Dicas para controlar o estresse

Dicas para controlar o estresse

29, setembro 2015 em Curiosidades 2 Compartilhados
Dicas para controlar o estresse

O estresse é um dos nossos piores inimigos. Você pode estar estressado porque você tem muitas coisas para fazer, ou porque você tem muito tempo livre. Todos os extremos são ruins.

Em ambos os casos, você deve colocar em ação as ferramentas para controlar o estrese e recuperar a estabilidade necessária que permitirá que você continue com suas atividades diárias. O estresse provoca e acelera muitas doenças, então você precisa dominá-lo.

Há algumas coisas simples que você poderá fazer e que irão ajudar a controlar esse mal que, muitas vezes, busca assumir o controle.

Conselhos úteis para controlar o estresse

Use uma agenda

Hoje em dia é muito fácil acessar uma agenda interativa. É provável que o seu telefone tenha um calendário onde você possa anotar suas atividades importantes. Se não tem, você só precisa baixar um e instalar. Essas agendas são de grande utilidade porque elas avisam meia hora antes de iniciar uma atividade agendada, se você assim a programar.

Este primeiro passo é um dos mais importantes, porque o estresse é muitas vezes causado pela falta de controle. Quantas vezes você já iniciou uma atividade pela manhã e só veio a terminá-la algumas horas mais tarde porque você colocou um monte de outras tarefas no meio do caminho?

É essencial que você escreva tudo o que você tem que fazer, inclusive as coisas mais simples. Desta forma você evita, por exemplo, chegar em casa sem ter feito as compras. Se na maioria das vezes você estiver ciente do que tem que fazer, você evitará o estresse de tonar estas decisões.

Faça intervalos para distrair a sua mente

A maioria de nós tende a pensar que o horário de trabalho é um bom indicador da nossa produtividade. A realidade não é tão simples e a nossa concentração tem limites. Se ultrapassamos este limite, começamos a cometer erros, e o que é pior, ficamos com um péssimo humor. Uma boa ideia para que isto não aconteça é tirar 10 minutos de descanso a cada 50 minutos de trabalho.

É focar em outra questão. Se você não pode resolver ou cuidar especificamente do assunto que você quer resolver, dê um tempo. Certamente quando você está pensando em outra coisa, distraído, a solução virá à sua mente. É bom relaxar e deixar sua mente descansar para ver as coisas de um outro ponto de vista.

Dicas para controlar o estresse

Faça da música a sua melhor companhia

A música poderá ajudá-lo se você souber como utilizá-la. A música vai ajudar a sua mente a relaxar e a dispersar; há tipos de músicas que favorecem a nossa concentração e atenção.

Embora existam orientações gerais e listas de reprodução que são configuradas para cada momento, o melhor é você escolher as suas preferidas, porque cada organismo é diferente. Uma música que ajude a liberar a tensão acumulada poderá também ajudá-lo em qualquer outra tarefa que você deseja executar.

Além disso, se queremos usar a música para trabalhar melhor, poderemos ouvi-la, pelo menos no início, em tarefas mais sistemáticas. Em tarefas complexas que exigem toda a nossa capacidade, com raras exceções, a música age como uma distração.

Finalmente, todos nós sabemos sobre a potencial influência que a música tem sobre o nosso estado de espírito. Assim, podemos usá-la para agir diretamente sobre ele e, indiretamente, no estresse.

Dedique-se a uma atividade da qual você goste

Agora você tem o principal organizado e anotado. Então, permita-se se libertar-se de suas preocupações. A música irá ajudá-lo, mas é necessário que as atividades obrigatórias ou desagradáveis se intercalem com algo que você goste.

Lembre-se de que seu tempo é valioso. As atividades das quais gostamos nos dão um descanso necessário e restabelecem a ligação com nós mesmos.

Não se esqueça de improvisar e incluí-la em qualquer atividade que não goste muito de fazer e também naquelas que você não sabe bem quando irá terminar. Você está no controle, mas isso não significa que você deva ser um repressor da sua máquina de desejos, ou que você tem que ser condenado a uma vida espartana e regrada.

Faça da rotina a sua aliada

Procure fazer com que a realidade se encaixe bem para você, assim você poderá gerar um maior sentimento de bem-estar. Com isso, queremos dizer que há pessoas que se sentem muito à vontade em uma rotina, enquanto outras não. Conheça a si mesmo e não se prive de estabelecer sua rotina da forma que ela funcione melhor para você.

Em suma, seja inteligente quanto a organizar e interromper o seu tempo. Isso irá diminuir as chances de que o estresse se torne crônico ou agudo, e irá evitar que suas consequências fatais apareçam em sua vida.

Recomendados para você