Você sabe como é o desenvolvimento do bebê de 9 meses?

Como é o desenvolvimento do bebê de 9 meses?

fevereiro 4, 2018 em Psicologia 92 Compartilhados
Você sabe como é o desenvolvimento do bebê de 9 meses?

O desenvolvimento do bebê nunca para. O bebê de 9 meses está passando por uma fase de aventura e descobrimento. Cada dia é um passo mais, um progresso acumulado para chegar ao topo. Um topo que significa que nosso pequeno já pode andar, falar, brincar com as outras crianças, se relacionar, aprender… Enfim, toda aquela infinidade de conquistas que os seres humano obtêm, principalmente quando contam com um ambiente que facilita esse progresso.

Como já comentamos em artigos passados, esses marcos do desenvolvimento do bebê são aproximados na sua localização no tempo. É importante frisar que cada bebê tem seu próprio ritmo. Talvez uns demorem mais para fazer alguma coisa, enquanto outros já tenham começado a fazer o mesmo precocemente.

Por isso, não devemos nos preocupar demais nem forçar os bebês a realizar essas conquistas. O pediatra é o profissional que vai nos acompanhar nesse caminho e ele vai nos ajudar a resolver todas aquelas dúvidas que tivermos em relação ao crescimento do nosso bebê.

O bebê de 9 meses e o explorador que carrega dentro de si

Quando os bebês chegam ao nono mês de vida podemos encontrar neles um verdadeiro explorador. Explorador do mundo, da casa, das pessoas que convivem com ele. Nós estamos diante de uma criatura que quer ver e tocar tudo, sem deixar um cantinho sequer sem exploração.

Ficar no colo já não combina mais com eles. Agora o bebê de 9 meses quer explorar o mundo no chão, sentindo tudo com as mãos. O engatinhar se transforma na sua maneira de se movimentar, às vezes com uma velocidade que nos deixa surpresos. Ser uma criatura “livre”, exploradora e que engatinha por aí pode fazê-los ser, às vezes, um pouco imprudentes.

Por isso é preciso ter especial cuidado nessa fase do crescimento do nosso bebê. É preciso estar atento e vigilante às andanças do pequeno. É importante também preparar a casa para que seja um lugar mais seguro, já que nosso bebê vai querer percorrê-la.

Criança pequena com seu ursinho

Ser explorador envolve certos riscos que precisamos minimizar

Como os pequenos podem se levantar buscando apoios ou, às vezes, até mesmo sem apoio, precisamos levar as medidas de precaução ao extremo. Evidentemente, devemos colocar tampas próprias nas tomadas. Podemos colocar os objetos de valor, ou que podem se quebrar se o bebê os alcançar, no alto dos móveis.

Se nossa casa tem escadas será necessário colocar grades. Precisamos ter cuidado com as caixas que o bebê consegue alcançar, pois ele vai abrir e tirar o que tiver lá dentro sem pensar duas vezes.

Também estaremos diante de um grande charlatão e imitador de sons. É divertido ver como imitam nossos tons de sons. Como moldam cada som até o ponto em que realmente parece que estão mantendo uma conversa bastante interessante.

Imitam nossos tons de voz e se divertem brincando com os sons

Nosso pequeno pode pronunciar sua primeira palavra nesse momento do desenvolvimento… se ainda não tiver feito isso, é claro. Às vezes essa palavra não é nem mamãe nem papai, mas qualquer outra. Porém, é uma palavra que tem sentido e que ele conseguiu aprender e pronunciar.

Suas “conversas” se enchem de sons que imitam dos pais ou de animais, e até alguns gritinhos. Eles gostam de brincar com a voz e com as possibilidades que esta permite. Gostam mais ainda dos estímulos sonoros e visuais.

O bebê é como uma esponja, e nós somos sua maior referência, seu modelo a seguir. (Que responsabilidade tão grande!). Por isso nós podemos ajudar os pequenos no crescimento, estimulando toda a explosão de habilidades e capacidades que nos mostram dia após dia.

Bebê de nove meses

Como estimular seu bebê de 9 meses

Em relação à fala, podemos mostrar objetos ou animais e dizer o nome, enquanto o bebê nos olha. Dessa maneira, ele pode imitar os movimentos que fazemos com a boca e associá-los mais facilmente com o objeto para o qual estamos apontando.

Todas as brincadeiras que estiverem relacionadas a tirar e colocar objetos em recipientes são divertidas para eles. Isso ajuda os bebês no que se refere às noções espaciais. Também estaremos estimulando as relações de causa e efeito que tanto lhes ajudarão a prever o que acontece ao seu redor.

Como podemos observar, estamos em um mês muito rico em relação ao desenvolvimento do bebê e um mês com um imenso potencial para ajudá-los no processo de crescimento. Esse bebê de 9 meses não para de nos surpreender! E esse é só o começo…

Recomendados para você