5 maravilhosas frases de livros que você não esquecerá

5 frases de livros que você não esquecerá

7, outubro 2016 em Livros 1621 Compartilhados
5 maravilhosas frases de livros que você não esquecerá

Existem livros que lemos e que não deixam nenhuma marca na nossa memória, mas existem livros que, por mais que o tempo passe, são lembrados com carinho. Podemos nunca mais voltar a ler aquele livro especial, mas as suas frases são inesquecíveis, são parte de nós mesmos e são pequenos elos de uma cadeia em nossa memória para nos lembrarmos de quem somos.

É impossível esquecer um livro especial; ele faz parte da nossa vida, nossa forma de pensar e agir, e embora já o tenhamos lido várias vezes, de vez em quando o abrimos para ler algumas frases que nos emocionam.

Frases de livros: a memória escrita

Algumas frases falam de solidão, de morte, amor, paixão, infância e cada livro é um mundo em si mesmo; com eles crescemos e amadurecemos. Cada livro tem o seu momento e é ele quem vai escolher você.

Existem frases de livros que não é necessário reler porque estão gravadas no nosso coração e na nossa alma. Ler e aprender exige coragem, entusiasmo e ter uma mente aberta. Você está preparado?

A solidão das pessoas diferentes

“Os números primos são divisíveis por um e por si mesmos. Eles ocupam um lugar na série infinita de números naturais e estão, como todos os outros, espremidos entre outros dois números, embora estejam separados entre si. Eles são números suspeitos, solitários…”
-Paolo Giordano-

Paolo Giordano publicou em 2008 um belo livro intitulado “A Solidão dos Números Primos”. Partindo dessa metáfora ele nos fala da relação entre dois amigos, Mattia e Alice. Eles têm muita coisa em comum, mas parecem estar destinados a nunca se encontrarem no momento certo.

mulher-dormindo-sozinha

Esse sentimento pode estar presente na nossa vida em muitos aspectos: quando acreditamos que encontramos a pessoa certa para ter um relacionamento, mas essa pessoa não está preparada, quando encontramos os trabalho dos nossos sonhos, mas ele é dado para outra pessoa, e muitos outros desencontros.

Às vezes precisamos deixar ir uma pessoa ou uma situação para que algo novo e surpreendente aconteça na nossa vida. Deixar ir é complicado, mas isso não significa perder. Pelo contrário, o futuro nos mostrará que significa ganhar.

Não procurar e encontrar

“Andávamos sem nos procurar, mas sabendo que andávamos para nos encontrarmos.”
-Júlio Cortázar-

Em 1963 foi publicado “Rayuela”, um livro escrito por Júlio Cortázar que foi um marco na literatura e causou um pequeno terremoto na paisagem cultural da época. Rayuela é uma transgressão em termos de estrutura clássica do romance e quebrou todas as convenções que existiam na escrita. 

É um livro cheio de frases inesquecíveis para uma geração inteira de leitores. A frase que escolhemos nos lembra que, às vezes, quando não estamos procurando podemos encontrar situações muito interessantes. Muitas vezes insistimos em ir atrás das coisas sem perceber que se pararmos, essas mesmas coisas virão até nós.

Amor e desamor

“Não existe nada no mundo, nem homem e nem diabo, nem qualquer coisa que eu considere mais suspeita do que o amor, porque ele penetra profundamente na alma. Nada ocupa tanto espaço e amarra o coração como o amor. Por isso, quando você não têm armas para se defender dele, a alma cai na mais funda ruína.”
-Umberto Eco-

O livro “O Nome da Rosa” talvez seja um dos mais bonitos e mais conhecidos da literatura e do cinema. É um livro que nos conta uma história de assassinatos misteriosos e uma história de amor entre o monge franciscano Adso e uma jovem misteriosa.

sereia-mar

Esta frase é uma das mais conhecidas e fala do amor como um sentimento universal. Podemos nos apaixonar inesperadamente, o amor nos domina e em seu nome fazemos coisas inimagináveis. Mas o amor também tem o seu lado obscuro: o desamor, esse abandono que sentimos quando a pessoa que amamos não nos corresponde.

A lembrança

“Muitos anos mais tarde, em frente ao pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendia recordaria aquela tarde quando o seu pai o levou para conhecer o gelo.”
-Gabriel Garcia Márquez-

“Cem anos de Solidão” é um livro famoso e inesquecível, do vencedor do prêmio Nobel de Literatura, Gabriel Garcia Márquez. Começa com a bela frase acima que nos conta o começo e o final da história e nos provoca uma profunda reflexão.

Em certos momentos da vida, é importante parar para pensar e refletir sobre o que pensamos, sobre o que esquecemos, reviver todo o aprendizado que as experiências nos trouxeram ao longo dos anos e seguir em frente sem cometer os mesmos erros.

A infância

“As pessoas mais velhas não conseguem entender nada por si só, e é muito chato para as crianças dar explicações repetidas vezes.”
-Antoine de Saint Exupéry-

“O Pequeno Príncipe” é definitivamente um livro que contém pensamentos profundos em frases muito simples. É um hino à infância, ao amor, à criatividade e à paixão pelas pequenas coisas. Um livro atual até hoje apesar de ter sido escrito há muitos anos.

criança-com-asas-e-tartaruga

Entre todas as frases famosas, as citações do Pequeno Príncipe têm a sua luz própria. A frase que escolhemos é uma das frases de livros que nos leva a refletir sobre a criatividade que temos quando somos crianças e que vamos perdendo ao longo da vida. Resgatar a nossa criança interior é recriar, sentir, perder o medo e recuperar a vontade de voar. Você tem coragem?