8 conselhos para criar uma criança mentalmente forte

8 conselhos para criar uma criança mentalmente forte
Gema Sánchez Cuevas

Revisado e aprovado por a psicóloga Gema Sánchez Cuevas.

Última atualização: 05 janeiro, 2023

O mundo está cheio de desafios, e ser mentalmente forte é fundamental para enfrentá-los. Portanto, criar uma criança mentalmente forte que seja capaz de enfrentar os desafios para seguir em frente em sua vida é algo de vital importância.

As crianças mentalmente fortes estão preparadas para os desafios do mundo. Estas crianças são capazes de abordar os problemas de forma produtiva, se recuperar dos erros com eficácia e enfrentar as dificuldades com competência. Se você quer que o seu filho possa encarar os obstáculos que terá em sua vida, você precisa ajudá-lo a desenvolver a sua força mental.

Chaves do desenvolvimento da força mental

criança-mentalmente-forte

O desenvolvimento da força mental se faz sobre a construção da resiliência, da autoestima e da autoconfiança. Ajudar as crianças a desenvolverem a sua força mental requer um olhar que integre:

  • A substituição dos pensamentos negativos por pensamentos mais realistas
  • O controle das emoções
  • O comportamento produtivo, inclusive em circunstâncias pouco favoráveis

Estratégias para o desenvolvimento da força mental das crianças

Existem várias estratégias e ferramentas educacionais que podem ajudar as crianças a crescerem mais fortes mentalmente e a desenvolverem a força mental. Entre elas, destacam-se as seguintes.

Ensinar habilidades específicas para corrigir o mau comportamento

Quando uma criança não se comporta direito, temos uma excelente oportunidade para lhe ensinar habilidades específicas, como a capacidade de resolver problemas, o controle dos impulsos e diversas habilidades de autodisciplina. Estas habilidades o ajudarão a aprender a se comportar de forma produtiva, a enfrentar as circunstâncias e contratempos difíceis e a resolver os seus problemas.

Deixar que as crianças cometam erros

O seu filho aprenderá lições muito valiosas da vida de você lhe permitir cometer os seus próprios erros. O trabalho de um pai não é proteger os seus filhos dos erros, e sim estar ali para lhes ensinar que os erros são parte do processo de aprendizagem, de modo que não se deve sentir envergonhado ou desconfortável por isso.

crianças-mentalmente-fortes

Os pais e educadores precisam ensinar as crianças a aprender com os seus erros e estimulá-los a tentar novamente. Além disso, é preciso permitir que as consequências naturais a esses fatos aconteçam, sempre e quando isto for seguro, e falar com as crianças sobre como evitar que o mesmo erro se repita da próxima vez.

Cuidar do negativismo

É difícil para as crianças se sentirem fortes mentalmente se elas são humilhadas, ou se estão prevendo pessimismo e maus resultados. Só através do exemplo você poderá ensinar uma criança a não ser negativa e a pensar de forma mais realista.

O pensamento realista ajuda a favorecer o otimismo na medida em que aprende-se a encontrar as oportunidades e a confiar nas próprias capacidades.

Ajudar a criança a enfrentar o medo

Se uma criança evita as coisas que lhe causam medo, ela nunca terá a oportunidade de ganhar confiança na sua capacidade para lidar com o estresse que essa situação lhe provoca. Além disso, cada criança tem os seus próprios temores. A solução está em acompanhá-los e ajudá-los a ganhar confiança em si mesmos para enfrentar os seus medos.

Quando as crianças enfrentam seus medos com êxito, ganham confiança em si mesmas, aprendem a sair da sua zona de conforto e descobrem a satisfação de ter conseguido algo por elas mesmas.

criança-com-medo

Permitir que a criança se sinta desconfortável

Embora possa ser tentador ajudar uma criança quando ela está lutando contra sentimentos desconfortáveis, resgatá-lo de toda essa angustia só irá reforçar a sua incapacidade. Se a criança se sente frustrada, entediada ou chateada, é preciso dar a ela a oportunidade de resolver o problema de forma independente.

As crianças podem construir a sua força mental aprendendo que podem enfrentar as suas emoções com êxito.

Reafirmar a responsabilidade pessoal da criança

Ganhar força mental implica aceitar a responsabilidade pessoal. Para isso, é preciso permitir à criança explicar as suas atitudes, mas sem dar desculpas nem culpar os outros pelo que fez.

Ensinar habilidades de controle emocional

Para construir a força mental das crianças é preciso que elas tenham consciência das suas emoções. Não se trata de reprimir os seus sentimentos, e sim de ensinar-lhes a escolher formas saudáveis para lidar com esses sentimentos.

Quando as crianças entendem os seus sentimentos e sabem como lidar com eles, estão melhor preparadas para encarar os desafios que virão.

Ser um modelo de força mental

Não há melhor maestro do que o exemplo. Não se deve apenas falar a uma criança sobre aquilo que ela precisa fazer, mas também é preciso mostrá-lo na prática. Além disso, é muito bom que você converse com a criança sobre as suas metas pessoais, e que você lhe explique o que está fazendo para conseguir melhorar.

Fazer da superação uma prioridade na sua própria vida é a melhor forma de ensinar uma criança a ser forte.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.