Neurociência

A neurociência oferece cada vez mais respostas novas e fascinantes sobre o nosso comportamento. Nesta seção faremos uma viagem pelas bases neurobiológicas e bioquímicas do cérebro. Você vai entender como as emoções, comportamentos e até determinadas doenças se orquestram. Compartilhamos as últimas descobertas e pesquisas relacionadas a medicamentos e neuropsiquiatria de forma simples e apaixonante.

A neurociência da desconfiança

A neurociência da desconfiança indica que o cérebro é capaz de detectar perigos e estímulos ameaçadores. Inclusive, esse mecanismo evoluiu um pouco mais nos últimos anos. Determinados fenômenos, como as fake news, por exemplo, estão consolidando o que já é conhecido…

Acinetopsia ou cegueira de movimento

Imagine que, em um dia qualquer, você acorda pela manhã, abre a geladeira, pega o leite para tomar com café e o despeja no copo. Quando você despeja a quantidade que quer, para de servir. Até aqui, tudo normal. Agora,…

Por que o cérebro é enrugado?

Ao longo da história da humanidade, quisemos conhecer o cérebro e cada uma de suas partes. Quisemos também saber qual é a função de cada uma de suas regiões e conhecer até o seu lugar mais desconhecido. Hoje, queremos continuar…

LATE, um novo tipo de demência

A doença de Alzheimer é, atualmente, uma das mais prevalentes no mundo, com mais de 46 milhões de pessoas afetadas. Dessa forma, o estudo das demências é um dos maiores desafios que a ciência enfrenta. Apesar de já termos evoluído…