Razões pelas quais vale a pena contratar pessoas com mais de 50 anos

É hora de demolir os mitos associados à idade para dar melhores oportunidades de trabalho às pessoas com mais de 50 anos. Elas têm potencial e carregam o valor agregado da experiência.
Razões pelas quais vale a pena contratar pessoas com mais de 50 anos
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater em 15 Novembro, 2021.

Última atualização: 15 Novembro, 2021

Hoje, falamos sobre preconceitos de gênero, discriminação racial e as dificuldades dos jovens para acessar o mercado de trabalho. No entanto, o preconceito de idade é um problema sem limites. Muitas empresas relutam em contratar pessoas com mais de 50 anos, como se elas não fossem mais válidas.

Os gerentes e recrutadores seguem e nutrem estereótipos que descartam esse segmento da população. Eles o consideram conservador e inapto com as novas tecnologias. Ao visualizar seu perfil, valorizam muito o fato de que, mais cedo ou mais tarde, é mais provável que acabem solicitando uma licença, e tomam como certo que não estarão dispostos a viajar.

Essa aura faz com que as pessoas de 55-65 anos tenham muitos problemas para encontrar um emprego. Ver como a sociedade deixa de levá-los em conta tem um sério impacto em todos os níveis: econômico, social e psicológico.

Os falsos mitos associados a funcionários com mais de 50 anos devem ser banidos. Eles têm tanto potencial quanto as gerações mais jovens, além do valor agregado da experiência.

Homem mais velho no trabalho

Por que vale a pena contratar pessoas com mais de 50 anos?

Jovens e não tão jovens… Todos nós merecemos oportunidades de trabalho. Temos o direito de ver o nosso perfil afastado dos preconceitos que podem estar associados, por tradição, a alguns dados, como a idade.

Porém, como bem sabemos, a realidade é diferente. São muitas as empresas que desaparecem na hora de contratar pessoas com mais de 50 anos. Artigos de pesquisa, como aqueles feitos na Wayne State University em Detroit, apontam algo importante a esse respeito.

A percepção dos trabalhadores mais velhos é muito heterogênea. Se perguntarmos às pessoas individualmente, elas não hesitarão em descrever seus aspectos positivos. No entanto, em processos seletivos, a discriminação é muito frequente. Os preconceitos relacionados à idade reforçam ideias como lentidão, baixa criatividade e resistência à mudança.

É preciso reformular essas ideias, pois a contratação de pessoas com mais de 50 anos pode ser uma prática que melhora muito a saúde, não apenas financeira, de diferentes empresas. A grande maioria das pessoas nesta situação não possui conhecimentos desatualizados, são homens e mulheres com um grande potencial e com muito a oferecer em qualquer ambiente de trabalho e profissional.

No mundo da computação, embora a velocidade seja estonteante, ainda é necessário adaptar muitos dos sistemas antigos às tecnologias atuais. Por exemplo, sistemas que podem ser baseados em linguagens que os alunos atuais não estudam mais. Nestes casos, o valor que as pessoas mais veteranas do setor podem ter é incalculável.

Se há algo de que uma empresa inovadora precisa é de funcionários talentosos. Nada mais. Isso significa que idade, sexo ou raça não importam, desde que sejam aptos para o cargo.

Trabalhadores leais e estáveis

Pessoas de 55, 58 ou 62 anos, em sua maioria, já fizeram suas vidas. Não é fácil para eles deixar esse cargo para ir para outra empresa ou para outra província ou país. Além disso, tendem a se destacar pelo comprometimento e responsabilidade, enquanto a experiência os torna muito mais hábeis no estabelecimento de prazos e na antecipação de possíveis problemas.

Experiência, uma boa maneira de evitar erros

É verdade que os tempos mudam e a realidade é tão frenética e inconstante que você tem que estar preparado para qualquer circunstância. Isso é algo que as pessoas mais velhas conhecem bem. Sua experiência permite que sejam mais precisos na identificação de pontos críticos. Eles podem usar sua própria história para sentir que, talvez, seja o momento de mudar o curso de um projeto ou colocá-lo em espera por enquanto.

É importante ter suas perspectivas, suas abordagens e seus conhecimentos. Tudo isso pode enriquecer a equipe humana de qualquer ambiente de trabalho.

Colaborativos: eles aprenderam a se dar bem com as pessoas

Contratar pessoas com mais de 50 anos tem uma vantagem: eles sabem como lidar e tratar as pessoas. Eles têm boas habilidades para se comunicar, chegar a acordos, dar feedback positivo e encorajador aos colegas e contribuir para o equilíbrio das equipes. Eles pedem ajuda quando precisam e não hesitam em oferecê-la aos outros sem qualquer relutância.

Benefícios de contratar pessoas com mais de 50 anos: habilidades de resolução de problemas

Resolver problemas é um traço de inteligência indiscutível que nem todos sabem aplicar ou desenvolver. Pessoas com mais de 50 anos são figuras altamente eficazes nessa tarefa. Eles pesquisam, analisam, reúnem informações, avaliam as opções, comparam-nas com sua experiência e, a seguir, fazem planos altamente eficazes.

Em média, as pessoas de mais idade têm um bom pensamento crítico. Isso permite que elas tomem decisões e resolvam problemas que vão além do que está estabelecido para trazer a inovação necessária ao seu trabalho.

Eles são ótimos mentores com uma atitude muito positiva

Todo trabalho é, sem dúvida, enriquecido quando várias gerações são orientadas para o mesmo objetivo. A geração Y e os baby boomers, por exemplo, agora constituem a força de trabalho mais importante em nossa sociedade. Ambos contribuem para o nosso progresso, ambos são capazes de dar o seu melhor a uma realidade complexa e exigente.

Da mesma forma, aqueles com mais de 50 anos podem ser ótimos mentores para os trabalhadores mais jovens. Sua atitude positiva e experiência oferecem uma riqueza de conhecimento à qual vale a pena recorrer.

Mulher mais velha no trabalho

As pessoas com mais de 50 anos têm a idade perfeita

Preconceitos à parte: ter mais de 50 anos não deve excluir ninguém que seja qualificado para um trabalho. Justamente por essa circunstância, é fácil para o candidato combinar profissionalismo com vitalidade, experiência com vontade de projeção, responsabilidade com criatividade. Vamos tirar proveito disso.

Lembremo-nos de que toda empresa que pretende se estabelecer no mercado pela sua inovação precisa de pessoas talentosas, e esta dimensão está presente aos 18, 25, 45 e até aos 65 anos.

Pode interessar a você...
A sabedoria das pessoas mais velhas
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
A sabedoria das pessoas mais velhas

A sabedoria das pessoas mais velhas é infinita; elas só precisam que nós estejamos dispostos a ouvir com o coração as suas histórias de vida.



  • Bal AC, Reiss AE, Rudolph CW, Baltes BB. Examining positive and negative perceptions of older workers: a meta-analysis. J Gerontol B Psychol Sci Soc Sci. 2011 Nov;66(6):687-98. doi: 10.1093/geronb/gbr056. Epub 2011 Jun 30. PMID: 21719634.
  • Furunes T, Mykletun RJ. Age discrimination in the workplace: validation of the Nordic Age Discrimination Scale (NADS). Scand J Psychol. 2010 Feb;51(1):23-30. doi: 10.1111/j.1467-9450.2009.00738.x. Epub 2009 Aug 18. PMID: 19694986.