Cuidar da nossa saúde sexual é essencial

Cuidar da nossa saúde sexual é essencial

abril 14, 2016 em Psicologia 1095 Compartilhados
Cuidar da nossa saúde sexual é essencial

É muito importante cuidarmos da nossa saúde sexual para termos uma melhor qualidade de vida. É um aspecto fundamental da nossa vida que precisa de atenção, uma vez que dele depende a nossa saúde física, mental e emocional. Um bom indicador de saúde é ter uma vida sexual ativa: o desejo sexual aparece quando há um excedente de energia.

No dia 14 de fevereiro é comemorado o Dia Europeu da Saúde Sexual, uma iniciativa criada pela Aliança Europeia para a Saúde Sexual (ESHA). A razão do evento é sensibilizar as pessoas para a necessidade de adquirir hábitos sexuais saudáveis.

Esses hábitos fazem parte do modelo de sexualidade saudável baseado no bem-estar, respeito, responsabilidade, prazer,etc. Este modelo tem como característica fundamental ampliar o conceito de sexualidade, no qual a nossa saúde sexual está incluída.

O que é a saúde sexual?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde sexual é: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social em relação à sexualidade. Ela exige uma abordagem positiva e respeitosa da sexualidade e das relações sexuais, bem como ter a possibilidade de experiências sexuais prazerosas, livres de coerção, discriminação e violência”. Portanto, cuidar da nossa saúde sexual envolve a compreensão da sua importância para a nossa qualidade de vida.

  • A nível biológico, a descarga da energia sexual traz grandes benefícios: na oxigenação do cérebro, no equilíbrio hormonal, na respiração, redução do estresse e na tonificação muscular.
  • Emocionalmente, o sexo contribui para um estado geral de harmonia, porque ajuda a liberar hormônios e neurotransmissores como a oxitocina e as endorfinas, que têm um papel fundamental no nosso bem-estar, na sensação de prazer e relaxamento.
  • Psicologicamente, uma boa saúde sexual aumenta a nossa confiança e o nível de intimidade. Aprendemos a desenvolver a bondade, a compaixão, e experimentamos um aumento da autoestima, porque os nossos vínculos sociais e emocionais são fortalecidos.

mulher-nua-cuidando-de-sua-saude-sexual

É importante entender que somos pessoas sexuais desde o nascimento até a morte; é algo que nos acompanha por toda a vida e que não podemos negligenciar. Estes são alguns dos mais importantes hábitos sexuais saudáveis que devemos considerar:

– A relação sexual além do aspecto genital ajuda o corpo na sua totalidade, dando-nos a capacidade de sentir prazer.

A relação sexual não está focada na técnica de penetração; isto não é o mais importante e nem o objetivo.

– Se existem medicamentos que interferem no desejo sexual, é preciso gastar mais tempo e paciência no encontro sexual.

Não exagere nas expectativas, uma vez que é necessário relaxamento mental e entrega para que as sensações aconteçam.

– Sentir segurança física e encontrar o local adequado para o encontro; isso contribui para a intimidade do casal.

Respeito e empatia: não forçar relações, conversar e compreender os desejos da outra pessoa.

Para que a excitação ocorra, deve haver desejo e estimulação adequada; isto permitirá uma maior concentração e uma resposta prazerosa através de todos os sentidos.

Permitir-se viver e sentir todas as sensações. Solte-se, deixando-se levar com confiança; utilizando a mesma confiança para tomar a iniciativa.

Conheça os seus desejos e a sua resposta sexual. Somos responsáveis pelo que sentimos e pelo nosso prazer.

– Liberdade para expressar os nossos desejos sem medo de nada.

Nós somos responsáveis por colocar limites, tomar decisões, aceitar ou rejeitar, sem medo de sermos julgados por isso. Aprenda a dizer SIM quando quer algo e NÃO quando não quer.

Não aceitar imposições: cada pessoa vive seu encontro sexual de acordo com a sua individualidade e sexualidade.

Aproveite a liberdade para experimentar o prazer

Tendo em conta os aspectos acima como indicadores de uma boa saúde sexual, entendemos que temos a liberdade de expressar a nossa sexualidade de forma individual ou compartilhada. O importante é reconhecer que temos um grande potencial para sentir prazer e fazer uso disso de forma responsável.

Este potencial é um recurso básico para melhorar a nossa saúde em todos os aspectos. A satisfação, o amor, o desejo, o prazer e o carinho ajudam a criar uma vida mais saudável e experimentar com maior intensidade a nossa sexualidade.

Reprimir a nossa saúde sexual implica negligenciar a nossa capacidade de sentir prazer, limitar nossos desejos e capacidades. Não nos beneficiarmos deste aspecto da nossa sexualidade interfere o amor e a felicidade que podemos viver.

Hoje e por todos os dias da sua vida, desejamos que tenha uma boa saúde sexual, aproveitando de maneira consciente e responsável, seja de forma individual ou compartilhada.
Compartilhar
Recomendados para você