Neurociência

A neurociência oferece cada vez mais respostas novas e fascinantes sobre o nosso comportamento. Nesta seção faremos uma viagem pelas bases neurobiológicas e bioquímicas do cérebro. Você vai entender como as emoções, comportamentos e até determinadas doenças se orquestram. Compartilhamos as últimas descobertas e pesquisas relacionadas a medicamentos e neuropsiquiatria de forma simples e apaixonante.

Mesencéfalo: características e funções

O mesencéfalo é uma parte essencial do sistema nervoso. É ele que possibilita que várias funções do nosso organismo ocorram. É uma das estruturas do cérebro que se comunica com as principais partes do sistema nervoso central. Ele está localizado…

Segundo a ciência, a sorte realmente existe

A sorte existe? Amuletos, pedras de energia, trevos de 4 folhas, bater na madeira, velas coloridas, cruzar os dedos, etc., são fatores capazes de atraí-la? Aspectos como passar embaixo de uma escada, o número 13, ver um gato preto, etc.,…

Uma visão do tempo a partir da ciência

Desde os tempos antigos, o ser humano tenta desenvolver uma visão do tempo e medi-lo, desde os primeiros calendários lunares até a invenção dos relógios. Sempre precisamos de mecanismos mais ou menos complexos para nos posicionarmos no mundo em relação…

O que é a psiquiatria biológica?

A psiquiatria biológica ou a biopsiquiatria é um ramo da psiquiatria que tenta compreender os transtornos mentais, concentrando sua atenção no funcionamento do sistema nervoso. É interdisciplinar em sua abordagem e se baseia em ciências como a neurociência, a psicofarmacologia,…

O que é a memória declarativa?

Para fins teóricos, a memória é dividida em memória não declarativa ou procedimental, relacionada com a aprendizagem de habilidades, e em memória declarativa. Na memória não declarativa armazenamos procedimentos como, por exemplo, dirigir, andar de bicicleta ou fazer as tarefas…

As 97 áreas do cérebro que não conhecemos

Os estudos sobre o cérebro são fascinantes. Quanto mais os cientistas investigam, mais perguntas e surpresas aparecem. Uma prova disso é o recente mapa cerebral que alguns cientistas da Universidade de Washington fizeram. Esse mapa mostra que ainda há 97…

Neurobiologia do alcoolismo

O álcool é a droga legalizada mais consumida no mundo, gera uma grande carga social e econômica para a sociedade e é capaz de causar dependência física e psicológica. Segundo a OMS, o alcoolismo afeta 140 milhões de pessoas no…

Neuroestética: ciência para entender a arte

Durante séculos, perguntas como “O que é arte?”, “Como percebemos a beleza?” e “O que determina que algo seja bonito?” têm inspirado muitas reflexões. Há cerca de dez anos, a neuroestética surgiu para decifrá-las. Esta disciplina recente, também chamada de…

Classificação do método científico

Um método é uma forma de alcançar um objetivo, e define como uma atividade é organizada. Como meio de cognição, é a forma mais utilizada para refletir, no pensamento, o objeto de estudo. Na metodologia, a classificação do método científico…

A neurociência da vingança

A neurociência da vingança diz que há pessoas que, longe de virar a página depois de uma decepção, uma rejeição ou o que elas interpretaram como uma injustiça, alimentam esse ódio chegando até mesmo a planejar uma forma de devolver…

Telencéfalo: características e funções

O cérebro se divide em diversas partes, e uma delas é o telencéfalo. Trata-se da estrutura mais ampla, anterior e superficial do cérebro. Seu nome faz referência a uma das formações que são geradas durante o desenvolvimento, já que faz…

O que acontece em nossos neurônios durante o sono?

Quando dormimos mal, geralmente nos sentimos cansados, exaustos e mentalmente mais lentos… Descansar de forma inadequada pode ter consequências graves para a nossa saúde física e psicológica. É por isso que dormir bem é fundamental, além de essencial para todo…

Intestino e cérebro: como se relacionam?

Sabe-se há muito tempo que intestino e cérebro estão intimamente ligados. No entanto, até agora pensava-se que esta relação era em uma única direção: cérebro-intestino. O que muitos médicos e pesquisadores estão demonstrando atualmente é que essa relação pode ser…

Grupo mínimo, o experimento de Jane Elliot

O paradigma do grupo mínimo, de Jane Elliot, deu forma a um método da psicologia social. Ele se baseia no estabelecimento de diferenças entre pessoas com o objetivo de estabelecer grupos separados. Trata-se de uma técnica que serve para demonstrar…