Neurociência

A neurociência oferece cada vez mais respostas novas e fascinantes sobre o nosso comportamento. Nesta seção faremos uma viagem pelas bases neurobiológicas e bioquímicas do cérebro. Você vai entender como as emoções, comportamentos e até determinadas doenças se orquestram. Compartilhamos as últimas descobertas e pesquisas relacionadas a medicamentos e neuropsiquiatria de forma simples e apaixonante.

Giro cingulado: estrutura e principais funções

O giro cingulado é uma parte do cérebro humano que se encontra nos dois hemisférios cerebrais. Essa estrutura, juntamente com o giro para-hipocampal, constitui o córtex límbico do sistema límbico do cérebro. Quando estamos inquietos ou ansiosos, é o giro…

Como é a mente de um bebê?

Ao longo da história, a mente foi descrita de várias maneiras. Com os avanços das pesquisas e através de determinadas disciplinas, hoje sabemos mais sobre ela. No entanto, você já se perguntou como é a mente de um bebê? É igual…

A química da ansiedade

Neste artigo, falaremos sobre a química da ansiedade, ou sobre como ela funciona. Faremos uma pequena jornada, desde a observação de um estímulo perigoso até o subsequente aumento de linfócitos. Devido à sua incidência e ao sofrimento que exerce sobre…

A memória perdida pode ser recuperada?

A capacidade de memorização costuma se perder com a idade. No entanto, este processo pode não ser irreversível, já que há indícios de que a memória perdida pode ser recuperada. Algumas técnicas inovadoras, como a estimulação magnética transcraniana, parecem poder…

O cérebro pode ressuscitar sem o corpo?

O cérebro não pode ser transplantado, ou pelo menos ainda não. Ele é o “centro de operações” do nosso organismo, e é a partir dele que surgem muitas das funções conscientes e inconscientes que realizamos. No entanto, estudos recentes começaram…

A asma e a mente, um vínculo estreito

Há muito tempo fala-se sobre a relação entre a asma e a mente. Isso porque é muito fácil observar esta associação na vida cotidiana. O mais evidente é o vínculo que existe entre um estado de nervosismo e um ataque…

V.S. Ramachandran: um gênio da neurociência

Hoje, vamos fazer uma pequena incursão pela vida e o trabalho de V.S. Ramachandran, um nome de peso no campo da neurociência. Ele ficou famoso por seus conhecimentos e sua divulgação nos campos da neurologia comportamental e da psicofísica visual.…

O que são as experiências fora do corpo?

As experiências fora do corpo incluem um conjunto de fenômenos tão fantásticos quanto complexos. Imagine ver seu corpo de fora ou ter a sensação de flutuar. Essas são algumas das sensações que compõem esse fenômeno. No entanto, apesar de por…

Podemos herdar o conhecimento?

Uma pesquisa recente realizada na Universidade de Tel Aviv acabou de contestar um dos princípios básicos da biologia: a barreira de Weismann. Este estudo é o primeiro passo para pesquisas futuras sobre a herdabilidade do conhecimento, ou seja, abre as…

O viés da negatividade segundo a ciência

Os seres humanos têm uma certa tendência a pensar naquilo que não deu tão certo em vez de refletir sobre os aspectos que funcionaram. Por isso, nossas lembranças agradáveis e positivas podem ficar manchadas por simples encontros desagradáveis. É a…

Pregabalina: o que é e como é utilizada?

A pregabalina, também comercializada como Lyrica, é um antiepilético utilizado para o tratamento da dor neuropática em transtornos como a neuropatia diabética e a neuralgia pós-herpética. Atualmente, a dor neuropática é um dos grandes desafios das unidades de saúde. Isso…

Agomelatina: um antidepressivo diferente

A agomelatina é um antidepressivo eficaz, com ótimas taxas de resposta e remissão. Apresenta um bom perfil de segurança e é bem tolerado. Sua novidade, e diferença em relação a outros antidepressivos, reside em sua influência no ritmo circadiano. A…