Neurociência

A neurociência oferece cada vez mais respostas novas e fascinantes sobre o nosso comportamento. Nesta seção faremos uma viagem pelas bases neurobiológicas e bioquímicas do cérebro. Você vai entender como as emoções, comportamentos e até determinadas doenças se orquestram. Compartilhamos as últimas descobertas e pesquisas relacionadas a medicamentos e neuropsiquiatria de forma simples e apaixonante.

O cérebro descansa?

Será que o cérebro descansa? Muitas vezes nos aconselham a “desligá-lo”, a reduzirmos a sua atividade. No entanto, precisamos entender que mesmo em um estado de calma, como quando praticamos meditação ou quando descansamos à noite, esse órgão sensacional nunca…

Nicotina: saiba como ela afeta o nosso cérebro

Durante muito tempo, ignorou-se o fato de que a nicotina gerava um vício tão forte quanto o causado por outras drogas mais divulgadas. No entanto, a ciência descobriu que essa substância é capaz de dar origem a uma dependência semelhante…

A teoria de resposta ao item (TRI)

A avaliação é uma das partes mais importantes da intervenção psicológica. Isso costuma ser muito condicionado pelos resultados dos testes administrados. Assim, a teoria de resposta ao item (TRI) é uma das teorias de medição dos testes que aparecem como…

Meninges: estrutura e funções

O cérebro e a medula espinhal estão envolvidos por três camadas membranosas: as meninges. Estas são a dura-máter, a aracnoide e a pia-máter. O conjunto dessas duas últimas, pia-máter e aracnóide, formam a leptomeninge, enquanto a dura-máter forma a paquimeninge.…

Métodos de pesquisa em biopsicologia

Autores como Dewsbury (1991) definem a biopsicologia como “o estudo científico da biologia do comportamento”, campo também conhecido como psicobiologia. No entanto, outros autores preferem o termo biopsicologia porque “indica uma abordagem biológica do estudo da psicologia, mais do que…

Epigenética: as tragédias podem ser herdadas?

É raro encontrar uma geração que não tenha passado por alguma tragédia. Quando não foram guerras, enfrentaram fome, genocídios ou crises econômicas brutais. Conhecemos as consequências físicas e psicológicas, muitas vezes devastadoras, que as pessoas podem desenvolver depois de uma…

Teorema de Bayes

O teorema de Bayes é um dos pilares da probabilidade. Trata-se de uma teoria apresentada por Thomas Bayes (1702-1761) no século XVIII. Mas o que exatamente este cientista estava tentando explicar? De acordo com a Real Academia Espanhola, a probabilidade…

A consciência de sofrimento dos animais

Os animais são conscientes de seu sofrimento? Para qualquer pessoa que conviva com um animal, a resposta para essa pergunta é muito clara. No entanto, o que a neurociência tem a dizer sobre o assunto? Podemos assegurar que a ciência…

Os dendritos: o início de uma revolução

Durante muitos anos, a neurociência usou diferentes ferramentas para tentar “ouvir” as conversas dos neurônios. Assim como os linguistas decifram uma linguagem desconhecida, os cientistas tentam decodificar os padrões de disparo neural para investigar a gramática do cérebro. Nestas tentativas,…