Neurociência

A neurociência oferece cada vez mais respostas novas e fascinantes sobre o nosso comportamento. Nesta seção faremos uma viagem pelas bases neurobiológicas e bioquímicas do cérebro. Você vai entender como as emoções, comportamentos e até determinadas doenças se orquestram. Compartilhamos as últimas descobertas e pesquisas relacionadas a medicamentos e neuropsiquiatria de forma simples e apaixonante.

V.S. Ramachandran: um gênio da neurociência

Hoje, vamos fazer uma pequena incursão pela vida e o trabalho de V.S. Ramachandran, um nome de peso no campo da neurociência. Ele ficou famoso por seus conhecimentos e sua divulgação nos campos da neurologia comportamental e da psicofísica visual.…

O que são as experiências fora do corpo?

As experiências fora do corpo incluem um conjunto de fenômenos tão fantásticos quanto complexos. Imagine ver seu corpo de fora ou ter a sensação de flutuar. Essas são algumas das sensações que compõem esse fenômeno. No entanto, apesar de por…

Podemos herdar o conhecimento?

Uma pesquisa recente realizada na Universidade de Tel Aviv acabou de contestar um dos princípios básicos da biologia: a barreira de Weismann. Este estudo é o primeiro passo para pesquisas futuras sobre a herdabilidade do conhecimento, ou seja, abre as…

O viés da negatividade segundo a ciência

Os seres humanos têm uma certa tendência a pensar naquilo que não deu tão certo em vez de refletir sobre os aspectos que funcionaram. Por isso, nossas lembranças agradáveis e positivas podem ficar manchadas por simples encontros desagradáveis. É a…

Pregabalina: o que é e como é utilizada?

A pregabalina, também comercializada como Lyrica, é um antiepilético utilizado para o tratamento da dor neuropática em transtornos como a neuropatia diabética e a neuralgia pós-herpética. Atualmente, a dor neuropática é um dos grandes desafios das unidades de saúde. Isso…

Agomelatina: um antidepressivo diferente

A agomelatina é um antidepressivo eficaz, com ótimas taxas de resposta e remissão. Apresenta um bom perfil de segurança e é bem tolerado. Sua novidade, e diferença em relação a outros antidepressivos, reside em sua influência no ritmo circadiano. A…

Ganho de peso associado aos psicofármacos

O ganho de peso associado aos psicofármacos é um dos efeitos colaterais que mais preocupam os pacientes. Portanto, esta é uma questão delicada que devemos levar em conta e tratar com uma atenção especial. As alterações no peso corporal são muito…

Bulbo olfatório: funções e características

Os aromas nos levam a mundos encantadores, especialmente aqueles relacionados à memória. Através deste maravilhoso sentido, não apenas evocamos lembranças, mas também tomamos decisões importantes em nosso dia a dia. Neste artigo, queremos destacar uma parte essencial desse sentido: o…

O que acontece com o cérebro antes da morte?

Um dos grandes mistérios da humanidade é saber o que acontece com o cérebro antes da morte. Embora cientistas do mundo todo tenham tentado encontrar a resposta, as conclusões sobre o que acontece com o nosso cérebro quando morremos ainda não…

Plasticidade neuronal: características e tipos

O termo plasticidade neuronal faz referência à capacidade que o sistema nervoso tem de se modificar, tanto funcional quanto estruturalmente, em resposta ao passar do tempo ou a lesões. De maneira coloquial, a plasticidade é conhecida como a propriedade que…

Encefalinas, neurotransmissores que combatem a dor

O papel das encefalinas na transmissão da dor foi estudado durante mais de três décadas. Estes hormônios atuam como neurotransmissores, fazendo com que os neurônios se comuniquem entre eles. A encefalina é um hormônio produzido em determinadas regiões do encéfalo,…

7 formas de produzir neurônios em qualquer idade

Muitas pessoas pensam que vamos perdendo neurônios com a idade de maneira irremediável e irreversível, mas este cenário catastrófico não é completamente verdadeiro. Na verdade, é possível produzir novos neurônios. A neurogênese (formação de novos neurônios) continua ocorrendo no cérebro…

Síndrome disexecutiva: quando o lobo frontal falha

A síndrome disexecutiva é o resultado de um esforço para classificar as alterações cognitivo-comportamentais causadas ​​por um dano cerebral. Essa síndrome é consequência de um dano no lobo frontal, mais especificamente nas regiões pré-frontais. As funções executivas mais complexas são…