Deixar acontecer ou correr atrás?
Você com certeza já ouviu alguém dizendo que é importante correr atrás dos seus sonhos. Esse conselho é baseado na crença de que as coisas que você deseja estão bem longe, talvez até tentando fugir. E se você não usar toda a sua energia para correr atrás delas, você não vai alcançar seus sonhos.
Podemos dizer que essa ideia possui uma natureza energética YANG/Ativa, e gera sentimentos positivos de intensidade, adrenalina, entusiasmo; mas também sentimentos negativos de ansiedade, estresse, frustração.
Sua vida se transforma em uma verdadeira corrida interminável, onde cada desejo traz consigo uma batalha a ser vencida.
Por outro lado, algumas filosofias falam em “Deixar Acontecer” – como se a vida fosse um fluxo predefinido de acontecimentos do qual somos somente observadores – e nosso papel fosse apenas relaxar e contemplar enquanto as coisas tomam seu devido lugar.
Essa segunda abordagem possui uma natureza energética YIN/Passiva, e traz sentimentos positivos de calma, paz mental, compreensão; e também sentimentos negativos de desânimo, falta de entusiasmo, depressão.
Sua vida se torna um mero passeio sem objetivo, onde desejos são suprimidos e tudo se torna irrelevante.
Mas qual desses caminhos está correto?
Eu listei algumas vantagens e desvantagens nas duas abordagens, e a princípio elas parecem diametralmente opostas. Será que somos obrigados a escolher um caminho e aceitar os pontos negativos dele? Ou será que existe um outro caminho?
O terceiro caminho
Neste texto quero compartilhar a minha experiência com esse terceiro caminho. Algumas pessoas podem chamá-lo de “Caminho do Meio”, como se estivesse entre os dois. Mas eu considero que ele seja a soma dos dois caminhos, a união do YIN e do YANG.
Se o primeiro caminho é SEGUIR ATIVAMENTE e o segundo é DEIXAR FLUIR, então esse terceiro caminho é FLUIR ATIVAMENTE.
Vou dar um rápido exemplo para você entender a diferença entre os três caminhos:
Imagine que seu objetivo seja “Encher um Copo com Água”.
Se você está no caminho de “Correr Atrás”, vai pegar uma mangueira de bombeiro e espirrar a água no copo com força para atingir seu objetivo o mais rápido possível. O resultado é que um pouco de água realmente vai entrar no copo, mas muita água será desperdiçada em todas as direções. Você vai acabar todo molhado e o copo não vai estar cheio.
No caminho do “Deixar Acontecer”, você iria simplesmente esperar chover. Talvez a chuva encha o copo, talvez não. E depois disso a água vai evaporar, e o copo vai estar vazio novamente – e aí um dia a chuva vai encher outra vez… No fim das contas você não vai conseguir o que queria. E mesmo se conseguir, não vai aproveitar essa conquista.
Agora, se você seguir o terceiro caminho…
Vai simplesmente colocar o copo embaixo da torneira e abrir o registro – porque você sabe que a água naturalmente sempre flui pra baixo. Neste caso você não vai precisar de muito esforço para encher o copo: basta posicioná-lo no local correto e deixar a água fluir.
Esse caminho vai ser o mais eficiente, porque a gravidade vai fazer seu trabalho e você vai atingir seu objetivo com facilidade e sem desperdício.
Mas tem um problema: esse caminho só funciona se você conhecer a Lei da Gravidade (e acreditar que ela funciona).
Conhecendo as leis
No exemplo acima eu mostrei como os seus objetivos podem ser atingidos mais facilmente se você simplesmente entender as leis que regem o nosso mundo e usá-las a seu favor.
Assim como você compreende que a gravidade é um dos princípios da física que regem a matéria, é preciso aceitar que também existem Leis Naturais que governam todo o universo e também a sua vida. Podemos também chamá-las de Leis Universais.
Quando você sente que está investindo toda a sua energia e simplesmente não está conseguindo atingir seus objetivos, o que está acontecendo é que você não está compreendendo as Leis Universais – e talvez esteja até lutando contra elas.
Voltando para o nosso exemplo de antes, imagine alguém que simplesmente não acreditasse na Lei da Gravidade:
Ele poderia colar um copo de ponta cabeça no teto e tentar enchê-lo com uma mangueira espirrando a água para cima… É óbvio que nunca vai dar certo. A água bate no copo e cai de volta, porque a Gravidade funciona assim.
Mas quando você entende as leis do universo, sua vida fica muito mais fácil. Basta posicionar sua vida e seus objetivos de uma maneira que seja coerente com as leis, e o próprio funcionamento do universo vai cuidar do resto.
Isso é diferente de “Deixar Fluir” porque envolve energia ativa: você precisa compreender as leis, alinhar sua vida com elas, e aí sim ficar tranquilo enquanto as leis naturais fazem o trabalho duro por você. É a soma de energia ativa e energia passiva, YIN e YANG, Fluxo Ativo.
Mas, como eu disse, para fazer esse caminho funcionar, você precisa primeiro conhecer as Leis do Universo. Isso não é uma tarefa fácil, porque pouca gente as conhece – diferentemente das leis da física (que aprendemos na escola).
No entanto, se você souber onde procurar, vai conseguir aprender quais são as leis do universo e como elas funcionam. No final desse post eu fiz uma lista de livros e artigos que vão te ajudar muito!
