Por que os elogios são importantes nos relacionamentos amorosos?

A admiração é um daqueles ingredientes que dificilmente aparecem na receita, mas que fazem o casal ficar junto. Hoje, queremos falar sobre como demonstrá-lo de forma inteligente para que o outro o perceba.
Por que os elogios são importantes nos relacionamentos amorosos?

Última atualização: 19 Agosto, 2021

Os elogios nos relacionamentos amorosos são importantes como sinais daquela pequena dose de admiração tão necessária. São carícias emocionais, validações e reforços diários de afeto. Quando fazem parte da honestidade do discurso, poucos são os ingredientes que melhor reforçam o vínculo que une duas pessoas.

Vamos admitir que todos nos sentimos cheios de energia quando somos reconhecidos por outras pessoas. O problema nas relações de casal é que, muitas vezes, caímos na rotina, damos tudo como garantido e esquecemos os afetos do dia a dia. No entanto, esses tipos de dinâmica são essenciais em qualquer vínculo relacional. Servem para reforçar, para reacender o amor e ganhar segurança naquilo que foi construído entre os dois…

Relacionamentos saudáveis e felizes precisam desses reforços diários na forma de elogios, de validação emocional.

Amigos conversando diante do pôr do sol

Elogios nos relacionamentos amorosos? Sim, por favor

Economizar soma. Economizar nas despesas e levar uma vida mais austera pode ser bom para as finanças de uma família. Porém, se há uma oferta em que pecamos como conservadores, é nos elogios nas relações amorosas. As emoções ganham força quando as colocamos em palavras. As formas como podemos transmitir o nosso carinho e amor a alguém são múltiplas; não é necessário esperar por uma ocasião especial…

John Gottman é um dos principais psicólogos no que diz respeito à análise psicológica dos relacionamentos amorosos. Seu livro Os sete princípios para fazer o casamento funcionar é o produto de várias décadas de pesquisa. Nele, ele tenta estabelecer uma série de elementos que são comuns às relações de casais que permanecem juntos.

Em laços felizes, a proporção elogio/crítica é de cinco para um em favor do primeiro. Ou seja, na nossa relação com alguém, as discussões e críticas pontuais nunca estarão totalmente afastadas, é verdade, mas a pequena erosão que podem produzir é compensada pelo reconhecimento.

O comportamento recompensado, a melhor validação

“Obrigado por isso, que bom que você tem feito aquilo, você é ótimo naquele ponto, você é o melhor naquilo…”. O comportamento recompensado é um dos melhores elogios nos relacionamentos.

Não importa que cada um de nós tenha um bom senso de autoeficácia. Saber que a pessoa que amamos aprecia e valoriza o que fazemos nos conforta, nos faz sentir bem. Portanto, vamos tentar não tratar como garantido tudo que a outra parte faz. Vamos tentar dar valor a cada gesto.

A atração física e os elogios nos relacionamentos amorosos

Na verdade, os elogios em relação à aparência física também contam, também são necessários e nós os valorizamos. Estudos como o realizado na Southern Methodist University, em Dallas, Estados Unidos, mostram algo interessante. Muitas mulheres não se sentem confortáveis quando recebem elogios de estranhos, mas apreciam que seus parceiros lhes digam que são atraentes.

Aquele elogio, aquele comentário ou aquele adjetivo positivo não é recebido da mesma forma se o parceiro, por exemplo, não valoriza outros aspectos, como seu jeito de ser, suas habilidades, valores, comportamentos, etc.

Todos nós gostamos que nosso parceiro nos diga que nos acha atraentes e desejáveis. Porém, para que esse elogio tenha valor, precisamos saber que a outra pessoa nos ama e admira muito mais do que apenas pela aparência física.

Os elogios e a baixa autoestima

Os elogios nos relacionamentos amorosos são especialmente importantes para pessoas com baixa autoestima. Embora seja verdade que, ao iniciar um vínculo com alguém, é uma prioridade que o autoconceito e a autoestima estejam sempre elevados, isso nem sempre é verdade.

Há quem se sinta assediado por dúvidas. São muitos os que sofrem de um excesso de medos (de não serem amados, desejados, admirados, etc.). Portanto, há momentos em que os elogios nos relacionamentos se tornam uma necessidade obsessiva e doentia.

Se eles forem sempre necessários para apaziguar a insegurança, os medos e as dúvidas, é muito provável encontrarmos comentários forçados e até falsos. Trabalhos como o realizado na Universidade da Califórnia falam sobre isso.

Casal sorrindo

Quais são os melhores elogios que podemos receber e oferecer ao nosso parceiro?

Os elogios nos relacionamentos são presentes diários cheios de significado. No entanto, para que tenham efeito, a honestidade precisa entrar em ação. Um elogio falso pode nos dar a sensação de que o outro está tentando zombar de nós ou inspirar a ideia de que ele, na verdade, não nos conhece.

Nesse sentido, os detalhes são essenciais. Apoie o significado do elogio com referências específicas. “Eu adoro a paciência que você tem com as crianças, como você tenta explicar o que elas têm que fazer mesmo estando tão cansada.”

Para concluir, não vamos economizar na maravilhosa arte da validação emocional, do reforço positivo e do reconhecimento autêntico do outro. Cuidar do amor é um trabalho diário do qual sempre colheremos frutos.

Pode interessar a você...
O poder dos elogios
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
O poder dos elogios

Os elogios são ferramentas muito usadas para a sedução e também para convencer ou manipular alguém. Por isso, devemos ser muito cuidadosos ao utili...



  • Andrea L. Meltzer and James K. McNulty, ”’Tell me I’m sexy… and otherwise valuable’: Body valuation and relationship satisfaction,” Personal Relationships Vol. 21 (2014): 68-87.
  • Foran, Heather & O’Leary, K. Daniel & Williams, Mathew. (2012). Emotional Abilities in Couples: A Construct Validation Study. American Journal of Family Therapy. 40. 189-207. 10.1080/01926187.2011.601214.