Psicologia social

A psicologia social nos permite entender como a sociedade funciona. Nesta seção você encontrará teorias e enfoques para se aprofundar nas nossas interações e nos aspectos da personalidade que otimizam ou dificultam a convivência.

A psicologia cognitiva das religiões

Como podemos entender as religiões? Ainda que elas venham sendo estudadas mais a partir do ponto de vista da sociologia e da antropologia, a psicologia também tem algo a dizer e adicionar. Dessa forma, a psicologia cognitiva das religiões nos…

Como explicamos o comportamento dos outros?

Embora seja difícil acreditarmos nisso ou identificá-la nos outros e não em nós, existe uma tendência natural de aplicar um duplo padrão para explicar o próprio comportamento e o dos outros. Os seres humanos tendem a destacar a influência da…

A educação social penitenciária

Existe um certo debate sobre a educação em contextos fechados, como as prisões, e sua eficácia. É uma utopia? Há resultados? Embora existam vários tipos de opiniões a respeito, a educação social penitenciária, um ramo específico da educação social, pode…

Os extremismos ideológicos e a metacognição

Qual é a relação entre extremismo ideológico e metacognição? Os atuais conflitos políticos e sociais estão obrigando a ciência a se perguntar não apenas o que está acontecendo, mas também como funciona o cérebro daqueles que mantêm posições claramente extremistas.…

Por que há tanta violência no futebol?

Por que há tanta violência no futebol? Mais especificamente entre os torcedores. Com muita frequência vemos notícias terríveis sobre acontecimentos entre torcidas rivais. O último evento violento foi visto na final da Copa Libertadores, em que as equipes argentinas River…

A moralização, uma forma de violência

A moralização é uma forma de violência psicológica que costuma passar despercebida. Impor valores ou princípios, quando estes são compartilhados, em muitos casos é uma ação aplaudida. Assim, por vezes, atitudes agressivas e humilhantes podem chegar a ser admiradas e…