Consciência emocional: o que é e por que precisamos dela?

Consciência emocional: o que é e por que precisamos dela?
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 15 novembro, 2021

A consciência emocional é o despertar da inteligência emocional: é aquele primeiro passo dado onde identificamos e delimitamos a neblina por trás do nosso humor para assumir o controle e sentir-nos mais competentes em nossas vidas. Falamos sem dúvida de uma habilidade que todos devemos desenvolver, de uma ferramenta de poder com a qual seremos melhores gerentes de nossas próprias emoções.

No entanto, deve-se dizer que essa arte não é simples. A experiência emocional é heterogênea, imprevisível e caótica às vezes. Todos nós já nos vimos em uma posição similar, presos em um lugar onde a única coisa de que temos conhecimento é o desconforto e, ainda por cima, há o custo que a nossa saúde paga por causa dessa amálgama de sensações internas que, como espinhos invisíveis, nos rompem, nos boicotam e nos convertem em uma sombra de nós mesmos.

Na verdade, há muitas pessoas que vêm à consulta de psicólogos e que comprovam seu abatimento expresso após as frases clássicas de “ninguém me entende”, “é como se eu carregasse o peso do mundo nas minhas costas, estou exausto” ou ” o único que faço o dia inteiro é chorar “. No entanto, por trás dessas expressões raramente é evidente uma autêntica consciência emocional, onde se pode identificar o que está por trás da tristeza, o que se esconde por trás dessa fadiga persistente.

O próprio Daniel Goleman nos explica em livros como “A prática da inteligência emocional” que assumir uma prática consciente das próprias emoções melhora nossa adaptação aos problemas e aos desafios da vida cotidiana. Fazer uma reflexão constante sobre o que sentimos e o que está por trás do nosso humor afeta diretamente nosso bem-estar. Além disso, nos fornece estratégias adequadas para lidar com possíveis depressões e outros transtornos psicológicos.

Homem e mulher se olhando fixamente nos olhos

O que é consciência emocional e por que precisamos dela?

Os esquimós têm até 40 termos diferentes para definir a neve: granizo, neve cinza, neve fina, neve compacta, chuva-neve com vento … Aprender essas designações desde crianças permite uma melhor adaptação a um ambiente tão difícil e desafiador por natureza como o em que vivem. Agora, é possível que muitos achem surpreendente conhecer algo realmente curioso e que à primeira vista tem pouco a ver com os esquimós: até 250 palavras foram catalogadas para designar diferentes tipos de emoções e sentimentos.

Quantas conhecemos? Eles nos ensinaram a usá-las, quando crianças, em qualquer momento, para sabermos identificá-las e usá-las? As emoções não são como a neve que cai do céu, nós sabemos. Elas habitam nosso interior, mas também provocam tempestades de neve, também nos agarraram, nos prendem e até nos isolam. Saber como identificá-las e nomeá-las também nos ajudará a sobreviver melhor em nosso entorno, assim como as crianças esquimós fazem quando aprendem essas 40 palavras de memória para explicar como está a neve a cada manhã.

Todos nós precisamos, portanto, desenvolver uma consciência emocional autêntica. Estes são alguns dos motivos que justificam esta premissa:

  • Reconhecer meu humor e refletir sobre ele para tomar melhores decisões.
  • Reconhecer as emoções dos outros para me relacionar melhor.
  • A consciência emocional também nos permite estabelecer limites, colocar filtros para atender às nossas necessidades e, portanto, investir no bem-estar, na integridade e na qualidade de vida.
  • Isso nos ajuda a nos conhecermos melhor.
As diferentes emoções sentidas pelo ser humano

Os níveis de consciência emocional

Uma das melhores habilidades que podemos transmitir aos nossos filhos é a capacidade de adquirir uma autêntica consciência emocional. Para permitir que eles reflitam sobre suas emoções desde uma idade muito precoce, para nomeá-las e encaminhá-las a seu favor pois, sem dúvida, isso permitirá que sejam mais socialmente, e até mesmo academicamente, competentes.

Para entender melhor essa dimensão, agora aprofundaremos os níveis que compõem e que, por sua vez, fazem parte da escala LEAS (Levels of Emotional Awareness) criada pelos psicólogos Lane e Schwartz.

  • Reconheça a sensação. Toda emoção gera um impacto fisiológico a ser ciente. Pode haver, por exemplo, uma alteração na frequência cardíaca, tensão no estômago …
  • Que tipo de resposta ela gera? As emoções cumprem uma função adaptativa, algumas nos convidam à ação por causa de seu grande poder energético. Vamos identificar a orientação que a emoção dá à sua própria energia
  • Identificar a emoção primária. Toda sensação, todo estado psíquico, começa a partir de uma emoção primária que pode ser identificada no momento presente. Sinto raiva? Estou triste?
  • Emoções por trás ou combinadas com a emoção primária. Este passo exige, sem dúvida, maior profundidade, delicadeza e, acima de tudo, coragem. A razão? Aceitar emoções negativas não é fácil. Atrás de uma emoção primária, há um novelo inteiro de nós, um labirinto cheio de cantos sombrios que você tem que saber como iluminar, reconhecer e definir. Às vezes, após a tristeza há frustração, raiva e decepção. Às vezes, depois da minha raiva é o demônio que é uma dor persistente por algo não alcançado, algo perdido ou não resolvido.
Rosto de mulher expressando emoções

Para terminar, como vemos, moldar e elevar-nos como pessoas verdadeiramente competentes nessas estratégias pode se reverter diretamente e positivamente para o nosso bem-estar. A consciência emocional é a batuta para orquestrar uma vida mais feliz, a bússola que nos levará a um norte mais satisfatório, onde nos conhecemos melhor e temos mais controle sobre a nossa realidade.

Vamos colocar isso em prática.

Referências Bibligráficas

Bisquerra, J. e Pérez, N. (2007). ). Habilidades emocionais Educação XXI, 10, 61-82.Rieffe, C., Villanueva L., Adrián, J. E. e Gómz, A. B. (2009). Queixas somáticas, humor e consciência emocional em adolescentes. Psicothema, 3, 459-464Stegge, H. e Meerum Terwogt, M. (2007). Consciência e regulação da emoção no desenvolvimento típico e não típico. Em J. J. Gross (Ed.), Handbook of emotion regulation (pp. 269-286). Nova York: Guilford Press.Lambie, J. A. e Marcel, A. J. (2002). Consciência e as variedades da experiência emocional: um quadro-quadro. Psychological Review, 109, 219-259.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Barrett, L. F., Mesquita, B., Ochsner, K. N., & Gross, J. J. (2007). The experience of emotion. Annual review of psychology58, 373.
  • Bisquerra, J. y Pérez, N. (2007). Las competencias emocionales. Educación XXI, 10, 61-82.
  • Rieffe, C., Villanueva L., Adrián, J. E. y Gómz, A. B. (2009). Quejas somáticas, estados de ánimo y conciencia emocional en adolescentes. Psicothema, 3, 459-464
  • Stegge, H. y Meerum Terwogt, M. (2007). Awareness and regulation of emotion in typical and non typical development. En J. J. Gross (Ed.), Handbook of emotion regulation (pp. 269-286). New York: Guilford Press.
  • Lambie, J. A. y Marcel, A. J. (2002). Consciousness and the varieties of emotional experience: A theoretical framework. Psychological Review, 109, 219-259.
  • Tull, M. (2021, 21 de marzo). The importance of emotional awareness in PTSD. Verywellmind. https://www.verywellmind.com/increasing-emotional-awareness-2797603

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.