Conselhos para falar com segurança - A Mente é Maravilhosa

Conselhos para falar com segurança

junho 19, 2018 em Psicologia 0 Compartilhados
Conselhos para falar com segurança

Na hora de se relacionar com outras pessoas e, especialmente, ao fazer um discurso em público, falar com segurança fará com que os outros sintam confiança em nós e acreditem que somos pessoas mais inteligentes. Portanto, este pode ser um dos grandes segredos do sucesso, especialmente a nível profissional.

Pois bem, como adquirir essa segurança? O que podemos fazer para despertar confiança nas outras pessoas? A seguir, vamos expor uma série de aspectos fundamentais que vão ajudá-lo com isso. No entanto, é importante praticar para conseguir mais habilidade.

1. Exponha as suas opiniões com convicção

Antes de falar, é importante ter certeza de que nós acreditamos no que dizemos. É fundamental não ser arrogante ao expressar uma ideia, mas se mostrar diante dos outros como alguém que crê profundamente no que diz, e que pretende fazer as outras pessoas acreditarem nessas ideias. Portanto, não devemos mostrar uma atitude de necessidade de aprovação ou validação, mas de convicção.

Mulher dando palestra

2. A importância do contato visual para falar com segurança

O contato visual é, em primeiro lugar, uma demonstração de boa educação com os outros. Por outro lado, ele permitirá que as outras pessoas escutem o que dizemos com um maior cuidado e absorvam mais o discurso.

Além disso, vamos conseguir expressar a nossa mensagem com maior clareza, e desenvolver a autoconfiança. Olhar para o chão ou para o teto, ou para ninguém, nos fará sentir mais inseguros e o resto das pessoas vai perceber isso.

Isso não quer dizer que devemos concentrar a nossa atenção em uma só pessoa, já que, além de ser incômodo para ela, pode nos deixar distraídos. Por isso, uma boa prática pode ser alternar entre umas pessoas e outras, a cada dois ou três segundos, olhando sempre nos olhos delas.

Você não deve se preocupar se notar que alguma destas pessoas ficou confusa ou preocupada, já que isso pode fazer a sua confiança se abalar. Finalmente, no caso de falar para um grande número de pessoas, a dificuldade do contato visual determina que o mais recomendável seja se concentrar, exclusivamente, em olhar somente um grupo de pessoas do público.

3. Reconheça o seu próprio valor

Muito além das manifestações de confiança com outras pessoas, falar com segurança começa com um profundo amor por nós mesmos. Por isso, será essencial conhecer as nossas virtudes e ser conscientes delas. No entanto, devemos considerar este ponto com um certo cuidado, já que a vaidade e a arrogância podem acabar nos prejudicando.

Um bom exercício pode ser o ato de se elogiar diariamente, o que aumentará a nossa autoconfiança. Assim, ela pode ser transmitida ao nosso discurso, e será rapidamente notada pelos outros. Para isso, concentre-se nas coisas que você faz bem, ou elogie a si mesmo ignorando os seus defeitos.

4. Visualize o seu sucesso

À medida que vai escrevendo, planejando e praticando o discurso, visualize o seu sucesso e imagine-se falando com uma voz segura diante de um público que o escuta com muita atenção.

Isso não significa que você não seja consciente dos possíveis imprevistos, e que tome algumas medidas para evitá-los, mas preocupar-se excessivamente com eles será inútil para a sua confiança pessoal e sua capacidade de falar com segurança.

5. Planeje adequadamente o discurso

Um dos segredos mais importantes na hora de falar em público será planejar adequadamente o que queremos dizer. Por isso, devemos ter um bom roteiro, praticar várias vezes, e analisá-lo até conseguir mostrar as nossas ideias de uma forma clara e espontânea.

Também será importante interagir com o público e prestar muita atenção na linguagem corporal. Desta forma, as outras pessoas vão nos ver como alguém mais animado e motivado com o que diz, em vez de pensar que somos entediantes e possuímos uma voz monótona.

Mulher fazendo apresentação

Finalmente, também será importante conhecer o lugar onde vamos palestrar. Pensar nos possíveis imprevistos e contar com a ajuda do entorno vai aumentar a nossa confiança e a boa acolhida do discurso. Além disso, não devemos nos esquecer de chegar cedo ao evento, para que a pressa não provoque um nervosismo desnecessário.

6. Conheça o seu público

Por último, conhecer as pessoas a quem vamos dirigir a palavra pode ajudar muito na hora de elaborar o discurso e falar com segurança. Será importante saber de onde elas vêm, qual é a sua faixa etária e o seu nível de conhecimentos gerais sobre o assunto. Desta forma, você poderá adequar o discurso a eles, para que a sua mensagem seja recebida da melhor maneira.

Recomendados para você