Psicologia social

A psicologia social nos permite entender como a sociedade funciona. Nesta seção você encontrará teorias e enfoques para se aprofundar nas nossas interações e nos aspectos da personalidade que otimizam ou dificultam a convivência.

Como usamos a licença moral?

Gostamos de nos apresentar como boas pessoas, tanto para nós mesmos quanto para os outros. É uma maneira de manter uma autoimagem positiva, o que também nos leva a ter um autoconceito positivo. Então, o que nos faz cometer atos…

O que são as atitudes?

O que são as atitudes? Normalmente, falamos de atitudes positivas ou negativas, boas ou ruins. No entanto, nem mesmo na psicologia social há um consenso quanto à definição desse conceito. Elas vão além de serem negativas ou positivas e contam…

Psicólogo social: papéis e funções

A psicologia abrange vários campos que, em muitos casos, delimitam especialidades. Na área do ambiente social, encontramos o psicólogo social, que se dedica a estudar os comportamentos, sentimentos e pensamentos associados a nossa interação com os outros. O psicólogo social…

O cuidado das pessoas dependentes

O cuidado das pessoas dependentes é uma questão importante em muitos âmbitos: social, familiar e individual. Mais especificamente, estamos falando das pessoas que se dedicam a cuidar daqueles que precisam. Nesse sentido, o que significa cuidar? Que tipos de cuidadores…

Intervenção psicossocial em desastres

A intervenção psicossocial em desastres é projetada e aplicada com o objetivo de evitar ou minimizar consequências psicológicas e sociais nas pessoas e na comunidade afetada por um evento catastrófico. As equipes que realizam esse tipo de intervenção — equipes de intervenção psicossocial…

O que é o empreendedorismo social?

O empreendedorismo social cresce alimentado pelos avanços tecnológicos, os mesmos que deram forma ao ecossistema em constante mudança que habitamos. Nesse novo contexto, as habilidades — antes não tão prioritárias — adquiriram um peso fundamental em nossa sociedade. Assim, surgiram organizações,…

O sexismo na sociedade atual

O sexismo é uma atitude baseada em uma suposta inferioridade das mulheres como grupo. Esse comportamento foi desenvolvido ao longo da história por fatores sociológicos, até chegar a oprimir completamente as mulheres pelo simples fato de serem mulheres. Atualmente, essa…