É possível aprender a ser feliz
Ser feliz atualmente é um assunto que nos preocupa porque aumentou nossa expectativa de vida e temos mais tempo. Por esse motivo é importante aprender o segredo da felicidade.
Foram realizadas muitas pesquisas e atualmente se sabe que 50% da felicidade depende de fatores como crenças e hábitos e que, portanto, é possível ensinar a felicidade.
Desde o ano de 2006 existe na Universidade de Harvard uma matéria para ensinar a ser feliz, que se tornou a mais apreciada pelos estudantes.
As aulas são dadas por Tal Ben-Shahar, um israelense especialista em psicologia positiva, e se baseiam em uma série de pesquisas e estudos de campo sobre as características que permitem ser mais feliz.
O segredo da felicidade
O psicólogo e escritor americano Martin Seligman, pai da psicologia positiva, sustenta que para alcançar a felicidade é necessário trabalhar em três dimensões:
- A vida gratificante. Quer dizer, cobrir nossas necessidades básicas.
- A boa vida. Descobrir nosso potencial e desenvolvê-lo para nos sentirmos realizados.
- A vida com sentido. Dedicar nosso potencial para contribuir com a felicidade dos outros.
Portanto, trata-se de se focar nas emoções positivas.
5 chaves para ser feliz
Seligman realizou um estudo da felicidade e de por que uma pessoa é feliz, e chegou a cinco pontos fundamentais:
1. Emoções positivas
Esta dimensão se reflete na quantidade de palavras positivas que dizemos e nas emoções positivas que sentimos com o passar do dia. Quanto maior for o número de emoções positivas, maior será o nosso bem-estar.
Nosso nível de felicidade depende da interpretação que fazemos dos fatos externos e não destes em si mesmos. Não se pode controlar o que acontece (perder um emprego, a morte de um ser querido, um término amoroso), mas é possível controlar o que sentimos e a maneira como confrontamos essas situações.
Ter o controle sobre nossas emoções é uma peça chave de nossa felicidade.
“99% de tudo o que preocupa as pessoas são coisas que não aconteceram nunca, nem acontecerão”
2. Compromisso
Quanto estamos realizando um trabalho ou uma tarefa com a qual realmente nos sentimos comprometidos, não temos noção do tempo e desfrutamos; por isso quanto mais nos comprometermos com o que fazemos, maior será a nossa felicidade.
3. Relações positivas
Os seres humanos são seres sociais e como tais cultivamos relações continuamente. Portanto, ter relações saudáveis e construtivas nos ajuda a ter um maior bem-estar.
4. Ajudar
Pertencer a algo maior que nós mesmos é um dos passos para desenvolver a felicidade. Seligman sustenta que ajudar alguém gera mais felicidade do que comprar coisas.
5. Ganho
Ter objetivos e alcançá-los, sentir que temos um caminho a seguir, que dependemos de nós mesmos e nos apoiamos em nossas crenças e forças é uma parte indiscutível da felicidade.