"Coolhunting": você está sendo observado nas redes sociais

O "coolhunting" nasceu graças ao surgimento da chamada “cultura cool”. Ela depende muito da mídia social para observar as pessoas de forma periférica e assim oferecer os bens que elas almejam.
"Coolhunting": você está sendo observado nas redes sociais
Sergio De Dios González

Revisado e aprovado por o psicólogo Sergio De Dios González.

Escrito por Edith Sánchez

Última atualização: 13 janeiro, 2024

Coolhunting é uma prática de publicidade e marketing que consiste em “caçar tendências” para aplicá-las a novos produtos ou serviços. Dito de forma menos técnica, trata-se de acompanhar o que está na moda, tanto em comportamentos quanto em consumíveis, e produzir mercadorias com base nesses padrões.

As redes sociais são um dos espaços essenciais no desenvolvimento do coolhunting. Também a rua, mas isso acontece cada vez menos. Por outro lado, nas redes, as pessoas se expressam e expandem seus estilos de vida, suas expectativas e seus desejos. Os mestres do mercado estão lá, prontos para ver o que os consumidores querem. Eles vivem disso.

Coolhouting é uma peça decisiva no consumismo de hoje. Lembremos que não se trata de estar atento às necessidades das pessoas, suas deficiências ou dificuldades para projetar produtos que resolvam tudo isso. O foco está nas “tendências” ou onde a massa de pessoas está correndo, como dizem.

A cultura da modernidade líquida não tem mais população para iluminar e enobrecer, mas clientes para seduzir”.

-Zygmunt Bauman-

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O termo coolhunting surgiu nos anos 90.

O mundo do cool

Não é fácil definir o que é cool e o que não é. A palavra é usada em muitos contextos e de várias maneiras. Os psicólogos Ilan Dar-Nimrod, do Centro Médico da Universidade de Rochester, e seu colega Ian Hansen, da Universidade de York, fizeram uma pesquisa empírica simples sobre isso.

Eles pediram a 353 estudantes da University of British Columbia para definir a palavra cool. Com essa base, eles estabeleceram uma série de características e, em seguida, pediram que identificassem aquelas que gostariam que seus amigos tivessem.

Os psicólogos ficaram surpresos com os resultados. Os respondentes foram claros: a principal condição para ser cool era ter atratividade física . Ser bonito ou sexy. O resto eram características que alguns definem como “pequeno burguês”: segurança, sucesso, senso de humor, gentileza ou altruísmo. Tal mistura seria a matéria-prima para coolhunting.

Rebeliões à la carte e outros derivados

Os promotores da cultura cool, e, claro, do coolhunting, sabem que há outra característica importante nas bandeiras deste modelo: ser desafiante. O verdadeiro personagem cool é rebelde e disruptivo. Como qualquer um pode ver,  as pessoas que se encaixam nesses modelos cool sempre parecem zangadas e falando “eu não me importo com nada”. Mas, além disso: “Eu posso fazer tudo”.

O assunto não é tão inocente quanto parece. Em 1997, o historiador Thomas Frank escreveu um livro que logo se tornou um clássico: The Conquest of Cool. Revelações perturbadoras foram feitas nesta obra. A mais importante delas, que a indústria do entretenimento conseguiu assimilar e transformar as rebeliões genuínas dos anos 60, transformando-as em algo inofensivo e sem substância: cultura cool.

A publicidade transformou a rebelião social em rebelião de capa de revista. Jovens que costumavam se manifestar contra a guerra se transformaram em meninos que furam o nariz ou rasgam a calça jeans para mostrar o quanto são disruptivos. Claro: eles devem ser bonitos (há também uma indústria para isso), mas, acima de tudo, individualistas. Nesta nova órbita, o coletivo é a moda, não a causa.

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Coolhunting tornou-se uma ferramenta indispensável para muitos setores.

Coolhunting e impessoalidade

É perfeitamente legítimo que as partes interessadas explorem mercados e identifiquem os gostos dos consumidores. O que pode ser questionável é aquela filosofia que gravita como pano de fundo e que promete satisfação e felicidade, apenas por aderir à tendência atual.

Embora possa ser tomado de ânimo leve, ou seja, também é verdade que nem todos estão preparados para entender esses caprichos do mercado pelo que são: trivialidades passageiras. Às vezes eles se levam muito a sério. Às vezes elas entram em conflito: “Eu não sou cool, meu Deus”. Às vezes elas obedecem a um mandato sutil, embora nem tanto: “Se você não for x, ou se você não fizer y, você está fora”.

Esses tipos de mecanismos e práticas alimentam esse medo atávico de se separar do rebanho. Antigamente, o medo se baseava em desapontar o grupo por não ter sido corajoso, eficaz ou habilidoso. No tipo de cultura de coolhunting, o medo é que você não consiga comprar ou adquirir certos itens, ou que você não seja o que a tendência sugere. Não há perigo maior do que o que alimenta o medo de ser.


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  • Dar-Nimrod, I., Hansen, I. G., Proulx, T., Lehman, D. R., Chapman, B. P., & Duberstein, P. R. (2012). Coolness: An empirical investigation. Journal of Individual Differences, 33(3), 175.
  • Gloor, P. A., & Cooper, S. (2007). Coolhunting. Chasing Down the Next Big Thing. Amacom.
  • Rodríguez Díaz, S. (2012). Consumismo y sociedad: una visión crítica del Homo consumens.

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