Este curta ajuda a entender melhor a depressão

Este curta ajuda a entender melhor a depressão

19, março 2016 em Psicologia 8 Compartilhados
Curta metragem sobre depressão

depressão é um transtorno psicológico muito comum, já que nenhuma pessoa está livre de sofrer com ela em algum momento de sua vida. Por essa razão, é fundamental que todos nós conheçamos e saibamos identificá-la, já que detectando-a a tempo evitamos que se apodere de nós e se instale por mais tempo que o necessário.

Este transtorno faz muita gente sofrer no mundo: segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão afeta mais de 350 milhões de pessoas, sendo a principal causa mundial de incapacidade. Existem tratamentos eficazes para a depressão e é de vital importância identificá-la e tratá-la a tempo com a ajuda de um profissional.

Curta metragem sobre a depressão

Uma das características principais da depressão é como ela afeta o humor de cada pessoa, a tal ponto que a pessoa que sofre de depressão encontre-se desmotivada e com falta de interesse para fazer atividades das quais gostava antes. Frequentemente confunde-se estar triste com estar depressivo, no entanto, a depressão é composta por mais sintomas e é muito mais disfuncional.

A tristeza não é depressão

A confusão pode acontecer em ambos os sentidos: pessoas que estão passando por um processo de depressão podem acreditar que se trata de um estado de tristeza, e por isso não dão maior importância ao caso. Em outro sentido, uma pessoa que está triste devido ao momento que está passando em sua vida tende a pensar que está depressiva.

Em ambos os casos é preciso compreender em que consiste a depressão, principalmente para poder tratar a pessoa com o respeito que ela precisa, e para que ela mesma possa entender o processo pelo qual está passando.

A tristeza é necessária e, além disso, age como um sinal para nos indicar algo importante que está acontecendo em nossa vida atual; ela se desenvolve de forma natural sob algumas circunstâncias, para que cuidemos de nós de uma forma mais profunda e significativa.

O que acontece quando a depressão aparece?

A depressão, além de exigir um grande trabalho pessoal, precisa também de uma intervenção profissional por parte de um psicólogo. Quando a depressão chega às nossas vidas, ela influencia e dificulta todos os âmbitos nos quais nos desenvolvemos; o afetivo, o laboral, o social, o familiar, etc.

Curta metragem sobre a depressão

No caso do protagonista do curta, Fallin Floyd, a depressão provoca sintomas como falta de concentração, alterações do sono e de apetite, cansaço prolongado, falta de esperança, desmotivação e baixa autoestima. Ele alimenta o estado depressivo através de vícios e comportamentos que contribuem para o seu mal-estar.

Detectar os sintomas da depressão o quanto antes contribui para que não permaneçamos sofrendo mais tempo do que o necessário, e para que os problemas não se tornem crônicos.  Se a depressão não for tratada a tempo por um profissional, ela pode se tornar mais resistente, aumentando sua gravidade e dificultando todo o processo de abordagem que precisa ser feito.

Entendendo a depressão

O fato de nós e as pessoas ao nosso redor entendermos este transtorno facilita todo o processo para que a pessoa que sofre de depressão não se sinta incompreendida; encarregue-se de seu processo, deixe-se ajudar e não se isole, piorando ainda mais os sintomas.

Deixar-se ajudar é um ato de coragem, de aceitação e respeito consigo mesmo.
Compartilhar

Este curta nos mostra, sob a figura do personagem principal e sua acompanhante (a depressão, caracterizada por uma mancha negra), alguns dos sintomas característicos e a deterioração que acontece em sua vida, até começar a cair fundo do poço.

Finalmente, vemos como ele recupera sua paixão e aprende de novo a desfrutar o que gosta, e a recuperar a sensação de prazer que antes o motivava. Assim, ele retoma suas esperanças e sua vontade de viver; recuperando sua alegria, e dando a si mesmo a oportunidade de cuidar de sua própria vida.

Recomendados para você