De que cor é a sua personalidade? - A Mente é Maravilhosa

De que cor é a sua personalidade?

19, outubro 2016 em Psicologia 2 Compartilhados
De que cor é a sua personalidade?

Nossa realidade diária está cercada por uma ampla escala de cores. E dentro deste espectro, nós estamos acompanhados de algumas outras. Pode ser que você faça isso sem perceber. Ou pode ser que você seja muito consciente de que tonalidades são as que sempre estão com você e representam a sua personalidade.

Cores intensas, frias e sóbrias que, de algum modo, permeiam nossa vida através das roupas, da cor do nosso carro, da pintura das paredes da nossa casa, em maquiagens e em objetos que, intuitivamente, incorporamos ao nosso redor segundo nossas cores favoritas. Mas, por que gostamos de determinadas cores?  De que cor é a sua personalidade?

As cores e a personalidade

Pode ser que à primeira vista isso pareça uma besteira, uma brincadeira sem nenhum valor científico. Mas, na realidade, cabe dizer que o estudo das cores e da personalidade dispõe de uma ampla bibliografia a seu respeito, realizada especialmente por várias empresas de psicologia e de marketing. Elas tentam indagar, por exemplo, como certas cores influenciam na hora de comprar, na hora de escolher determinados produtos e não outros, ou como favorecer determinados sentimentos através de certas cores. Há um intenso mundo sugestivo a ser descoberto.

Precisamos ter em conta que as cores fazem parte de um espectro luminoso e, como tais, emanam certos tipos de energias dependendo da longitude de sua onda. Imagine, por exemplo, como você se sentiria ao entrar em um quarto pintado exclusivamente de preto. Ou sua sensação ao passar por uma sala decorada em tonalidades de verde ou azul. Não podemos negar, as cores emanam sensações e emoções. Vejamos, então, como elas se associam com a personalidade.

– Vermelho: pessoas intensas, ativas e muito otimistas. Geralmente são pessoas fortes, com uma clara inclinação à competitividade no trabalho, com um certo toque de impulsividade e necessidade de controle. São pessoas seguras de si mesmas, com uma personalidade aberta e intensa, mas como defeito, cabe destacar precisamente seus rápidos impulsos, às vezes pouco reflexivos.

– Laranja: você é muito sociável, mas estabelece alguns limites? Talvez essa seja a sua cor. Você gosta de estar rodeado de gente, mas mantém uma certa seriedade e equilíbrio, é compreensível e muito acessível com as pessoas ao seu redor. Costuma gostar de esportes, de movimento e de empreender pequenos objetivos diariamente. Você não é muito impulsivo, mas gostaria de iniciar projetos com os quais possa se sentir envolvido e sonhador.

– Amarelo: pessoas muito, muito, criativas. Apesar de sua criatividade, mantêm o sentido da lógica; não se trata de uma imaginação transbordante, mas muito mais racional e prática. Têm perfis analíticos e muito críticos também consigo mesmos, tanto que também costumam ser muito exigentes com as pessoas que os rodeiam. Controlam muito bem suas emoções.

– Verde: Personalidades relaxadas que valorizam, antes de tudo, o apoio dos demais e querem apoiá-los também. Buscam a proximidade das pessoas e querem se sentir seguras e amadas ao ter alguém junto com elas. Temem ser feridas por essa independência, em alguns momentos, mas mesmo assim são vitais e positivas. Muito positivas. Também são pessoas que gostam que os demais reconheçam seus esforços e suas ações.

– Azul: equilíbrio e paz interior. As pessoas que costumam se inclinar por essa tonalidade buscam, antes de tudo, a tranquilidade e a paz interna. Vivem de acordo com suas crenças e seus pensamentos, sem se importarem com o que os demais pensam ou opinam sobre elas. Não mudam com facilidade, têm uma integridade e crenças bem enraizadas ante as quais não costumam ceder. Personalidades fortes, mas relaxadas e muito equilibradas.

-Roxo: Pessoas organizadas, muito sentimentais e, acima de tudo, espirituais.  São perfis muito sensíveis, no entanto, não demonstram com facilidade quando são feridas, preferem se calar e não evidenciar suas emoções naquele exato momento. Antes elas refletem e, então, transferem os seus pensamentos em voz alta. Refletem, pensam, buscam sua paz interior e, além disso, estão muito abertas a ajudar e orientar os outros. Costumam estar envolvidas em temas humanitários.

– Marrom: enraizados à terra, ao físico e ao simples. São pessoas que amam a vida simples e natural, a comodidade do dia a dia cercadas pelas pessoas que amam.

– Cinza: não é uma cor negativa, absolutamente. Deixemos de lado o falso dizer “pessoa cinza” para ver na realidade pessoas que são equilibradas, tranquilas e um pouco conservadoras, também um pouco frias e racionais, e pouquíssimas vezes as veremos com raiva. Como defeito, cabe destacar sua passividade. São poucas as vezes em que elas saem de sua rotina para empreender planos complexos.

Certamente, após ler isso, você se identificou com alguma ou com várias cores. Isso é comum e era o que nós esperávamos. Então conte-nos, de que cor é a sua personalidade?

Recomendados para você