Neurociência

A neurociência oferece cada vez mais respostas novas e fascinantes sobre o nosso comportamento. Nesta seção faremos uma viagem pelas bases neurobiológicas e bioquímicas do cérebro. Você vai entender como as emoções, comportamentos e até determinadas doenças se orquestram. Compartilhamos as últimas descobertas e pesquisas relacionadas a medicamentos e neuropsiquiatria de forma simples e apaixonante.

Como o cérebro funciona enquanto estamos lendo?

Como o cérebro funciona enquanto estamos lendo? A leitura é uma atividade muito estimulante para o cérebro e traz muitos benefícios a curto e longo prazo, como reduzir o estresse, melhorar a qualidade do sono, aumentar o nosso vocabulário e…

Os efeitos da cocaína no cérebro

Você sabe quais são os efeitos da cocaína no cérebro? Trata-se de uma das drogas mais consumidas no mundo, e desde os anos 1980 ela vem causando um verdadeiro problema sanitário na área da toxicodependência. Essa substância, sintetizada a partir…

Neurobiologia da decepção: a dor mais duradoura

A neurobiologia da decepção nos demonstra, mais uma vez, que há aspectos das nossas vidas que o cérebro sente de maneira particularmente dolorosa. Por alguma razão que desconhecemos, nas experiências em que perdemos oportunidades ou quando a confiança em alguém…

5 benefícios de aprender idiomas para o cérebro

É claro que são muitos os benefícios de aprender idiomas diferentes da língua nativa, mas a questão virou quase uma necessidade nos últimos anos, principalmente no que diz respeito ao contexto profissional. Além de ser uma habilidade que nos destaca…

O cérebro dos neandertais

Os neandertais (Homo neanderthalensis) são uma espécie extinta do gênero Homo que conviveu com os seres humanos (Homo Sapiens) durante muito tempo. Foi durante toda a segunda metade do Pleistoceno, entre 230.000 e 28.000 anos atrás. Eles se espalharam por…

Os efeitos do calor no rendimento cognitivo

Uma pesquisa científica realizada pela Universidade de Harvard encontrou evidências de que o calor tem efeitos no nosso rendimento cognitivo. O estudo revelou que quem tem um aparelho de ar condicionado no ambiente de estudo tem um desempenho melhor em…

A neuropsicologia do envelhecimento

Todos nós envelhecemos. Gostando ou não, sabemos que nossas células envelhecem com o tempo e que tanto a nossa aparência física quanto a nossa cognição vão mudando com os anos. Um dos campos que se ocupam de estudar essas mudanças…

Monoaminas: o que são e quais são as suas funções?

Os neurotransmissores são essenciais para o nosso bem-estar. Graças a eles, nosso cérebro se comunica com outras partes do nosso corpo. As monoaminas estão incluídas na classificação neurofisiológica dos neurotransmissores. A principal característica das monoaminas é que são distribuídas por…

O overtraining leva a uma maior impulsividade

A atividade física traz muitos benefícios para o corpo e a mente. Graças a ela, melhoramos o condicionamento físico, a força e o tônus muscular, o sistema cardiovascular e até a nossa capacidade cognitiva. No entanto, o excesso de exercícios…

As orexinas e a sua influência no sono e na alimentação

As orexinas, também chamadas de hipocretinas, são dois neuropeptídeos presentes na maioria dos vertebrados. Eles foram descobertos em 1998. Falamos de dois hormônios neuropeptídicos diferentes, originados de uma proteína precursora comum, chamada prepo-orexina: Orexina A ou hipocretina 1: formada por…

Três fascinantes casos da neurociência

O mais interessante de muitos casos da neurociência é que, com relativa frequência, eles levam a algum conhecimento sobre o cérebro que até então havia escapado. Às vezes, uma doença ou um sintoma específico trazem consigo chaves interessantes que aumentam a…

Estatística descritiva na psicologia

A estatística é o ramo da matemática que estuda a variabilidade, bem como o processo que a gera, seguindo leis de probabilidade. Hoje, falaremos especificamente sobre a estatística descritiva na psicologia. A estatística é necessária tanto para fazer pesquisa quando…

O sonambulismo segundo a neurociência

Coloquialmente, o sonambulismo é uma alteração do sono bastante conhecida. No entanto, o sonambulismo também pode ser estudado segundo a neurociência. É caracterizado por um despertar inconsciente que faz com que as pessoas andem sonâmbulas pela casa ou até mesmo…