Curiosidades da publicidade
A publicidade é uma atividade que aos poucos se tornou parte normal do dia a dia das pessoas. De fato, não são poucos os slogans que acabam sendo integrados à linguagem habitual de grande parte do povo. Enfim, essa é a função da publicidade: inserir-se na mente de todos.
A necessidade de propagar mensagens é muito antiga. Acredita-se que a primeira peça de publicidade data de 3000 A.C. Era um anúncio feito em um papiro, em que um mercador de Tebas, no Egito, anunciava a fuga de um de seus escravos e oferecia uma recompensa a quem o capturasse.
Hoje encontramos publicidade em todos os lugares. Nas ruas, nas casas, na televisão, na internet, no rádio e onde quer que vamos. É um instrumento fundamental do comércio, mas também da política e até de várias causas sociais. Vamos ver algumas curiosidades desta área.
” O objetivo de todo publicitário é conhecer o mundo melhor do que a concorrência e colocar esse conhecimento nas mãos de escritores e artistas com imaginação e profundo entendimento dos assuntos humanos.”
-Raymond Rubicam-
Algumas curiosidades da publicidade
Uma das curiosidades da publicidade tem a ver com o famoso Walt Disney, que iniciou sua carreira na agência de publicidade Pesmen-Rubin Commercial Art Studio. Seu trabalho não era do agrado de seus chefes, e ele acabou tentando a sorte como cartunista do Kansas City Star. De lá também acabou saindo sem nenhum reconhecimento de seu talento.
Continuando com as histórias dos Estados Unidos, uma verdadeira Meca da publicidade, é preciso dizer que a empresa McDonald lançou seu personagem icônico, o famoso palhaço Ronald McDonald, em 1963. No entanto, no início ele tinha um copo descartável no nariz e em vez de chapéu tinha uma bandeja, causando assim mais terror do que simpatia. Mais tarde acabaria por adquirir a forma em que a conhecemos hoje.
Outra das curiosidades da publicidade é que atualmente existem muitas empresas que investem mais em marketing e promoção do que no desenvolvimento de seus produtos. Em outras palavras, eles se preocupam mais com a própria publicidade do que com a oferta de produtos cada vez melhores. Isso não seria surpreendente se não fosse o fato de que as empresas que fazem isso incluem quase todas as empresas farmacêuticas do mundo.
Publicidade na internet
Sobre a publicidade na internet também há uma série de curiosidades. Por exemplo, de acordo com a empresa Solve Media, é mais provável que uma pessoa sobreviva a um acidente de avião do que clique em um banner publicitário tão abundante na Internet. Estima-se que pelo menos 50% dos cliques nesses anúncios sejam causados por erro.
Twitter, a rede social de microblogging mais famosa do mundo, nem sempre foi chamada de Twitter. No início, tinha o nome complicado de “Twttr”. Eles queriam ser originais, mas acabaram criando uma palavra que ninguém conseguia pronunciar. Eles então corrigiram seu erro de uma maneira muito simples: introduzindo duas vogais.
Por outro lado, muitos pensam que a cor azul da rede Facebook se deve a uma estratégia que quis posicionar esta empresa como uma realidade associada ao infinito que o mar e o céu representam. Nada mais errado. O criador desta rede, Mark Zuckerberg, tem daltonismo; isso o impede de distinguir claramente o verde do vermelho, então ele escolheu o azul.
Mais curiosidades da publicidade
O meio que revolucionou a publicidade foi o rádio. Antes disso, fazer promoções impressas, usando papel, era muito caro. Além disso, nem todos sabiam ler e escrever. Somente até a chegada do rádio é que os comerciais começaram a ser produzidos em massa. No início, quase todos eram de tabaco ou sabonetes.
E por falar em custos, há comerciais que custam fortunas. Geralmente são produzidos com a qualidade de um filme de cinema e estão associados a produtos exclusivos. Qual foi o comercial mais caro da história? Uma verdadeira obra de arte do diretor Baz Luhrman, com a participação de Nicole Kidman. Promoveu o famoso Chanel nº 5. Custou 33 milhões de dólares.
Somas astronômicas são gastas em publicidade e isso é por uma única razão: funciona. O que é investido nisso, é recuperado depois. Especialistas no assunto dizem que neste campo se aplica a máxima de “como é difícil ganhar 1 dólar tendo um dólar, e como é fácil ganhar 1 milhão de dólares tendo um milhão de dólares”. Quanto mais você gasta em publicidade, mais você ganha.
Crédito editorial da imagem da ligação: Allen. G / Shutterstock. com
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- López Espinosa, José Antonio. (2002). Una rareza bibliográfica universal: el Papiro médico de Edwin Smith. ACIMED, 10(3), 9-10. Recuperado en 10 de agosto de 2022, de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1024-94352002000300005&lng=es&tlng=es.
- Villegas, S. (2000). Marketingdencias: Curiosidades y anécdotas sobre el marketing y la publicidad de tu día a día. Gestión.