Neurociência

A neurociência oferece cada vez mais respostas novas e fascinantes sobre o nosso comportamento. Nesta seção faremos uma viagem pelas bases neurobiológicas e bioquímicas do cérebro. Você vai entender como as emoções, comportamentos e até determinadas doenças se orquestram. Compartilhamos as últimas descobertas e pesquisas relacionadas a medicamentos e neuropsiquiatria de forma simples e apaixonante.

Os 12 nervos cranianos e suas funções

A complexidade do sistema nervoso é imensa. Suas múltiplas conexões fazem deste sistema um dos mais importantes em nosso corpo. Neste artigo vamos falar sobre várias das suas vias mais importantes: os nervos cranianos. Os pares ou nervos cranianos emergem…

Disartria: sintomas e causas

A linguagem faz parte do nosso cotidiano. Ela é necessária, por exemplo, para transmitir o que queremos aos outros. Você consegue imaginar não ser capaz de articular as palavras? Há pessoas que experimentam essa dificuldade porque sofrem de disartria. Trata-se…

Rombencéfalo: estrutura e funções

Nós dividimos o cérebro em diferentes partes para tentar entender melhor o seu funcionamento e desenvolvimento. Um deles é o rombencéfalo, uma região que provêm da vesícula embrionária primária caudal. Quando falamos do rombencéfalo, nos referimos ao cérebro posterior. Esta…

Breve história da neurociência

Podemos dizer que a história da neurociência começa no século V a.C., quando Alcmeão de Crotona, após descobrir os nervos ópticos em suas dissecações, começou a pensar que o cérebro era o lugar no qual residiam pensamentos e sensações. Frente…

A formação hipocampal: estrutura e funções

Os processos cognitivos como aprendizado e memória são cruciais para o ser humano. O hipocampo desempenha um papel importante nesses processos; é uma das regiões que compõem a formação hipocampal. A formação hipocampal é uma estrutura proeminente em forma de…

Astrócitos: construtores de vias nervosas

Os astrócitos fazem parte do grupo de células gliais. Sua importância tem variado ao longo do tempo. A princípio, sua função foi subestimada, já que todo o protagonismo era tomado pelos neurônios. No entanto, foi demonstrado que eles não cumprem…

Neuroética: características e desenvolvimento

A neuroética é uma disciplina que abriu caminho na comunidade científica internacional devido ao grande número de estudos e pesquisas sobre o cérebro nos últimos anos. No entanto, pode-se falar dela como uma disciplina independente desde 2002, quando um grupo…

Bupropiona: um antidepressivo para parar de fumar

A bupropiona é um inibidor seletivo da recaptação de dopamina e noradrenalina (ISRN). Foi autorizada na Espanha pela Agência Espanhola de Medicamentos (AEMPS) em 2000 como uma ajuda na desintoxicação do tabagismo. Desde 2007, também tem sido indicada como antidepressivo…

Antipsicóticos: funcionamento e tipos

Os antipsicóticos são psicofármacos disponíveis apenas sob prescrição médica. Eles estão autorizados para tratar problemas de saúde mental cuja sintomatologia inclui sintomas psicóticos, como os que aparecem na esquizofrenia, no transtorno esquizoafetivo, em algumas formas de transtorno bipolar ou na…

Haloperidol: o que é e para que é utilizado?

O haloperidol é um medicamento antipsicótico ou neuroléptico. Devido à sua estrutura química, está incluído no grupo das butirofenonas. Foi descoberto em 1958 por Paul Janssen. Pertence aos antipsicóticos típicos. Portanto, é útil no tratamento dos sintomas positivos da esquizofrenia. Alguns destes são, por exemplo,…

Características cognitivas de um agressor

A neurociência conseguiu estabelecer quais são as principais características cognitivas de um agressor em um relacionamento amoroso. Elas não correspondem a um gênero específico: se aplicam igualmente a homens e mulheres. Essas características não parecem estar relacionadas ao feminino ou…

A neurobiologia do apego humano

O apego é uma característica dos mamíferos. Assim, o estudo sobre a neurobiologia do apego humano também se baseia nas pesquisas realizadas com animais. Segundo pesquisas recentes, o apego parece se basear na interferência da ocitocina e da dopamina no…

Conceitos básicos em estatística descritiva

Como já vimos anteriormente em nosso site, a estatística é um ramo da matemática que estuda a variabilidade, assim como o processo que a gera, a partir de leis e modelos de probabilidade. Sabemos que é necessário usar a estatística…