Em busca da criatividade – A mente é maravilhosa

Em busca da criatividade

Abril 5, 2015 em Curiosidades 0 Compartilhados

Não é um dom divino e nem mesmo “um enigma envolto em mistério”, como disse Winston Churchil. A criatividade não é um dom que poucas pessoas recebem ao nascer e lhes garante o sucesso profissional e social. Então, como ela surge e para que serve? E o mais importante, como se tornar uma pessoa criativa?

1. Só as pessoas inteligentes são criativas?

A criatividade é uma faculdade ou uma qualidade que todo mundo tem; nascemos com ela. É uma qualidade intrínseca que pode ser estimulada e treinada. Muitos estudos mostram que não há nenhuma relação entre QI e criatividade. A nossa espécie evoluiu até o ponto onde estamos porque a criatividade permitiu aos nossos antepassados identificar objetos, se comunicar, avaliar novas perspectivas, e ser inventivo e original.

2. A personalidade criativa

As pessoas criativas se caracterizam por ter uma série de qualidades que lhes permitem se destacar na vida. São pessoas positivas, autoconfiantes, flexíveis, curiosas, tenazes, sabem associar ideias e ver o mundo sob novas perspectivas. Em essência, se veem como pessoas capazes de controlar a sua vida, observam tudo e veem possibilidades por toda parte. Gostam de desafios e encontram sempre soluções inovadoras.

A criatividade está em extinção?

Por incrível que pareça, estudos recentes demonstram que a nossa criatividade diminuiu. Se um homem da época renascentista visitasse os dias de hoje, provavelmente ficaríamos espantados com as suas ideias e criações. E por que? Nessa época de telecomunicações, em que a Internet nos mantêm informados sobre todos os assuntos, nos esquecemos de pensar e ter uma visão crítica das coisas.

Nem tudo já foi inventado e nem tudo é verdade. Todo mundo tem um inventor dentro de si; desenvolva essa habilidade. Busque informações, pesquise e encontre novas ideias. Os tempos de crise são momentos de oportunidades; e a criatividade é a chave que acende a luz e nos ajuda a mostrar tudo que existe somente na nossa imaginação.

A chave da criatividade

O primeiro passo é sem dúvida a nossa vontade. Em seguida, vem o processo de superação dos bloqueios emocionais, perceptivos e culturais que cercam nossa realidade. Devemos ver nossa realidade como uma opção e não uma obrigação; perceber a vida através de lentes grandes e nítidas, ser crítico e autocrítico e não ter medo dos erros e nem do ridículo. A criatividade é a chave para abrir as portas para as novas oportunidades e solucionar os problemas que a vida nos impõe.

Recomendados para você