Neurociência

A neurociência oferece cada vez mais respostas novas e fascinantes sobre o nosso comportamento. Nesta seção faremos uma viagem pelas bases neurobiológicas e bioquímicas do cérebro. Você vai entender como as emoções, comportamentos e até determinadas doenças se orquestram. Compartilhamos as últimas descobertas e pesquisas relacionadas a medicamentos e neuropsiquiatria de forma simples e apaixonante.

Você conhece a anatomia do encéfalo?

O encéfalo é a parte superior do sistema nervoso central. Ele está localizado no crânio, tem funções de condução e integração da informação, de raciocínio, julgamento e controle do comportamento. No que diz respeito à sua distribuição fisiológica, a anatomia…

Como o antidepressivo age no cérebro

Um antidepressivo age no cérebro gerando mudanças fisiológicas que têm como consequência a melhora do humor. Essas mudanças são induzidas pela ação química do remédio e têm uma duração limitada. Elas também geram uma série de efeitos colaterais que ainda…

Como o nojo é processado no cérebro?

O nojo é uma das emoções básicas e nos ajudou a sobreviver ao longo da nossa evolução. Embora tenha sido relativamente esquecido pela psicologia, já dispomos de informação suficiente a respeito de como o nojo é processado no cérebro: uma…

Por que o cérebro não sente dor?

O cérebro é o órgão encarregado de processar a dor, integrando a informação que entra por terminais nervosos e a interpretação desses sinais. No entanto, curiosamente, o cérebro não sente dor. A dor é um sinal vital que alerta a…

O cérebro adora surpresas

Por que o cérebro adora surpresas? A surpresa é uma emoção básica que se refere à alteração de humor devido a um evento ou estímulo imprevisto. Quando o inesperado não é agradável, desencadeia uma emoção negativa, como medo, raiva ou…

Os efeitos da respiração no cérebro

Respirar é uma atividade própria dos seres vivos. Alguns respiram pelo nariz, outros pela boca, e outros alternam entre a boca e o nariz. Todos e cada um de nós respiramos e o fazemos de uma maneira diferente. Se parássemos…

O caso do marinheiro perdido

O caso do marinheiro perdido é realmente fascinante, embora tenha sido uma verdadeira tragédia para o seu protagonista. Ele fala sobre uma das muitas consequências que o alcoolismo pode ter sobre as funções cognitivas. Em alguns casos, essas sequelas não…

A pobreza muda o nosso cérebro

Nos últimos 50 anos, grande parte da pesquisa sobre o cérebro tem sido dedicada ao estudo dos efeitos de um ambiente enriquecido. Assim, verificou-se que uma maior estimulação social e intelectual produz mudanças estruturais e funcionais no cérebro. Em contraposição,…

O estudo do esquecimento

O funcionamento da memória tem sido um foco de interesse para a psicologia há séculos, e nesse estudo o esquecimento sempre foi tratado como um fenômeno curioso e, em muitos casos, frustrante. Na verdade, saber em que circunstâncias ou com…

O que são os neuromitos?

Com a proliferação das neurociências, o interesse por elas também cresceu exponencialmente. Isso fez com que muitos conhecimentos e resultados de pesquisas fossem descontextualizados ou mal interpretados, dando origem ao que chamamos de neuromitos. Esses mitos sobre o conhecimento neurocientífico…

Teorias dos testes: a TCT e a TRI

Os testes são usados ​​na psicologia como instrumentos de medida. Para nos aproximarmos um pouco do conceito, assim como usamos o medidor para medir o comprimento, poderíamos usar um teste para medir a inteligência, a memória, a atenção… Uma das…