3 conselhos para ser feliz, segundo Eckhart Tolle

· agosto 19, 2018

A aceitação, a alegria e o entusiasmo são os três conselhos para ser feliz, segundo Eckhart Tolle. Estes três caminhos representam as formas que a consciência tem de fluir através de nós para conseguir se expressar. Desse modo, tudo que nós fazemos que não provenha delas será o resultado do nosso ego, podendo se tornar disfuncional.

Eckhart Tolle é um escritor alemão considerado o autor espiritual mais popular dos Estados Unidos pelo jornal The New York Times. Em suas obras, podemos encontrar ensinamentos inspiradores sobre temas como o amor, a vida e a espiritualidade. Tudo com o objetivo de nos aproximar do estado de bem-estar e felicidade que tanto desejamos.

Tolle afirma ter experimentado um despertar espiritual aos 29 anos, depois de sofrer de longos períodos de depressão e estando quase a ponto de se suicidar. Em seu livro ‘O Poder do Agora’, ele enfatiza a importância de ser consciente do momento presente para ser feliz e não se perder nas armadilhas dos pensamentos. Em sua opinião, o presente é a porta de entrada para uma grande sensação de paz.

A mente é um instrumento excelente se for utilizada corretamente. Se ela for utilizada erroneamente, no entanto, se torna muito destrutiva. Para explicar com mais exatidão, geralmente nós não a utilizamos. Ela nos utiliza.

É possível calar a voz chata que fala sem parar dentro da nossa cabeça?

A maior parte do sofrimento que experimentamos é desnecessário. Através das expectativas e dos pensamentos desajustados repetidos o tempo inteiro, nós nos prejudicamos. É como se a nossa mente recriasse uma imagem distorcida daquilo que acontece e, a partir de então, nós agíssemos de forma paralela. Na verdade, se não tivermos consciência dela e não mudarmos os nossos esquemas mentais, voltaremos a criar esse mundo repetidamente.

Mulher enfrentando período de infelicidade

Pois bem, você quer ouvir conselhos para ser feliz? Se a resposta é afirmativa, comece por esclarecer a quem pertence essa voz que não para de falar na sua cabeça. Ela é sua ou surge do seu cérebro primitivo? Aprender a ir além do seu pensamento, a transcendê-lo e questioná-lo, é fundamental para ter uma vida plena e sentir bem-estar.

Se os seus pensamentos possuem uma carga pesada do passado, você vai experimentar sempre a mesma coisa, porque o passado se repete pela ausência do presente. Portanto, pare e observe se esses pensamentos se encaixam com aquilo que você está fazendo agora mesmo.

A qualidade da nossa consciência através da aceitação, da alegria e do entusiasmo é o que modela a qualidade dos nossos pensamentos. Não é preciso vencê-los ou deixar de escutá-los, trata-se de dar a eles a importância adequada para ser feliz, segundo Eckhart Tolle.

Seus pensamentos são só isso, crenças. Apenas 20% deles chegarão a se transformar em realidade. Portanto, seja capaz de ir além, observe a realidade, e não se deixe ameaçar por esses medos e temores fantasiados de pensamentos. Nada do que aconteceu no passado pode impedi-lo de estar no presente, e se o passado não pôde evitar que você estivesse no momento presente, que poder ele tem?

Limite a sua vida até este momento. Sua vida pode estar cheia de problemas, a maioria das vidas estão, mas investigue se você tem um problema neste momento. Você tem um problema agora mesmo?

Conselhos para ser feliz, segundo Eckhart Tolle

Como ser feliz? Esta pergunta perseguiu Eckhart Tolle durante muito tempo. O ruído da sua mente foi aumentando até que ele ficasse preso entre tanta angústia e ansiedade que ela colapsou. A voz mental que tanto o amedrontava se silenciou e os seus pensamentos deixaram de fazê-lo sofrer. Os intervalos de silêncio entre os pensamentos aumentaram, e a paz e a quietude se estabeleceram na sua vida, trazendo-lhe um novo conceito de alegria.

As suas ferramentas para chegar a esse estado de bem-estar são uma correta aceitação de si mesmo e da vida, sem beirar o conformismo. Uma adequada interpretação da alegria, de onde deve nascer toda a felicidade, e um entusiasmo que nos faça entender que estar vivos é o maior presente.

Ser feliz, segundo Eckhart Tolle, não é outra coisa além de entender que estar vivos é o maior presente.

Mulher feliz e plena em sua vida

Por último, não podemos esquecer que o mais importante para percorrer estes três caminhos para o despertar da felicidade é o fio condutor do presente. Afinal, sempre podemos enfrentar o momento presente, mas não aquilo que é somente uma projeção da mente. Por esta razão, não podemos enfrentar nem o passado, nem o futuro, porque eles são a fonte da infelicidade. Atreva-se a caminhar pelo terreno do hoje!

A vida lhe dará a experiência mais útil para a evolução da sua consciência. Como você vai saber que esta é a experiência de que precisa? Devido ao fato de que esta é a experiência que está tendo neste momento.