5 dicas para dormir no calor
Adormecer pode parecer uma tarefa impossível nas noites quentes de verão. Uma vez que as altas temperaturas tornam muito difícil encontrar paz de espírito quando você transpira. No entanto, existem algumas dicas úteis para dormir no calor que são de grande benefício para descansar profundamente e sem desconforto.
Após um longo dia de trabalho é cansativo deitar e virar na cama durante toda a noite. Um cenário típico para muitas pessoas que não estão acostumadas com climas quentes ou tropicais e que podem ter consequências na saúde, produtividade e humor. Felizmente, existem algumas técnicas para ajudar a controlar as altas temperaturas.
5 dicas para dormir no calor e conseguir dormir
Manter-se fresco quando o verão atinge as noites com intensidade pode ser muito complexo. Ainda mais no caso daquelas pessoas que estão viajando e vêm de uma localidade com tendência ao frio. No entanto, antes de perder a calma quando estiver com sono, mas não conseguir descansar, lembre-se das seguintes dicas para dormir no calor.
1. Mantenha o quarto o mais fresco possível
Não permitir que o calor se acumule no quarto é fundamental para garantir uma boa ventilação, tanto durante o dia quanto à noite. Se você não tem um sistema de ar condicionado, é melhor comprar um ventilador de acordo com seu orçamento ou colocar vários baldes de gelo no quarto para diminuir o calor.
Além disso, lembre-se de fechar as janelas ou persianas que recebem luz solar direta durante o dia. Já que pisos de madeira ou cerâmica tendem a absorver muito esse calor, o que aumenta a temperatura. Em seguida, reabra as janelas brevemente à noite para permitir a circulação de ar.
2. Use suplementos naturais
Se é muito difícil para você ter um descanso adequado sem interrupções, existem alguns produtos com ingredientes ativos naturais para ajudá-lo a adormecer que certamente serão de grande benefício. Estes geralmente contêm suplementos de melatonina, magnésio ou raiz de valeriana entre seus principais ingredientes. Ativos que permitem que as pessoas durmam tranquilamente.
Um estudo recente dedicado a analisar o efeito da suplementação de melatonina na qualidade do sono encontrou efeitos muito positivos em seus participantes. Desde que foi um tratamento muito útil para ajudá-los a descansar profundamente. Independentemente de sofrerem de doenças respiratórias, distúrbios do sono, doenças neurodegenerativas, entre outras condições.
3. Tome um banho morno para evitar dormir no calor
Foi demonstrado através de diferentes investigações que um banho quente antes de ir para a cama pode ser de grande ajuda para melhorar a latência do início do sono. Isso porque é uma estratégia prática e simples para promover alterações termorregulatórias que permitam melhorar sua eficiência e qualidade.
Então, se você se encontrar em um lugar quente, tomar um banho quente é uma ótima ideia. Além disso, ter a pele úmida em contato com o ar gera uma sensação de frescor que reduz a temperatura corporal.
4. Evite comer refeições muito pesadas
Dieta e sono estão mais intimamente relacionados do que você pensa. E um estudo recente liderado por profissionais da Universidade Central de Queensland confirmou isso. Bem, foi demonstrado que o consumo de alimentos que contêm triptofano, melatonina e fitonutrientes (por exemplo, cerejas, aveia e vegetais) são de grande benefício para adormecer.
Por isso, é preferível comer saladas ou gazpachos (sopas frias), pois são refeições leves, fáceis de digerir e com ingredientes óptimos para descansar. E, por outro lado, é recomendável evitar o consumo de preparações muito pesadas ou quentes, como fast foods e assados, pois o corpo necessita de mais calor para digeri-los.
5. Mantenha a calma
Deitar e ficar virando a noite toda depois de um longo dia de trabalho é exaustivo e pode levar a muita frustração, raiva e até ansiedade. Portanto, se nenhuma das dicas acima funcionar, tente manter a calma e distrair sua mente em outra atividade.
Ler um livro, escrever em um diário ou dobrar roupas podem ser distrações muito benéficas. No entanto, tente ficar longe de telas inteligentes, seja o celular, a televisão ou o computador. Uma vez que está comprovado que a utilização destes dispositivos está associada a um aumento significativo da fadiga e da insónia.
Coloque essas dicas em prática para dormir no calor
Quando as temperaturas sobem ou nos encontramos viajando em um lugar quente, torna-se necessário empregar estratégias para nos mantermos frescos e descansarmos em paz. Lembre-se que dormir o suficiente é essencial para manter uma boa saúde e essas recomendações são de grande ajuda para adormecer e passar uma noite tranquila apesar do calor.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Binks H, E Vincent G, Gupta C, Irwin C, Khalesi S. (2020). Effects of Diet on Sleep: A Narrative Review. 2020 Mar 27;12(4):936. doi: 10.3390/nu12040936. PMID: 32230944; PMCID: PMC7230229. Disponible en: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32230944/
- Exelmans L, Van den Bulck J. (2016). Bedtime mobile phone use and sleep in adults. Soc Sci Med. 2016 Jan; 148:93-101. doi: 10.1016/j.socscimed.2015.11.037. Epub 2015 Dec 2. PMID: 26688552. Disponible en: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26688552/
- Fatemeh G, Sajjad M, Niloufar R, Neda S, Leila S, Khadijeh M. (2021). Effect of melatonin supplementation on sleep quality: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. J Neurol. 2022 Jan;269(1):205-216. doi: 10.1007/s00415-020-10381-w. Epub 2021 Jan 8. PMID: 33417003. Disponible en: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33417003/
- Whitworth-Turner C, Di Michele R, Muir I, Gregson W, Drust B. (2017). A shower before bedtime may improve the sleep onset latency of youth soccer players. Eur J Sport Sci. 2017 Oct;17(9):1119-1128. doi: 10.1080/17461391.2017.1346147. Epub 2017 Jul 9. PMID: 28691581. Disponible en: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28691581/