6 dicas para lidar com pessoas hipersensíveis

6 dicas para lidar com pessoas hipersensíveis

11, abril 2016 em Psicologia 11 Compartilhados
Lidar com pessoas hipersensíveis

As pessoas hipersensíveis são pessoas extremamente intuitivas que sentem tudo antes e com mais intensidade que os outros. Essa extrema sensibilidade pode fazer com que elas sejam bastante críticas, visto que os efeitos também são mais elevados.

Os ruídos, os odores ou a forma de agir dos outros podem ser um ponto chave para as pessoas altamente sensíveis. Além disso, como elas são plenamente conscientes dessa sensibilidade extrema, normalmente se sentem desconfortáveis e reagem assim que percebem a primeira mudança. Muitas vezes a sua reação pode parecer exagerada aos outros, e é normal que isso piore com o tempo.

Um problema que ocorre com frequência com as pessoas hipersensíveis é que elas não são compreendidas e passam por pessoas bruscas ou mal-humoradas. Os outros não conseguem entender o motivo de sua reação e nem consideram a sua intensidade adequada, o que piora a situação e cria um ambiente incômodo e desagradável.

O respeito, a chave para lidar com pessoas hipersensíveis

Não entender a forma de reagir ou de viver os estímulos do outro não é motivo para ficar com raiva ou marginalizá-lo. Também não é motivo para zombar dele ou para procurar uma forma de fazer com que ele reaja de forma violenta. Isso, que para muitos parece divertido, faz com que as pessoas hipersensíveis sofram e influencia a sua autoestima. Muitas podem se tornar tímidas ou introvertidas por causa disso.

Se você vive ou passa muito tempo com uma pessoa hipersensível e suas reações são carregadas de mau humor ou atitudes negativas, talvez você devesse se perguntar em que medida você provoca essas reações e o que pode fazer para incentivar reações mais adequadas.

A pessoa não tem culpa por ser tão sensível, assim como você não pode evitar sentir dor e se machucar bruscamente quando uma chama se aproxima da sua pele ou uma agulha fura um dedo.

Em todo caso, o segredo para lidar com pessoas hipersensíveis é respeitar a forma delas de sentir e de receber os estímulos e proporcionar uma relação saudável e um clima agradável para todos.

Mulher com borboletas

Como lidar com pessoas hipersensíveis

Aplicar este princípio do respeito pode não ser sempre fácil, sobretudo porque muitas vezes as pessoas altamente sensíveis estão acostumadas a não serem tratadas de forma adequada. Isso implica que podem estar predispostas ou tornarem-se cada vez mais sensíveis perante a falta de compreensão das pessoas ao seu redor.

As dicas a seguir irão ajudá-lo a lidar com as pessoas altamente sensíveis e também a cuidar delas, que podem sofrer perante os fatos ou situações que você não só não conhece, mas que também nem imagina.

Fale com uma voz baixa e evite barulho

Pode parecer óbvio, mas muitas vezes não temos consciência de que o volume da nossa voz, os aparelhos que temos ligados e o barulho que podemos fazer pode alterar os outros. Respeitar os outros implica algo tão básico como controlar a intensidade dos sons.

Com o barulho e o volume alto invadimos o espaço pessoal dos outros e criamos um clima propenso ao mau humor e às reações bruscas, no qual o diálogo e a empatia deixam de ser uma opção para os outros.

Não a considere uma reclamona

Se há uma coisa que incomoda as pessoas hipersensíveis é que as acusem de ser reclamonas. Elas reagem igual a você quando alguma coisa o incomoda. A diferença, mais uma vez, é que eles percebem o estímulo antes e com mais intensidade.

Não pense no motivo de queixa do outro, mas sim no que você pode fazer para não irritá-lo ou como pode conseguir fazer com que o ambiente não o afete tanto.
Compartilhar

Peça para ela dizer o que a incomoda

Um dos problemas em lidar com alguém hipersensível é saber o que o incomoda e até que ponto o afeta. Mostre-se compreensivo e disposto a ajudar, e peça com jeito para que a pessoa hipersensível explique o que a incomoda. Mais ainda, pergunte também o que você pode fazer para evitar, caso não seja óbvio.

A pessoa hipersensível também deve saber que você não percebe as coisas da mesma forma, mas que tem interesse em não incomodá-la, que você faz o que faz sem ter consciência de que isso a incomoda.

Respeite o seu tempo e seu espaço

As pessoas adaptam-se ao ambiente. É uma regra básica de sobrevivência. No entanto, nem todos fazemos isso da mesma forma. As pessoas hipersensíveis também desenvolvem sua própria forma de se adaptar às circunstâncias. E, como acontece com qualquer pessoa, algumas fazem de uma forma e outras de outra, sendo que nem todas são igualmente eficazes.

Em qualquer caso, as pessoas hipersensíveis desenvolvem sua própria forma de adaptação e muitas fazem a sua parte para tentar levar uma vida normal. Elas precisam do seu tempo e seu espaço. Suas estratégias podem exigir altas doses de concentração, se afastar da multidão por um tempo ou manter uma certa distância. Respeite-a e tudo será mais fácil.

Mulher com flores redondas no rosto

Não provoque discussões sobre temas delicados

Temas como política e religião (e, em alguns ambientes, o futebol ou qualquer outro esporte popular) são sensíveis e sempre podem acabar em discussão.

Alimentar conversas sobre estes temas pode ser muito delicado para as pessoas hipersensíveis, por isso não é aconselhável entrar nesse tipo de conversa com elas. Isso as afetará emocionalmente de forma mais intensa do que a maioria.

Entretanto, para as pessoas hipersensíveis pode haver outro tipo de tema delicado. Isso vai depender de cada pessoa. Por isso é importante tentar detectar estes temas para não discutir sobre eles e aprender a identificar os sinais de que um tópico é delicado para essa pessoa específica.

Dê importância aos detalhes

As pessoas sensíveis são muito observadoras. Observar os detalhes dá sentido ao mundo que as rodeia. Os detalhes mais insignificantes para os outros podem ser muito importantes para elas. Dar importância aos detalhes vai permitir que você simpatize mais com essa pessoa, se mostre compreensivo e ajude-a a se sentir melhor.

Recomendados para você