10 curiosidades sobre o clitóris
O que sabemos sobre o clitóris? A gente associa ele ao prazer, ao corpo da mulher, até ao “ponto G”, mas… Quais curiosidades sobre o clitóris você ainda não conhece? Trouxemos 10 delas para que você conheça mais sobre essa curiosa e prazerosa estrutura.
Em primeiro lugar, devemos lembrar que o clitóris é um órgão do trato genital feminino. Sua única função é proporcionar prazer sexual à mulher. Para nos dar uma ideia geral de sua morfologia, sua ponta (ou glande) surge na parte superior da vulva, estende-se por dentro dos grandes lábios e períneo, e termina envolvendo o terço inferior da vagina.
Curiosidades sobre o clitóris
Vimos alguns fatos interessantes sobre o clitóris, mas há muito mais! Deixamos-lhe aqui as 10 curiosidades sobre esta estrutura tão diversa em cada corpo feminino.
Origem do termo
A palavra “clitóris” vem do grego kleitoris, que significa ‘pequeno monte’. Foi em 1559 que um cirurgião italiano, Realdo Colombo, “descobriu” essa parte anatômica do corpo da mulher e a batizou de amor veneris, que significa ‘prazer de Vênus’. No entanto, estima-se que sua descoberta tenha sido anterior.
Desenvolvimento
O clitóris começa a se desenvolver, aproximadamente, durante a sétima semana de vida embrionária (ao mesmo tempo que os demais órgãos sexuais da mulher). Ele faz isso a partir de uma estrutura chamada tubérculo genital.
Fibras nervosas
Outra das curiosidades do clitóris é que ele possui aproximadamente 8.000 fibras nervosas e mede cerca de 9 centímetros. Se compararmos com a glande do pênis, esta tem metade das fibras, cerca de 4.000.
Função: prazer
A realidade é que a única função do clitóris é proporcionar prazer. Ou seja, não tem outra finalidade, nem mesmo reprodutiva. Acredita-se que justamente por isso essa estrutura sempre foi invisível, comparada ao pênis ou à vagina.
Tamanho
Qual o tamanho do clitóris? Embora dependa muito de cada mulher, em geral, o corpo do clitóris pode medir entre 15 e 23 milímetros em todo o seu comprimento. Por outro lado, a glande mede entre 3 e 4 milímetros de largura e entre 4 e 5 milímetros de comprimento (em estado de repouso, pois em ereção pode atingir 17-25 milímetros de comprimento).
Orgasmo feminino
Um orgasmo clitoriano costuma ser muito intenso (e deixa “ecos” de prazer minutos depois de experimentá-lo). De fato, durante esse tempo, o clitóris produz entre três e dezesseis contrações e essas contrações, assim como o orgasmo, podem durar entre dez e sessenta segundos. Uma bomba!
“O clitóris é uma área muito importante para o prazer feminino.”
-Lara Castro-
Mutilação genital feminina
Justamente porque sua única função é proporcionar prazer (além de outras razões), múltiplas práticas de violência com clitóris têm sido realizadas, como a circuncisão feminina, que consiste em retirar o clitóris e costurar a vulva. Isso é feito para evitar a possibilidade de gozo e orgasmos, entre outras razões culturais e históricas.
Ereção
Você sabia que o clitóris também fica ereto, assim como o pênis? Desta forma, quando há excitação na mulher, o clitóris se enche de sangue, fica tenso e aumenta de tamanho.
Assim, fica mais fácil estimular, já que fica mais visível. Como dissemos, conforme ocorre a excitação, o clitóris fica cada vez maior; no entanto, pouco antes do clímax, o clitóris encurta em 50% e se retrai.
Grande diversidade
Outra das curiosidades do clitóris tem a ver com a sua grande variabilidade: cada clitóris é um mundo e em cada mulher pode variar muito. Isso ocorre como em qualquer parte do corpo. Assim, do clitóris de uma mulher para outra variam as cores, o tipo de sensibilidade, a forma, o tamanho, etc.
Vemos apenas uma parte
O clitóris é formado por cinco partes, quatro das quais são bilaterais e simétricas. O que podemos ver do clitóris é apenas uma parte, especificamente a glande do clitóris, localizada entre os pequenos lábios e coberta por um capuz.
O restante do clitóris é interno; dentro de sua zona interna, encontramos o corpo cavernoso, os bulbos e as raízes. Quanto aos bulbos, eles estão localizados sob a mucosa das paredes vaginais, o que permite que a penetração seja mais agradável quando se enchem de sangue e aumentam de tamanho (graças à excitação).
Já vimos algumas curiosidades sobre o clitóris, mas tem mais. Conhecer essa estrutura, seja como homem ou como mulher, nos permitirá desfrutar mais de nossa sexualidade, individualmente ou em casal. Conheça o seu corpo e estará se conhecendo mais e no campo sexual, poderá se aprofundar mais no que te dá prazer (e no que não dá), onde e por quê.
“Faça do seu corpo um aliado, nunca um inimigo.”
-Irene Bedmar Martín-
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Barragán, F. (1991). La educación sexual. Guía teórica y práctica. Barcelona: Paidós.
- Bertomeu, O. (1996). Guía práctica de sexualidad femenina. Claves para conocerte mejor. Madrid: Temas de Hoy.
- Rouvière, D. (2005). Anatomía humana. Ed. Masson. Ed. 11º.