As 10 emoções positivas mais importantes segundo B. Fredrickson
Se você tivesse que escolher uma emoção, qual você escolheria? Para muitos, o estado emocional mais nutritivo, poderoso e transformador é sem dúvida o amor. Para outros é a calma, essa experiência de equilíbrio e satisfação absoluta em que a vida por um momento não nos cutuca com nenhuma de suas arestas, com nenhum de seus pesos e distorções.
Seja como for, há um fato. Todo o espectro de emoções é básico, decisivo e importante para o ser humano. No entanto, aquelas com valência positiva são o nosso motor diário e a luz que ilumina a nossa motivação, esperança e ligação com o nosso entorno. Paixão, inspiração, curiosidade, alegria… Quem não gostaria de ficar abraçadinho com essas emoções para sempre?
Sabemos que não é possível, que diariamente a tristeza, a angústia e a desilusão põem à prova a nossa capacidade de adaptação. No entanto, entender a essência dos estados emocionais mais gratificantes pode nos permitir saber como promovê-los, como despertá-los em nós para alcançar o bem-estar mental.
“Assim como os nenúfares se retraem quando a luz do sol desaparece, nossas mentes também se retraem quando a positividade desaparece.”
-Barbara Fredrickson-
As emoções positivas mais importantes e sua explicação
Uma das maiores especialistas no campo da psicologia positiva é Barbara Fredrickson. Poderíamos dizer que graças à pesquisa dessa professora da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (EUA), o campo das emoções positivas foi abordado pela primeira vez de forma científica e objetiva.
Até o início dos anos 1990, ninguém havia investigado as funções e objetivos desses estados psicobiológicos. A Dra. Fredrickson demonstrou que essas experiências são fundamentais para desenvolver novos aprendizados, estabelecer novos conhecimentos e comportamentos e consolidar nossos relacionamentos.
As emoções positivas são a centelha que torna a vida possível e que consolida o bem-estar e o crescimento humano. Atuam como um impulso cognitivo que facilita o poder de construir e transformar a realidade. Por isso, em um estudo publicado em 2021, foram detalhadas as emoções positivas mais importantes, aquelas que devemos promover. Nós as analisamos a seguir.
1. Gozo, a capacidade de sentir prazer
O que lhe dá prazer, fruição, deleite e satisfação? O gozo é o oposto da dor e representa o estado emocional que nos traz plenitude e felicidade. É um estado breve, como aquele que uma criança sente ao tomar um sorvete, como aquele que experimentamos ao ler um livro ou praticar sexo. São atividades simples, básicas e enriquecedoras que nos fazem experimentar um bem-estar gratificante.
2. Inspiração, nossas razões de viver
A inspiração é a capacidade de encontrar objetivos, conceitos e referências que incutam em nós a curiosidade, a paixão, o desejo de experimentar, aprender, imitar e até transcender. É o sopro que nos move à ação, que nos transmite energia, força, novos interesses com os quais nos atualizar e seguir avançando.
A pesquisa dos psicólogos Todd M. Thrash e Andrew J. Elliot, por exemplo, enfatiza que essa emoção atua como um construto decisivo para o bem-estar.
“As emoções positivas abrem nossos corações e mentes, nos tornam mais receptivos e mais criativos.”
-Barbara Fredrickson-
3. Alegria, a centelha diária que não pode faltar
O que é que te dá alegria? O que faz cócegas no seu coração, presenteia seu cérebro com endorfina e desenha sorrisos no seu rosto? No nosso dia a dia existem tarefas que são essenciais: trabalhar, alimentar-se, descansar… Porém, a alegria é o oxigênio que não pode faltar nos seus dias, e encontrá-la é algo simples. Promova-a.
4. Serenidade, a calma interior
Falamos dela no começo. Entre as emoções positivas mais importantes, a serenidade não pode faltar. É uma sensação carregada de harmonia, é um estado de espírito em que nada externo ou interno nos altera ou traz sofrimento.
Essa emoção é a mais almejada, pois a mente serena é aquela que sabe lidar com a ansiedade, aquela que não sofre a perturbação das preocupações excessivas.
