Crescimento pessoal: 6 patas da minha aranha

Crescimento pessoal: 6 patas da minha aranha

novembro 7, 2015 em Emoções 11 Compartilhados
Aranha

Hoje contarei a preciosa metáfora das 6 patas da minha aranha. Convido-lhe a continuar lendo para descobrir os mais mágicos pilares que cada um de nós pode e merece ter em nossas vidas, para nosso crescimento pessoal.

A metáfora consiste no fato de que cada um de nós é uma pequena aranha com 6 patas que se encarregam de nos sustentar. Sinto todas e cada uma delas, e são igualmente importantes. Estas 6 patinhas são nossa base, o que nos sustenta em pé e nos ajuda a caminhar para frente com felicidade e entusiasmo, nos permitindo avançar ou retroceder em nosso processo de crescimento pessoal.

Quais são as 6 patas da aranha, pilares do crescimento pessoal?

Primeira pata: Amizade

Constitui um dos pilares mais necessários na vida social de cada ser humano. Compartilhar relações plenas e sinceras é algo que nos enche de felicidade, permitindo aprender a cada dia e avançar em nosso crescimento interior. Por isso, é importante que cuidemos de nossas amizades tendo em conta que elas também cuidam de nós.

Trabalhe sua dignidade de forma equilibrada, tentando deixar o orgulho de lado. Faça esforços pelos que merecem e aprenda a ser assertivo e a dizer “não” quando acreditar ser conveniente.

Valorize seu entorno e se cuide para não manter relações tóxicas, que só causam desperdício emocional desnecessário e sofrimento. E o mais importante: a qualidade é muito mais importante do que a quantidade nas relações pessoais. Lembre-se disso.

Segunda pata: Amor

O amor é a base de todos os movimentos vitais. Nós queremos nos sentir amados e desejados, sempre partindo da base de um sentimento verdadeiro, cheio de autenticidade e bondade.

O amor mais importante de todos é o que temos que sentir por nós mesmos. Se estivermos num relacionamento com a pessoa que amamos, é preciso cuidar dela e compreendê-la. Para gozar de uma relação sentimental saudável, é necessário cultivar a paciência e a boa comunicação.

Terceira pata: Sua pessoa

Como comentávamos no ponto anterior, muitas vezes deixamos nossas próprias necessidades pessoais passarem, tendo consciência apenas das pessoas que estão ao nosso redor. Não esquecermos de nós mesmos é a chave.

Dedique um tempo a você, faça coisas que você gosta de fazer, não pense tanto no que os demais esperam de sua pessoa e dedique, pelo menos, 30 minutos do dia para realizar o que você mais gosta.

Se você souber amar a si mesmo, saberá amar as pessoas ao seu redor. Neste ponto a saúde física e mental são vitais. Pratique esportes e passe um tempo com a natureza. Permita-se conectar-se com seu interior e gerar os hormônios da felicidade e da plenitude.

Quarta pata: A família

Chega para todos o momento de perceber que não somos o centro do universo e que a família é um suporte fundamental em nossas vidas. Preocupe-se em cuidar deles. Sabe-se que existe uma “ovelha negra” em todas as famílias, mas certamente esta é a pessoa que o visitou quando você estava doente ou que lhe ofereceu ajuda quando você precisou.

Conceda à sua família o benefício do amor incondicional e pare de se queixar de uns ou de outros. Se você parar para pensar de verdade nos sentimentos daqueles que estão ao seu redor, você se dará conta do quão sortudo você é. E lembre-se, até nas piores situações você é esse sortudo, não se esqueça.

Apague tudo e faça uma nova conta. Por que você não dá uma nova oportunidade para algumas pessoas? Tente e, quem sabe, você se surpreenderá com como eles são queridos, como eles contribuem, e como não há amor mais incondicional que o dos pais, irmãos, avós… esta é uma das patas mais importantes e que, geralmente, desvalorizamos. Não espere para se dar conta disso quando as pessoas começarem a ir embora de sua vida.

Quinta pata: Vida e trabalho profissional

Esta patinha estará resumida em você fazer as seguintes perguntas relacionadas ao seu trabalho e à sua carreira: “Do que eu gosto?”, “O que me inquieta?”, “Estou motivado em meu trabalho?”.

Passamos a maior parte do tempo trabalhando. Você vai mesmo viver pelo que não gosta? Essa é a pergunta que sempre nos consola e que abre portas para nós.

Todos nós merecemos viver por nossos sonhos e realizar as metas que nosso coração nos pede. Se você é capaz de sonhar, é capaz de realizar, e tem todas as ferramentas para isso.

Atreva-se a ser feliz sem passar horas e horas se queixando. Só por ser mais velho, não quer dizer que você não possa começar a estudar o que você gosta, muito pelo contrário. É possível que você alcance tudo aquilo que se propuser a fazer, graças à experiência adquirida durante tantos anos de vida.

Sexta pata: Seus hobbies e tempo de lazer.

Como Jose Mujica, presidente do Uruguai, diz muito sabiamente, “Quando você compra com dinheiro, você não está comprando com dinheiro, está comprando com o tempo de sua vida que foi preciso gastar para ter tal dinheiro”. Partindo dessa grande reflexão, você já se deu conta de que não nos cuidamos nem dedicados a nós mesmos pequenos momentos de lazer? Simplesmente estamos vivendo para trabalhar?

É muito importante aprender a apreciar nosso tempo para fazer coisas das quais gostamos, com as pessoas que amamos, e continuar assim, fortalecendo nosso crescimento pessoal.

Não pense somente em trabalhar e sofrer. Sejamos sinceros, estamos nessa vida para aprender e, acima de tudo, para desfrutar do mais precioso que ela tem a nos oferecer. Você tem que ser responsável com seu trabalho e sua trajetória profissional, mas não se esqueça de priorizar sua pessoa. Enriqueça a si mesmo com tudo o que a vida oferece e aproveite.

Espero que esta preciosa metáfora encha seu coração de plenitude e otimismo, sendo a sustentação para o seu crescimento pessoal.

Embora você pense que uma de suas patinhas precisa de um pouco mais de cuidado, não se preocupe. Não significa que o resto das patas também tenham problemas ou precisem de muito cuidado.

As 6 patinhas nos permitem estabilidade. Todas elas se ajudam entre si, não se esqueça.  Preocupe-se apenas em cuidar delas, em dar todo seu amor e, o mais importante, seu coração de aranha.

Recomendados para você