Controlar alterações de humor: conheça 7 maneiras

7 formas de controlar alterações de humor

Janeiro 25, 2018 em Psicologia 0 Compartilhados
Formas de controlar alterações de humor

Controlar alterações de humor pode ser um sinal de inteligência e até mesmo de qualidade de vida. Não é incomum que em um dia em que tudo parece estar certo, de repente uma situação ou pensamento acabe fazendo com que tudo mude. Mas, isso tem solução?

Dizia o pai da psicologia individual, Alfred Adler, que “temos que interpretar o mau humor como um sinal de inferioridade”. Analisando esta frase, fica evidente que poder controlar estas alterações, especialmente no sentido mais negativo, é vital para o nosso bem-estar.

O que são alterações de humor?

Podemos interpretar uma alteração de humor como uma mudança do estado de ânimoOu seja, uma espécie de gangorra emocional que aparece subitamente e nos leva a experimentar emoções de diferentes valências em pouco tempo.

Como controlar alterações de humor?

Estas alterações de humor podem passar de um estado de satisfação à angústia ou nervosismo, ou vice-versa. Seja como for, se for algo habitual, pode provocar uma instabilidade emocional que pode interferir em aspectos sociais, pessoais e profissionais de uma pessoa.

Essas mudanças estão relacionadas com diversas causas, como as alterações hormonais durante a menopausa ou a menstruação. No entanto, não é algo que só pode ser aplicados às mulheres. Também existem outros facilitadores, como a adolescência, transtornos de personalidade ou alimentares, etc.

Chaves para controlar alterações de humor

Agora que já sabemos o que são, vamos entender como podemos controlar alterações de humor. Nem sempre é fácil, especialmente se elas forem motivadas por transtornos psicológicos, mas uma boa gestão pode proporcionar um aumento considerável de nosso bem-estar pessoal, emocional, profissional e até mesmo social.

Estabelecer rotinas

O que lhe faz bem? O que faz com que você relaxe? Descubra o faz você se sentir melhor e crie sua própria rotina incluindo esta atividade. Por exemplo: música, um passeio, uma conversa animada com amigos… Identifique as atividades que o acalmam e tente sempre ter um espaço na agenda para elas.

Impor distâncias

Às vezes estamos conscientes de que uma situação está alterando nosso humor, mas não somos capazes de fugir. No entanto, é essencial trabalhar a distância, um elemento fundamental do controle. Em alguns casos, pode nos dar o espaço necessário para que certas emoções se dissipem.

Chegado o momento, seremos até mesmo capazes de nos distanciar antes que os eventos se desencadeiem. Poderemos antecipar nossa reação emocional. Por exemplo, se sabemos que uma discussão não acabará bem, é necessário continuá-la?

Penso, logo falo

Há um provérbio árabe que diz “Se o que tens a dizer não é mais belo que o silêncio, então cala-te”. Isso não significa que você nunca deve se expressar, ou quase nunca, mas é melhor pensar antes de articular uma palavra. Além disso, um bom hábito a se criar é o de dar um sentido positivo a nossas comunicações (além deste, outro bom hábito é falar coisas com conteúdo e positividade na hora de nos comunicarmos).

Por isso é inteligente pensar, analisar, selecionar bem as palavras e o tom, e logo deixar que fluam por nossos lábios ou dedos, se estiver escrevendo.

“O mau humor nos torna muito pequenos”.
-Doménico Cieri Estrada-

Homem diante de lago no frio

A importância de uma boa rotina de descanso

O cansaço é um grande precursor do mau humor. Às vezes, quando estamos saturados, tanto mental quanto fisicamente, nosso ânimo diminui, causando instabilidade emocional.

Nem sempre é possível descansar, mas na medida em que for possível, um pouco de relaxamento em todos os níveis é muito útil. Desta forma, ideias são renovadas, as emoções negativas se vão e encontramos uma distração daquilo que pode alterar nosso humor.

Exercício físico

O exercício físico eleva o nível de dopamina no sangue. Isso porque ele secreta esse neurotransmissor, capaz de melhorar nosso humor. Assim, 30 minutos de exercícios por dia são uma grande ajuda quando enfrentamos a tarefa de regular nossas emoções e inclinar a balança a favor da positividade.

Escrita

Muitos grande escritores dizem que seu trabalho os relaxa. Essa é realmente uma boa ideia, e uma terapia muito recomendada é escrever sobre os sentimentos. É uma saída que servirá para analisar o que causa as alterações do humor para poder evitá-las no futuro.

Homem escrevendo com caneta

Pense, por que seu humor muda?

Em muitas ocasiões, são sempre os mesmos estímulos que nos deixam mal-humorados. Pode ser a época do ano, uma situação que estamos vivendo ou certas pessoas. Por isso, uma boa análise nos permitirá identificar as fontes e melhorar nossa capacidade de gerenciá-las.

Se ainda assim você não sabe como controlar alterações de humor, talvez você deva pedir a ajuda de um profissional. Às vezes o mau humor pode estar escondendo um problema mais grave que precisa ser tratado.

Recomendados para você