5. Espanto, a inocência que não devemos perder
É verdade, há realidades que nos surpreendem todos os dias. Basta olhar as redes sociais e ver como anda o mundo. No entanto, existe outro tipo de espanto que é mais estimulante e é aquele que podemos ver todos os dias nas crianças mais novas. Define essa capacidade de se emocionar com as coisas mais simples, é a virtude de ver o mundo a partir da curiosidade, abertura e fascínio.
6. Esperança, a confiança no amanhã
Corações e mentes esperançosos não são ingênuos. Essa emoção vai além do olhar otimista. Quem se apega à esperança e a cultiva diariamente não espera que tudo o que o destino traz seja bom e excepcional. Acha que o que está por vir fará sentido e conseguirá enfrentá-lo, confia que apesar de estarmos todos navegando em um oceano de incertezas, o amanhã será melhor.
7. Orgulho, o sentimento de ser valioso
Entre as emoções positivas mais importantes que devemos cultivar e promover está o orgulho. Longe de vê-lo como aquela entidade negativa da qual emerge o egoísmo ou o narcisismo, devemos entendê-lo a pargir de uma perspectiva mais ajustada. Não há nada de pedante em alguém que se orgulha de suas conquistas, que reconhece suas habilidades e as faz servir de maneira eficaz.
Essa emoção fortalece a autoestima, agindo como um validador do eu.
“Emoções positivas, como amor, alegria e gratidão, promovem novas e criativas ações, ideias e laços sociais.”
-Barbara Fredrickson-
8. Interesse pelo mundo, pela vida, por você mesmo
Barbara Fredrickson destaca em seu trabalho a importância dessa emoção como chave para nosso desenvolvimento e evolução. Nenhum aprendizado será consolidado se antes não houver interesse em descobrir determinadas áreas ou novas informações.
A mente interessada empurra a pessoa para a exploração, motiva-a, faz com que ela passe da segurança à novidade para ampliar as perspectivas e conhecimentos.
9. Gratidão, uma reverência ao bem-estar
Pode ser uma surpresa, mas a gratidão é uma habilidade primordial para desenvolver e manter níveis ótimos de satisfação, qualidade de vida e bem-estar emocional. Graças a essa experiência apreciamos tudo, desde a qualidade das nossas relações até a nossa própria existência neste mundo.
Então pergunte a si mesmo… Pelo que você está se sentindo grato hoje?
10. Amor, o motor que move o mundo
Qual você acha que seja uma das emoções positivas mais importantes? Com efeito, nem por a termos deixado para o fim é a menos relevante. Pelo contrário. O amor é a energia que nos faz vencer, crescer, nos sentir fortes e valiosos. Sem essa força vital, nos sentimos perdidos desde a infância, e não basta apenas recebê-la, é preciso também saber oferecê-la.
O amor é a cola social que consolida nossos laços e também essa janela de vidro por onde olhar o mundo em cada um de seus detalhes. Só quem observa a vida a partir do amor é capaz de dar sempre o melhor de si. Isso, como bem sabemos, tem um impacto direto em nosso bem-estar físico e emocional.
E se começarmos a focar um pouco mais na promoção desses estados emocionais? Os benefícios são inquestionáveis. Vamos torná-lo possível.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Fredrickson BL. The role of positive emotions in positive psychology. The broaden-and-build theory of positive emotions. Am Psychol. 2001 Mar;56(3):218-26. doi: 10.1037//0003-066x.56.3.218. PMID: 11315248; PMCID: PMC3122271.
- Fredrickson, B. L. (1998). What good are positive emotions? Rev. Gen. Psychol. 2, 300–319. doi: 10.1037/1089-2680.2.3.300
- Fredrickson, B. L. (2013). “Positive emotions broaden and build,” in Advances in Experimental Social Psychology. Vol. 47. eds. P. Devine and A. Plant (Academic Press), 1–53.
- Fredrickson, B. L., and Losada, M. F. (2005). Positive affect and the complex dynamics of human flourishing. Am. Psychol. 60, 678–686. doi: 10.1037/0003-066X.60.7.678