prejudiciais e ficar remoendo-as não irá beneficiá-lo. Com isso você está apenas dando poder a essas palavras e permitindo que afetem a sua autoestima.

Não permita que as críticas tenham poder sobre você.
Compartilhar

mulher-piramide-borboletas

Não é agradável para ninguém ouvir comentários negativos sobre si mesmo. De certa forma, uma crítica nos confronta com quem pensamos que somos e com como agimos, de modo que é muito fácil se sentir ofendido por elas. A questão é não morder o anzol daquelas pessoas que nos arrasam, e saber que o que outras pessoas pensam de você é a realidade delas, mas não a sua.

Pense que quando alguém faz uma crítica a você, é como se estivesse lhe dando um presente. Se você não a aceitar, continuará sendo da pessoa que a pronunciou.
Compartilhar

É melhor se afastar das pessoas que criticam constantemente, e se você não o fizer, tenha consciência de que quem perde tempo criticando e apontando para os outros desperdiça muito do tempo que poderia dedicar ao seu crescimento pessoal. Em um mundo de imperfeitos, no qual o diferente é o que nos torna únicos, não tem sentido apontá-lo como negativo. Porque a atitude que melhora nosso bem-estar emocional não é a crítica, mas sim a capacidade de querer melhorar.

Saber ouvir e tentar compreender constrói relacionamentos sadios

Quando só existe a crítica, há uma parte da outra pessoa que se desconhece, mas mesmo assim atribui uma intenção aos seus atos. Esta ignorância, junto com a baixa autoestima, passam despercebidas para a pessoa que critica, que constrói suas ideias com base em suposições.

A crítica constante e destrutiva prejudica os relacionamentos, gerando às vezes feridas emocionais desde a infância.
Compartilhar

Para construir relacionamentos sadios é preciso deixar as críticas de lado. Talvez você não compreenda muito dos comportamentos, pensamentos ou sentimentos de outras pessoas, mas com certeza se você considerasse e conhecesse os seus caminhos, pensaria de forma diferente.

amigas-unidas

Pratique a escuta ativa e a compreensão para com os outros. Procure entendê-los, sem julgamentos. É preciso compreender que a melhor opção para você sempre estará ligada ao seu jeito de enxergar e experimentar a vida, e que a outra pessoa tem outro jeito diferente. Por isso:

  • Ouça para atender, não para responder. As pessoas que escutam sabem que até por trás dos silêncios existe um significado, porque sentem a outra pessoa sem barreiras, de forma livre e empática.
  • Compreenda para conhecer outros pontos de vista, outras realidades. Se você cultivar a compreensão, terá a oportunidade de conhecer outras formas de ver a vida que talvez possam complementar a sua, fazer você descobrir coisas novas ou simplesmente enriquecê-lo.

Ninguém pode vestir os seus sapatos

Dizem por aí que ninguém pode vestir os seus sapatos. Os seus sapatos foram feitos sob medida e para o seu caminho, foram moldados pelas pedras e flores que você foi encontrando pelo trajeto, de modo que ninguém pode substituí-lo neles. Você tem os seus arranhões, alguns sararam, outros continuam tentando se curar, e tudo isso justifica o seu jeito de caminhar pela vida.

pes-penas

Assim como você, cada pessoa que o rodeia também tem seus sapatos exclusivos. Perder tempo criticando-os parece uma coisa absurda quando nem sequer sabemos tudo que aconteceu. Por isso, dedique seu tempo a melhorar a si mesmo e continuar crescendo, construindo laços sadios e vínculos fortes.

Complete o seu círculo de relacionamentos com gente que some com você em vez de diminuir. Não se esqueça de que criticar é colocar foco nos outros para criar distância, mas ouvir e compreender nos aproxima.
Compartilhar
Recomendados para você