Depressão, a doença da alma – A mente é maravilhosa

Depressão, a doença da alma

agosto 19, 2015 em Psicologia 878 Compartilhados
depressão

“Tudo perdeu o sentido em minha vida, nada mais me interessa, nada me surpreende e me sinto vazio. A solidão percorre meu corpo e alma, e perdi o interesse por tudo o que gostava e me fazia feliz: ler, ouvir música, fazer amor, viajar e ter disposição para trabalhar.

Como e durmo em excesso e às vezes passo noites inteiras sem dormir. Não quero ver ninguém, não quero falar com ninguém, todo mundo me aborrece, porque estou cansado de mim mesmo. Mesmo não tendo coragem de me matar, às vezes penso que seria melhor fechar os olhos e não acordar nunca mais.

Choro muitas vezes pensando que a minha vida não vale a pena. “O que estou fazendo aqui?” Sinto que fracassei no trabalho, fracassei novamente no amor, sinto que ninguém me valoriza e que minha vida perdeu o sentido.”

Este artigo foi inspirado na entrevista do ator Wily Toledo em um programa de televisão. Foi um depoimento emocionante de como ele conseguiu superar a depressão.

Parei o que estava fazendo porque suas palavras me atingiram. Escutei e tentei compreender seu testemunho: um depoimento honesto que alguém que já sofreu ou sofre de depressão poderá se identificar.

Esperamos que essa sua exposição pública e este artigo possam ajudar algumas pessoas que estejam sofrendo com a depressão.

Como superar a depressão

Como superar a depressão?

O amor dos seus entes queridos e a ajuda de um profissional o ajudarão a sair desse poço escuro. Não é fácil superar a depressão, mas não é impossível.

          Vivemos em um mundo em que as coisas não acontecem da forma como gostaríamos e acabamos perdendo o sentido de tudo, até da nossa própria vida.

Devemos acreditar que tudo pode mudar a qualquer momento. O céu hoje está escuro, mas amanhã o sol voltará a brilhar. Sem perceber, podemos encontrar respostas inesperadas através do sorriso de uma criança, passeando num parque florido na primavera ou encontrando alguém especial.

Com a ajuda de um profissional, poderá elaborar um plano personalizado para voltar a ser o que era antes.

Abaixo, damos algumas sugestões que podem ajudá-lo a superar a depressão.

1- Caminhar ou passear entre 15 e 30 minutos por dia.

2- Ler algo que traga positividade para sua vida.

3- Reunir os amigos ou os familiares pelo menos uma vez por semana.

4- Realizar uma atividade agradável, como jantar fora ou ir ao cinema, uma vez por semana.

5- Elaborar uma lista de objetivos.

6- Esquecer o passado.  O futuro está repleto de boas surpresas.

7- Fazer atividades prazerosas, como cozinhar, trabalhos manuais, etc.

8- Meditar alguns minutos por dia. A meditação ajuda a mudar nossa mente e nossos pensamentos.

9- Fazer exercícios físicos: se não gostar, dance em casa, faça alguma atividade ao ar livre.

10- Não se preocupar tanto; cedo ou tarde encontrará a solução dos seus problemas.

11- Fugir da solidão. Peça a um amigo ou familiar para dar um passeio e conversar.

12- Escutar músicas alegres. A música ajuda o cérebro a produzir endorfinas.

13- Agradecer pelas coisas boas que tem em sua vida. Deixe a alegria fazer parte do seu cotidiano e olhe a vida com positividade e fé.

É difícil entender as sutilezas da alma, mas é importante se conscientizar de que toda doença emocional merece respeito e tratamento adequado. Se você não consegue encontrar a cura para a depressão, procure ajuda especializada.

Recomendados para você