Como perder o medo da solidão - A Mente é Maravihosa

Como perder o medo da solidão

21, maio 2016 em Psicologia 8 Compartilhados
Superar o medo da solidão

A famosa escritora e filósofa Elsa Punset acredita que “a solidão pode ser considerada uma epidemia no século XXI. Será que transformamos o medo da solidão em uma enfermidade grave e generalizada?

E agora, existe solução? O medo da solidão é um problema tão grave que não conseguimos evitar? Não podemos esquecer que a solidão, segundo alguns estudos clínicos, afeta a saúde humana.

A solidão é acompanhada por um sentimento de desamparo que enfraquece o sistema imunológico, que por sua vez permite que a pressão arterial suba e aumenta os níveis dos hormônios responsáveis pelo estresse. As consequências físicas podem se estender e possibilitar o surgimento da obesidade, da dependência de drogas e alterações na qualidade do sono.

Podemos realmente perder o medo da solidão? A solidão tem cura? É melhor ter um relacionamento ruim do que não ter ninguém? É normal sentir-se abandonado, mesmo sendo um casal?

A solidão no mundo atual

De acordo com a filósofa Elsa Punset, no mundo atual existe uma série de fatores que levam muitas pessoas a sentirem uma desconexão constante com o ambiente, apesar de terem muitas pessoas ao seu redor. O medo da solidão é um problema tão grave que não conseguimos evitar?

mulher-sem-medo-da-solidão

Apesar da proliferação das redes sociais e do grande número de “amigos” ou contatos que podemos ter no Facebook ou no Twitter, a média de amigos próximos por pessoa diminuiu nos últimos anos, de 3 a 2, 1 ou nenhum.

Obviamente, um amigo íntimo é um confidente, uma pessoa para quem contamos os nossos segredos, medos e preocupações. A falta dessa pessoa, principalmente em pessoas com mais de 30 anos, é uma chave importante para o aumento do medo da solidão que vivemos atualmente.

Podemos superar o medo da solidão?

Superar o medo da solidão não é um processo fácil e requer muito esforço. Tanto é assim que, por vezes, pode ser necessária ajuda profissional, especialmente nos casos de problemas de solidão crônica.

De nossa parte, queremos compartilhar algumas chaves psicológicas que podem ser muito importantes para superar o medo da solidão. Toda ajuda é “bem-vinda” quando se trata de vencer essa epidemia contemporânea.

  • Considere-se a pessoa mais importante da sua vida. Você está em primeiro lugar, confie cegamente nas suas possibilidades e tenha a certeza de que está fazendo a coisa certa. Esta estratégia o ajudará a lutar contra esses momentos de solidão.
  • Racionalize: o medo da solidão pode se tornar irracional. Identifique o que é realmente esse medo e encontre uma explicação lógica para que a sua mente possa aceitar e compreender que não é algo tão grave, mas normal e útil.
  • Esqueça o passado. Outra boa estratégia é o perdão e a superação das experiências sofridas. Permanecer no ódio, no rancor, nas recordações ou no abandono é sinônimo de fracasso e sofrimento. É preciso seguir em frente de forma saudável e com otimismo.

mulher-sem-medo-da-solidão

  • Muitas pessoas acreditam que a felicidade é ter um relacionamento, mas não é bem assim. Ter um companheiro ou precisar da companhia de outras pessoas não é sinônimo de alegria. Algumas pessoas são solitárias, apesar de estarem rodeadas de pessoas. É preciso entender que a solidão pode ser algo positivo; um relacionamento vazio é muito pior.
  • Reconheça que você é uma pessoa especial. Todos nós somos maravilhosos, pois como diz este nosso blog, “a mente é maravilhosa”. Valorize a si mesmo e perceba que é muito importante mesmo sem uma companhia; esse é um passo indispensável para perder o medo da solidão.

Na realidade, o medo da solidão é um medo irracional. A autoestima, a realização pessoal, a segurança e a confiança nas suas próprias qualidades, são a chave para superar todos os problemas, por isso está nas “mãos de cada pessoa” superar esta terrível epidemia moderna que é a solidão.