Dez minutos de exercício por dia o deixarão mais feliz

março 19, 2019
Você acha que é verdade que dez minutos de exercício por dia o deixarão mais feliz? Descubra o que a ciência diz sobre isso.

A ciência está em constante evolução e movimento. É como uma espécie de organismo vivo que todos os dias nos mostra um pouco mais como é o mundo, a vida e o próprio corpo. Tanto é assim que agora confirma que apenas dez minutos de exercício por dia o deixarão mais feliz.

Todo mundo conhece os benefícios do esporte e da atividade física. No entanto, o que descobrimos para completar essa ideia é que, com muito pouco, podemos obter muito.

Com pouco tempo de exercícios, o nosso corpo é capaz de liberar hormônios que estão associados ao bem-estar. Dessa forma, produzem uma sensação maravilhosa capaz de gerar alegria e felicidade.

O estudo que afirma que dez minutos de exercício por dia o deixarão mais feliz

O estudo em questão foi desenvolvido pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Um grupo de cientistas mergulhou na exploração da relação entre as emoções positivas e o exercício físico; especialmente focado em pessoas saudáveis a nível psicológico.

Até agora, sabíamos que pessoas fisicamente ativas desenvolviam uma grande capacidade de reduzir o risco de sofrer de ansiedade e depressão. Agora, com este novo trabalho, foi demonstrado um impacto positivo e saudável do exercício moderado no dia a dia.

Ou seja, você não precisa demorar horas na academia ou fazer uma longa caminhada todos os dias em um ritmo acelerado. No entanto, isso não significa que seja algo negativo; significa que com muito menos você poderá obter um ótimo resultado a nível emocional.

Mulher se alongando

O desenvolvimento do estudo

Para demonstrar esse resultado, a equipe de pesquisa analisou os dados de mais de meio milhão de pessoas através de 23 estudos que relacionavam felicidade e exercícios, realizados desde 1980.

Analisando ​​os dados, e observando que os participantes dos vários estudos pertenciam a diferentes grupos socioeconômicos e étnicos, foram capazes de chegar a essa conclusão. A comparação entre pessoas sedentárias e fisicamente ativas que se exercitavam apenas uma vez por semana ou dez minutos por dia demonstrou a melhoria do seu nível de satisfação com a vida.

Entre os dados obtidos, descobrimos que uma pessoa que faz uma hora e quarenta minutos de exercício por semana tem 20% mais chances de ser feliz. Esse percentual aumenta junto com o aumento da frequência da atividade física. Chega a 29% entre aqueles que praticam duas ou três horas por semana e a 52% entre aqueles que excedem três horas por semana de atividade física.

Se extrapolarmos esses números por semana, teremos um fato interessante: dez minutos de exercício por dia o farão mais feliz. No entanto, para que o efeito seja consistente, você deve permanecer constante.

Mais dados interessantes

Os autores do estudo, liderado pelo professor Weiyun Chen, ficaram surpresos com os dados obtidos. Com apenas dez minutos por dia, há uma grande propensão a se sentir mais feliz. Portanto, como observamos nas declarações de Chen na publicação do estudo na revista especializada The Journal of Happiness Studies, as pessoas que se exercitam, ainda que de forma moderada, têm uma grande tendência à felicidade.

Para explicar a relação entre felicidade e atividade física é preciso considerar vários fatores. Entre os mais importantes, os autores destacam a sensação de bem-estar produzida por um corpo saudável e as interações sociais que ocorrem durante o exercício.

Outros especialistas afirmam que o esporte permite perder peso, o que ajuda a melhorar a autoestima e a autoimagem dos indivíduos. Isto é, acrescenta mecanismos cognitivos aos seus benefícios.

Homem correndo

Outros benefícios do esporte

Os especialistas em saúde relatam a importância do esporte por várias razões adicionais. Por exemplo, ajuda a se concentrar na atividade, o que afasta o ruído mental e os pensamentos negativos.

Envolve também a liberação de hormônios, principalmente serotonina, dopamina e endorfina. Esses três neurotransmissores trazem calma, uma sensação de prazer e um estado de euforia, respectivamente, e têm um efeito imediato.

Você imaginava que dez minutos de exercício por dia o deixariam mais feliz tão facilmente? Com um pouco de constância, sentir-se melhor é relativamente simples. Tudo está em nossas mãos e em nosso corpo.

“A glória é ser feliz. A glória não é ganhar aqui ou ali. A glória é apreciar a prática, aproveitar todos os dias, gostar de trabalhar duro, tentar ser um jogador melhor do que antes”.
– Rafael Nadal-