Por ora, vou listar algumas das Leis que se mostraram muito claras para mim, e que tornaram minha vida muito mais fácil depois que comecei a viver em harmonia com elas.
Para te ajudar, vou dizer como cada lei funciona e como você pode viver de acordo com ela.
Lei do mentalismo
O universo é mental. Tudo o que existe no plano físico foi antes criado no plano mental. O que pode ser imaginado pode ser criado. Quando você forma um pensamento, o universo começa a manifestar aquela realidade em forma de oportunidades. Pensamentos se tornam matéria através do poder da ação.
Na prática
Aquilo que você pensa cria sua realidade. Alinhe seus pensamentos com a realidade que você deseja criar, identifique as oportunidades que se manifestam e use o seu dom da ação para trazê-las ao plano físico. Em outro post eu expliquei como funciona essa “fórmula secreta” para usar a lei do mentalismo e conseguir qualquer coisa que você deseje. Leia o post aqui.
Lei da unidade
Tudo está conectado. Cada escolha que você faz afeta o mundo inteiro, e isso não está sujeito à distância ou ao tempo. Também já escrevi um post que explica mais sobre esta lei.
Na prática
Compreenda o poder de cada decisão que você toma. Suas escolhas pessoais NÃO SÃO ESCOLHAS PESSOAIS – elas vão impactar todas as pessoas do mundo. Procure sempre fazer escolhas e buscar objetivos que sejam benéficos para todo o planeta.
Lei da vibração
Tudo é energia em vibração. Átomos, ondas sonoras, pensamentos, matéria. Cada coisa vibra em uma frequência específica, e essa frequência pode estar em ressonância ou em dissonância com outras coisas. Ressonância causa harmonia, dissonância causa conflito.
Na prática
Sintonize seus pensamentos e ações para que estejam em ressonância com aquilo que você deseja. Se você mudar sua frequência de vibração, automaticamente vai atrair as circunstâncias harmônicas e afastar as situações dissonantes. Quando perceber que está havendo atrito, conflito, preste atenção para ver quais são as diferentes frequências em dissonância.
Lei da correspondência
Assim no pequeno como no grande, assim na terra como no céu. O micro é igual ao macro. Um elétron gira em torno do núcleo do átomo assim como a Terra gira em torno do Sol. O mundo externo é igual ao mundo interno.
Na prática
A maneira como você faz uma coisa é a maneira como você faz todas as coisas, por isso faça com dedicação e perfeição as pequenas coisas – isso vai se refletir nas grandes coisas. Se está enfrentando grandes desafios, perceba que também existem pequenos desafios da mesma natureza. Lide com os pequenos desafios, e vai estar lidando com os grandes ao mesmo tempo. Cada ação e cada escolha, por menor que pareça, está alterando sua vida inteira e – pela LEI DA UNIDADE – o universo inteiro. Da mesma maneira, ao conhecer você mesmo, você estará conhecendo o universo.
Lei da causa e efeito
Tudo o que acontece tem uma causa, nada acontece por acaso. Você colhe o que planta, e toda energia que você emite também atrai energia de volta para você. Cada acontecimento é resultado de um acontecimento passado, e também age como a causa de um outro acontecimento futuro. Essa é também a lei do dar e receber, que expliquei em detalhes em um outro post.
Na prática
Compreenda sua responsabilidade com cada pensamento, cada palavra, cada ação. Nada passa despercebido, tudo causa um efeito. Perceba quais resultados você está criando em sua vida a cada momento.
Lei do ritmo
Assim como tudo vibra, tudo também respeita um ritmo. As marés do oceano, as estações da natureza, os ciclos de colher e plantar, as fases da lua, a ascensão e queda dos impérios. Perceba que nada disso é aleatório. O ritmo se aplica a tudo e pode também ser chamado de “fluxo e refluxo”.
Na prática
Aprenda a enxergar o ritmo e agir de acordo com ele. Geralmente quando há muito esforço e poucos resultados, significa que você está indo contra o ritmo. Está plantando quando deveria colher, está tentando colher quando deveria plantar. Olhe para o seu trabalho, seu relacionamento, sua saúde, seu dinheiro, e tente identificar o ritmo. Quando aprender isso, vai saber agir de acordo com a “estação”.
Lei do vácuo
O universo naturalmente preenche o vácuo. Quando você faz um buraco na água, o buraco é imediatamente preenchido com mais água. Da mesma maneira, quando você cria vácuo na sua vida, o universo automaticamente preenche esse buraco com energias da mesma vibração que a sua. Dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço; portanto é preciso criar vácuo para introduzir algo novo.
Na prática
Se você quer algo novo, precisa se desfazer de algo velho. Isso não se aplica só a coisas, mas também ideias, crenças, hábitos. Quando você sintoniza em um novo padrão de vibração, coisas antigas entrarão em dissonância. Ao escolher se livrar dessas coisas você irá criar vácuo, e naturalmente o universo preencherá esse vácuo com coisas que correspondem à sua nova frequência. Ao invés de correr atrás de um novo trabalho, novo relacionamento, ou novas experiências, alinhe sua vibração com o que você deseja e crie vácuo ao se livrar do que não serve mais. A lei do vácuo vai fazer com que isso aconteça sem grandes esforços.
[LIVRO] AS 7 LEIS ESPIRITUAIS DO SUCESSO – DEEPAK CHOPRA
[LIVRO] AS LEIS DINÂMICAS DA PROSPERIDADE
[LIVRO] O CAIBALION