Descubra o segredo para ser mais feliz – A mente é maravilhosa

Descubra o segredo para ser mais feliz

fevereiro 10, 2016 em Psicologia 2 Compartilhados
Ser mais feliz

É possível aprender a ser feliz

Ser feliz atualmente é um assunto que nos preocupa porque aumentou nossa expectativa de vida e temos mais tempo. Por esse motivo é importante aprender o segredo da felicidade.

Foram realizadas muitas pesquisas e atualmente se sabe que 50% da felicidade depende de fatores como crenças e hábitos e que, portanto, é possível ensinar a felicidade.

Desde o ano de 2006 existe na Universidade de Harvard uma matéria para ensinar a ser feliz, que se tornou a mais apreciada pelos estudantes.

As aulas são dadas por Tal Ben-Shahar, um israelense especialista em psicologia positiva, e se baseiam em uma série de pesquisas e estudos de campo sobre as características que permitem ser mais feliz.

Ser mais feliz

O segredo da felicidade

O psicólogo e escritor americano Martin Seligman, pai da psicologia positiva, sustenta que para alcançar a felicidade é necessário trabalhar em três dimensões:

  • A vida gratificante. Quer dizer, cobrir nossas necessidades básicas.
  • A boa vida. Descobrir nosso potencial e desenvolvê-lo para nos sentirmos realizados.
  • A vida com sentido. Dedicar nosso potencial para contribuir com a felicidade dos outros.

Portanto, trata-se de se focar nas emoções positivas.

5 chaves para ser feliz

Seligman realizou um estudo da felicidade e de por que uma pessoa é feliz, e chegou a cinco pontos fundamentais:

1. Emoções positivas

Esta dimensão se reflete na quantidade de palavras positivas que dizemos e nas emoções positivas que sentimos com o passar do dia. Quanto maior for o número de emoções positivas, maior será o nosso bem-estar.

Nosso nível de felicidade depende da interpretação que fazemos dos fatos externos e não destes em si mesmos. Não se pode controlar o que acontece (perder um emprego, a morte de um ser querido, um término amoroso), mas é possível controlar o que sentimos e a maneira como confrontamos essas situações.

Ter o controle sobre nossas emoções é uma peça chave de nossa felicidade.

“99% de tudo o que preocupa as pessoas são coisas que não aconteceram nunca,  nem acontecerão”
-Emilio Duró-

2. Compromisso

Quanto estamos realizando um trabalho ou uma tarefa com a qual realmente nos sentimos comprometidos, não temos noção do tempo e desfrutamos; por isso quanto mais nos comprometermos com o que fazemos, maior será a nossa felicidade.

3. Relações positivas

Os seres humanos são seres sociais e como tais cultivamos relações continuamente. Portanto, ter relações saudáveis e construtivas nos ajuda a ter um maior bem-estar.

4. Ajudar

Pertencer a algo maior que nós mesmos é um dos passos para desenvolver a felicidade. Seligman sustenta que ajudar alguém gera mais felicidade do que comprar coisas.

5. Ganho

Ter objetivos e alcançá-los, sentir que temos um caminho a seguir, que dependemos de nós mesmos e nos apoiamos em nossas crenças e forças é uma parte indiscutível da felicidade.

Diversão para ser mais feliz

13 conselhos para ser mais feliz

As aulas de Tal Ben-Shahar na Universidade de Harvard são chamadas de  “Maior felicidade” e nela são entregues 13 conselhos para sermos mais felizes, que são os seguintes:

1. Fazer exercício

Durante a atividade física o cérebro produz um tipo de hormônio, as endorfinas, que proporciona uma sensação de calma e bem-estar. Não é necessário um exercício intenso, basta só caminhar rápido durante 20 ou 30 minutos por  dia.

2. Café da manhã

Muitas pessoas não tomam o café da manhã porque não têm tempo ou porque não querem engordar, mas tomar café da manhã nos ajuda a ter mais energia, a pensar e a desenvolver atividades de forma mais comprometida.

3. Agradeça

Agradecer cria empatia entre as pessoas. Dizer obrigado significa reconhecer as coisas e valorizar os atos dos outros.

Pense em 10 coisas que o façam feliz em sua vida e pelas que se sinta agradecido e faça uma lista com elas.

Gratidão para ser mais feliz

4. Seja assertivo

Peça o que quiser e diga o que pensa, com educação e respeito. Tirar de dentro de nós o que pensamos e sentimos nos ajuda a sermos mais felizes. Aguentar tudo que nos dizem e nos calarmos amarga nossa vida.

5. Gaste seu dinheiro em experiências, não em coisas

Estudos demonstraram que 75% das pessoas se sentiam mais felizes quando investiam em viagens e cursos do que quando investiam em comprar coisas.

6. Alimente-se bem

Levamos uma vida muito rápida em que, às vezes, descuidamos da nossa dieta. É necessário não pular nenhuma refeição e ser consciente do que comemos.

Saber como nos alimentamos, com que alimentos e de que forma eles afetam o nosso corpo, são aspectos fundamentais e necessários para que nos sintamos melhor.

7. Enfrente os seus objetivos

Estabeleça um planejamento semanal para ir cumprindo seus objetivos e dessa forma você poderá seguir sempre em frente e evitar a ansiedade.

8. Escute música

A música acorda nossos desejos de cantar e dançar e nos faz sentir bem.

9. Aceite os fracassos

Os fracassos são parte da vida; é necessário aprender com eles e seguir em frente.

10. Rodeie-se de boas lembranças

Cole frases, lembranças e fotos agradáveis de quem você ama por todos os lados, na geladeira, no seu escritório. cerque-se de coisas que lhe tragam à mente momentos bonitos.

11. Cuide da sua aparência

41% das pessoas sustentam que se sentem mais felizes quando se veem bem. Olhe no espelho e atreva-se a gostar do que vê.

12. Seja amável e sorria

Sorria sempre e seja  amável com os outros. Um simples sorriso muda o estado de ânimo e a maioria das pessoas o valorizará e o tratará melhor.

13. Cuide da sua postura

Caminhar direito, com os ombros para trás e a visão para a frente ajuda a manter um bom estado de ânimo.

“Suspeitei alguma vez que a única coisa sem mistério é a felicidade, porque se justifica por si só.”
-Jorge Luis Borges- 
Recomendados para você