Dicas para educar os filhos com amor

Dicas para educar os filhos com amor

Última atualização: 25 junho, 2016

Uma das tarefas de nossas vidas na qual temos mais responsabilidade é ser capaz de educar e criar com plenitude nossos filhos. Para formar uma verdadeiro ser humano e influenciar sua vida de uma forma completa, ensiná-lo a amar e ser amado é necessário. 

Para isso, é importante lembrar que temos que exigir de forma saudável, buscando desenvolver nele o melhor de sua personalidade. Com este artigo você conhecerá 7 dicas para educar seus filhos com amor. Estas são dicas que você poderá usar para conseguir o bem-estar atual e futuro de seus filhos.

“Não podemos modelar nossos filhos de acordo com nossos desejos; devemos estar com eles e amá-los como Deus os entregou.”

-Goethe-

Presenteie-os com as grandezas da vida 

A vida nos permite ser vulneráveis, e também nos facilita o amor como um meio de nos sentirmos inseguros ante o desconhecido. O que nos permite aprender. Compartilhar com seu filho esta forma de entender e desfrutar a vida lhe permite ter ferramentas quando sentir medo, angústia ou dor.

Ele saberá que todas estas emoções pertencem ao seu crescimento. Um crescimento onde podemos gozar do potencial que nos permite sentir-nos desconectados com nosso verdadeiro EU, e nunca pensar que estamos sozinhos perante o mundo.

Ajude-os a expressar verbalmente suas próprias emoções  

A criança deve poder experimentar cada uma das emoções com as quais os seres humanos vivem, tanto as positivas como as que temos conhecidas socialmente como “negativas”.

Neste ponto é essencial lembrar que as emoções em nosso dia a dia são tesouros, por isso devemos explicar que todas são normais e que às vezes em que se apoderam do corpo são necessárias para seu crescimento emocional.

Fale e compartilhe com a criança sobre suas próprias emoções. Assim, ela será capaz de diferenciar entre a ira e o desespero, entre a decepção e a tristeza. A criança terá aprendido a controlar e administrar suas emoções, expressando-as de modo adequado.

Educar filhos

É interessante que as crianças participem de forma ativa na hora de realizar as tarefas cotidianas da casa. Dessa forma poderão começar a se sentirem responsáveis, e a seu modo, autossuficientes. Se sentirão úteis e respeitarão a si mesmos, como também as pessoas que os rodeiam.