A empatia sombria: definição e características básicas

Uma pesquisa sobre a personalidade revela um novo construto psicológico: a empatia sombria. Ela define aquelas pessoas que são aparentemente frias e têm traços da tríade sombria, mas que revelam bondade, compaixão e conexão emocional.
A empatia sombria: definição e características básicas

Última atualização: 08 Janeiro, 2021

Se há uma coisa popularmente assumida é que o psicopata, o maquiavélico ou até mesmo o pior dos narcisistas carece de competências empáticas autênticas. No entanto, essa questão é mais complexa do que podemos pensar. Tanto que, no campo da personalidade, um espaço já se abre para uma nova variável tão interessante quanto revolucionária: a empatia sombria.

Agora, em que ela consiste? É um novo construto psicológico que definiria um pequeno grupo da população. São indivíduos que, embora apresentem certos traços da clássica tríade obscura da personalidade, revelam um lado mais iluminado e até compassivo. Os dados chamaram a atenção dos especialistas e parece que as investigações a esse respeito vão continuar.

Alguns já os descrevem como os anti-heróis clássicos. Homens em sua grande maioria que, embora apresentem comportamentos um tanto frios e até com um certo domínio das artes da manipulação, escondem em si talento, responsabilidade pessoal e até bondade.

Homem psicopata

O que é a empatia sombria?

No campo da psicologia evolucionista, às vezes assumimos que “traços sombrios” poderiam conferir algum ímpeto à humanidade. Habilidades como capacidade de resolução, capacidade de liderar outras pessoas, tomar decisões rápidas em condições complexas ou não desistir quando se tem um objetivo em mente são aspectos claramente vantajosos.

Agora, o que queremos dizer quando falamos sobre características sombrias? Elas estão inclusas no construto chamado de tríade obscura (cunhado em 2002 por Paulhus e Williams). Este termo se refere às características de personalidade de narcisismo, maquiavelismo e psicopatia. Tudo isso traça um caráter interpessoal claramente malicioso, no qual se destacam a frieza emocional, a agressividade e a falsidade.

No entanto… e se disséssemos agora que dentro desse amplo espectro de características que definem esse perfil sombrio, há um tipo de personalidade mais compassiva e cívica? Estudos recentes revelaram que um novo construto psicológico foi descoberto, recebeu o nome de empatia sombria e, de alguma forma, representaria aquele lado mais integrativo da tríade obscura. Vamos analisar.

Dark empath, alta empatia e características obscuras

O trabalho de pesquisa foi publicado em julho de 2020. As Universidades de Nottingham e Bishop Grosseteste (Reino Unido), juntamente com a Universidade de Tecnologia de Auckland (Nova Zelândia) realizaram um estudo para entender melhor o papel da empatia na tríade sombria.

  • Algo que a grande maioria assume é que nem a personalidade psicopata, narcisista e maquiavélica possuem essa dimensão. No entanto, não se engane.
  • Na maioria das vezes eles têm empatia, percebem a realidade emocional do outro, mas este é um recurso para melhor manipular as pessoasSua empatia é claramente instrumental.
  • No entanto, nesta pesquisa realizada em uma amostra de quase mil pessoas, algo notável foi descoberto. 19,3% dessa população, apesar de apresentar traços obscuros, apresentava outro tipo de empatia muito alta. Eles foram capazes de se conectar e sentir a realidade do outro e até mesmo sentir compaixão.  
  • Esse tipo de empatia foi chamada de dark empath (DE) ou empatia sombria.

Então, existe psicopatas empáticos? Existem narcisistas compassivos? Na verdade, o que este estudo nos mostra é que pode haver algumas pessoas com certos traços psicopáticos, maquiavélicos ou narcisistas também definidos por uma empatia sombria.

Homem sério

Quais são as características do empata sombrio?

Eles são principalmente homens. A empatia sombria é representada no mundo do cinema e da literatura como o personagem clássico misterioso ou malévolo que acaba tendo um bom coração. É o vampiro que não bebe sangue, o detetive frio, sagaz e antissocial, mas que sempre defende e cuida dos necessitados. O ladrão calculista que lidera seu grupo e que comete um ato criminoso por uma boa causa.

Estas são imagens prototípicas que mostram que, às vezes, essas características sombrias podem ser orientadas para uma boa finalidade. Daí o interesse da psicologia. Afinal, essas personalidades apimentam uma série de características que podem ser úteis para determinados empregos: espiões, soldados, médicos e até cargos públicos. Vamos saber como eles são definidos.

Extrovertidos e neuróticos

A empatia sombria é combinada com comportamentos claramente extrovertidos e dinâmicos, altamente abertos e com facilidade de expressar sentimentos aos outros.

Da mesma forma, um caráter neurótico está integrado neles. Em outras palavras, as épocas podem passar com altos e baixos emocionais (ansiedade, depressão, fobias…). São pessoas que, muitas vezes, são dominadas pela dor emocional.

Amigável, social e gosta de relacionamentos sociais

Sua gentileza é genuína. Eles não fingem o que sentem e têm prazer em se relacionar, conhecer gente, conectar-se com as pessoas.

Eles gostam de ter poder, mas alcançam uma liderança participativa

Um dos traços comuns que frequentemente orbitam a tríade obscura é a necessidade de poder. Eles gostam, isso os define e eles se sentem realizados sendo líderes.

Agora, a empatia sombria confere uma vantagem e isso define uma liderança mais humana. Essas pessoas são capazes de extrair o melhor dos outros para o bem de todos. Eles são líderes que inspiram, que participam e que impulsionam o capital psicológico dos outros.

Narcisismo vulnerável

Outra característica dessa personalidade altamente empática é um tipo vulnerável de narcisismo. Eles se sente magoados facilmente. São capazes de compreender e respeitar a realidade dos outros, mas são muito afetados por comentários ruins ou certos comportamentos.

Imperfeitos, mas talentosos

Por fim, é interessante ver como esse perfil tende a mostrar uma grande competência em muitas áreas. São talentosos, são bons líderes, se conectam muito bem às pessoas… Embora, claro, continuem a apresentar traços complexos, como um certo narcisismo e nítidas capacidades de manipulação.

Os estudos sobre esse construto psicológico continuarão nos próximos anos. Certamente, em breve aprenderemos muito mais sobre essas figuras da nossa sociedade.

Pode interessar a você...
O que é o suprimento narcisista?
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
O que é o suprimento narcisista?

O narcisista assume que seu suprimento deve sentir, pensar e agir como ele, porque o suprimento existe para agradá-lo a todo momento.



  • Jonason, P. K., & Kroll, C. H. (2015). A multidimensional view of the relationship between empathy and the dark triad. Journal of Individual Differences36(3), 150–156. https://doi.org/10.1027/1614-0001/a000166
  • Nadja Heym, Fraenze Kibowski, Claire AJ Bloxsom, Alyson Blanchard, Alexandra Harper (2020) The Dark Empath: Characterising dark traits in the presence of empathy. Personality and Individual Differences Available online 29 July 2020, 110172. https://doi.org/10.1016/j.paid.2020.110172
  • Szabó, E., & Bereczkei, T. (2017). Different paths to different strategies? Unique associations among facets of the Dark Triad, empathy, and trait emotional intelligence. Advances in Cognitive Psychology13(4), 306–313. https://doi.org/10.5709/acp-0230-7
  • Jonason, P. K., & Krause, L. (2013). The emotional deficits associated with the Dark Triad traits: Cognitive empathy, affective empathy, and alexithymia. Personality and Individual Differences55(5), 532–537. https://doi.org/10.1016/j.paid.2013.04.027