Dicas para deixar de adiar – A mente é maravilhosa

Dicas para deixar de adiar

Março 28, 2015 em Emoções 2 Compartilhados
adiar

Todos já passamos por isso, que desejamos fazer algo mas nunca encontramos o momento. “No futuro farei isso”, e passa o tempo e no fim nunca damos o primeiro passo.

O melhor momento para começar a fazer algo  é agora mesmo. Nem sempre devemos esperar o momento adequado; se você esperar isso acontecer, talvez nunca seja o momento, portanto o melhor é começar a dar o passo agora. Uma vez que você entrar no rumo, todo o resto virá sozinho.

Algumas ideias e dicas para deixar de postergar:

  1. Faça-o apesar do medo

Todos temos medo de começar algo novo. Mas, evitar fazer algo por medo provoca muito mais frustração do que fazê-lo mesmo que saia errado.

Conviva com seu medo mas não deixe que este impeça que você avance. Você tirará muito aprendizado de tudo isso, a experiência dando certo ou errado, Quando fazemos coisas novas, seja lá qual for o resultado, sempre aprenderemos alguma coisa e sempre iremos amadurecer como pessoas.

  1. Acabe com a preguiça

Muitas vezes não passa pelo medo, mas simplesmente pela preguiça e pela falta de vontade. O tempo vai passando, temos o pensamento de que faremos algo, mas passam os dias e não o fazemos.

Acabar com a preguiça é questão de ter vontade e lançar-se a fazê-lo agora mesmo. Não deixe que passe nem um dia mais para fazer isso que você deseja fazer. Se não o fizer, pelo menos dê o passo de entrar no rumo e continue avançando pouco a pouco.

  1. Mude o seu vocabulário interior

Normalmente, as pessoas que postergam muito tem diálogos interiores como “tenho que fazer isto”, “quando as coisas estiverem melhor farei isso”, “vou tentar”, etc…

Essas frases incitam a postergar, porque “tenho” significa que o farei mais pra frente. Também a palavra “tentar” é péssima para dar o pontapé inicial, denota pouca confiança em si mesmo. Ou se fazem ou não se fazem as coisas, mas tentar é como ficar no meio do caminho.

Para que a motivação e força de vontade se ponham em marcha, precisamos de palavras que estejam mais no presente, que incitem fazê-lo agora mesmo, como “vou fazer isto”, “agora é o momento porque quanto antes melhor”, “hoje mesmo começo”, “posso fazê-lo e quero”, etc…

Se você mudar a forma de pensar e falar, será menos custoso deixar de adiar.

  1. Obrigue-se; deixe de pensar e simplesmente faça

Existe uma forma para que a preguiça e o medo fiquem de lado. Para isso você deve se obrigar a dar o primeiro passo, sem pensar nas consequências, sem pensar em nada mais do que entrar no rumo certo.

Uma vez que você o fizer, já não haverá mais remédio do que seguir em frente. Por exemplo, imagine que faz tempo que você deseja fazer algum curso, mas não o faz por qualquer motivo. Se você decidir se obrigar, você só terá que deixar de pensar, ir e se inscrever.

Sem mais voltas, simplesmente fazer essa ação que o coloque no caminho. Uma vez que você se inscreveu, tenha você medo ou preguiça, você não terá mais opção, a não ser ir e fazer o curso.

Se trata de fazer algo que o obrigue a seguir. Por exemplo, se você deixou um livro que está escrevendo pela metade, faz tempo que está parado e você nunca se decide a terminá-lo. Uma forma de se obrigar, seria anunciar em blog, redes sociais, etc… que você o terá finalizado em tal data.

Como você já fez o anuncio de que estará terminado em tal data, não vai querer defraudar, nem faltar com a sua palavra, portanto você não terá outro remédio que não seja pôr mãos à obra para terminá-lo.

É como esses casais que levam anos planejando que gostariam de viajar a tal lugar. Se você lhes comprar as passagens e lhes der de presente, deixarão de adiar porque a sua ação em comprar-lhes as passagens não lhes deixa outra alternativa.

Com certeza você já fez algo parecido por alguém, essas ações que deixam a pessoa entre a cruz e a espada e a obrigam a deixar de adiar, você também pode fazer a você mesmo.

Deixar de adiar lhe dará uma vida mais prazerosa. Não deixe passar nem mais um dia, o melhor momento para fazer as coisas é agora.

Imagem cortesia de iokin.

Recomendados para você