Curiosidades sobre a maternidade

As curiosidades sobre a maternidade nos lembram como todas as mães são especiais. Na maioria dos casos, sua capacidade de hospedar a vida e acompanhar os filhos é comovente e maravilhosa.
Curiosidades sobre a maternidade

Última atualização: 31 Março, 2021

São várias as curiosidades sobre a maternidade que falam da enorme dedicação de que uma mulher precisa para ser mãe e das múltiplas alegrias que estão implícitas nesta condição, que dura a vida toda.

Via de regra, as mães desempenham um papel muito importante na nossa infância. Embora não sejam perfeitas, porque ninguém é, quase sempre são o símbolo do amor perfeito pelos seus filhos. Elas os acompanham e servem como referência para o resto da vida. A seguir, veremos algumas curiosidades sobre a maternidade que falam sobre a grandeza das mães.

“A maternidade é a mais importante de todas as profissões. Exige mais conhecimento do que qualquer outro assunto relacionado ao homem”.
-Elizabeth Cady Stanton-

Bebê dormindo no colo da mãe

Curiosidades sobre a maternidade e a gravidez

A ciência estabeleceu que, durante a gravidez, ocorre uma migração de células do feto para o corpo da mãe. Essa é uma das curiosidades sobre a maternidade para a qual a ciência não encontra razão. A verdade é que várias células do feto acabam instaladas no coração da mãe. Esse fenômeno é denominado “microquimerismo fetal”.

Outra curiosidade sobre a maternidade durante a gravidez é que o cérebro da gestante passa por mudanças importantes. Uma das mais proeminentes é a transformação em áreas relacionadas à empatia. Isso é mantido até dois anos depois.

Outros fatos curiosos dizem que a maioria das mães ganha cerca de 13 quilos durante a gravidez. Uma em cada 32 tem chance de ter gêmeos. E uma em cada 532 mulheres dá à luz trigêmeos. Vassilyev é o nome da mãe russa que tem o recorde do maior número de filhos: 69.

As mães são especiais

São várias as curiosidades sobre a maternidade nos primeiros anos de vida dos filhos. Para começar, desde o momento do nascimento até a criança completar 1 ano de idade, uma mãe troca cerca de 7.300 fraldas e lava cerca de 5.000 roupas. Estima-se que elas olhem atentamente para os filhos cerca de 320 vezes por dia.

As mães com filhos pequenos são as mais ativas nas redes sociais, de acordo com um estudo publicado no Science Daily. Isso significa que mais da metade das compras feitas online, associadas às mães e seus filhos, são baseadas em recomendações de mães com influência nas redes.

Na maioria das línguas do mundo, a palavra “mãe” começa com a letra “m”. Aparentemente, esta letra é mais fácil de pronunciar para quase todos os bebês. Muitas mães pensam que, quando seus filhos crescem, deixam de ter influência sobre eles. Isso não é verdade. Os adolescentes tendem a se relacionar com os outros da mesma forma que sua mãe o faz.

O Dia das Mães

O Dia das Mães é comemorado em quase todo o mundo e é o terceiro feriado mais popular do planeta. Só o Natal e a Páscoa o superam. Esse feriado começou a ser comemorado em 1872, por iniciativa da pacifista e escritora Julia Ward Howe, nos Estados Unidos.

A maioria das crianças do mundo celebra o Dia das Mães dando flores e cartões. Muitas levam o café da manhã na cama. No entanto, muitas mães valorizam especialmente os presentinhos que as crianças fazem com as próprias mãos, e também aqueles que envolvem passar algum tempo juntos, como uma viagem ou uma caminhada.

Outra curiosidade é que os países onde a palavra “mamãe” ou “mãe” é mais procurada no Google, principalmente nos dias das mães, são México, Chile e Peru. Eles procuram canções e poemas para homenagear suas mães.

Mãe com seus filhos em parque

Curiosidades sobre a maternidade no mundo animal

As curiosidades sobre a maternidade não se limitam ao mundo humano. As mães animais também têm as suas. Por exemplo, as mais “avançadas” são as mesmas que supostamente trazem os bebês: as cegonhas. Nessa espécie, a mãe e o pai cuidam igualmente dos filhotes.

As mães elefantes amamentam seus filhotes por até cinco anos. Esses animais têm um funcionamento muito coletivo e é por isso que os elefantes jovens se revezam para cuidar dos filhotes. É uma forma de ajudar a mãe elefante e de se preparar para a maternidade.

Outra curiosidade sobre a maternidade em animais ocorre em relação às orcas. Elas podem amamentar seus filhotes por até 15 anos. As mais velhas ajudam as mais novas no parto. As gazelas escondem seus filhotes enquanto saem para distrair seus predadores.

As curiosidades sobre a maternidade nos lembram aqueles sentimentos de ternura e proteção que estão presentes nas mães de todas as espécies. Todo ser vivo depende delas para viver, crescer e se tornar forte. É por isso que elas são seres maravilhosos que merecem a nossa homenagem.

Pode interessar a você...
Maternidade: um terremoto na alma
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Maternidade: um terremoto na alma

Muitas informações nos aproximam da realidade de ser mãe, mas poucas falam da realidade sobre a crise em que uma mulher pode mergulhar com a matern...