Psicologia social

A psicologia social nos permite entender como a sociedade funciona. Nesta seção você encontrará teorias e enfoques para se aprofundar nas nossas interações e nos aspectos da personalidade que otimizam ou dificultam a convivência.

Caridade é a mesma coisa que solidariedade?

Devido ao aumento da desigualdade social nas sociedades modernas, há uma parte da população que se vê obrigada a viver com poucos recursos. Assim, dia após dia somos bombardeados com imagens sobre as dificuldades enfrentadas pelos nossos semelhantes. Nesse contexto, aparecem como…

O sexismo na sociedade atual

O sexismo é uma atitude baseada em uma suposta inferioridade das mulheres como grupo. Esse comportamento foi desenvolvido ao longo da história por fatores sociológicos, até chegar a oprimir completamente as mulheres pelo simples fato de serem mulheres. Atualmente, essa…

A intervenção psicossocial na saúde mental

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de afecções ou doenças”. Para alcançar ou preservar esse estado, é possível usar diferentes estratégias enquadradas…

A quarta idade: a nova velhice

A imagem social do idoso como aquele indivíduo isolado, que goza da tranquilidade e de um repouso muito merecido em sua casa, observando seu jardim, jogando bocha ou petanca na praça aos 60 anos, está mudando vertiginosamente. Hoje, já podemos…

A cultura do vitimismo

Todos, em algum momento de nossas vidas, já assumimos o papel de vítimas em situações dolorosas ou traumáticas, já que nos sentimos vulneráveis ​​e desprotegidos e precisamos que nos protejam e cuidem de nós. A cultura do vitimismo reforça esse…

As metáforas do contraterrorismo

A luta contra o terrorismo é chamada de contraterrorismo ou antiterrorismo. Os estados, as forças e órgãos de segurança são os principais agentes que cumprem essa tarefa. Como o terrorismo é um fenômeno em constante mudança, o contraterrorismo deve se…

O que é o efeito Mateus?

O efeito Mateus é a denominação sociológica de um fenômeno de acumulação de bens, riqueza ou fama. Embora o uso desse termo pela primeira vez tenha sido atribuído ao sociólogo Robert K. Merton em um artigo publicado em 1968, o…

A psicologia cognitiva das religiões

Como podemos entender as religiões? Ainda que elas venham sendo estudadas mais a partir do ponto de vista da sociologia e da antropologia, a psicologia também tem algo a dizer e adicionar. Dessa forma, a psicologia cognitiva das religiões nos…

Como explicamos o comportamento dos outros?

Embora seja difícil acreditarmos nisso ou identificá-la nos outros e não em nós, existe uma tendência natural de aplicar um duplo padrão para explicar o próprio comportamento e o dos outros. Os seres humanos tendem a destacar a influência da…

A educação social penitenciária

Existe um certo debate sobre a educação em contextos fechados, como as prisões, e sua eficácia. É uma utopia? Há resultados? Embora existam vários tipos de opiniões a respeito, a educação social penitenciária, um ramo específico da educação social, pode…

Os extremismos ideológicos e a metacognição

Qual é a relação entre extremismo ideológico e metacognição? Os atuais conflitos políticos e sociais estão obrigando a ciência a se perguntar não apenas o que está acontecendo, mas também como funciona o cérebro daqueles que mantêm posições claramente extremistas.…

Por que há tanta violência no futebol?

Por que há tanta violência no futebol? Mais especificamente entre os torcedores. Com muita frequência vemos notícias terríveis sobre acontecimentos entre torcidas rivais. O último evento violento foi visto na final da Copa Libertadores, em que as equipes argentinas River…

A moralização, uma forma de violência

A moralização é uma forma de violência psicológica que costuma passar despercebida. Impor valores ou princípios, quando estes são compartilhados, em muitos casos é uma ação aplaudida. Assim, por vezes, atitudes agressivas e humilhantes podem chegar a ser admiradas e…

Psicomarketing: a psicologia das compras

Existe um número significativo de fatores que condicionam a personalidade. A memória e o pensamento afetam as decisões que tomamos no nosso dia a dia, fato que ajuda a nos moldar como indivíduos. Por isso, grandes empresas tentam apelar ao…