5 formas de encontrar a felicidade nos pequenos gestos
É possível encontrar a felicidade nos pequenos gestos. Quem disse que só se encontra a plenitude nos grandes acontecimentos e nas conquistas da vida? Cada dia tem o seu próprio valor, e cada ato o seu próprio significado. Por mais rotineiro que seja esse ato, incide em sua maneira de ver e de experimentar a sua essência.
A capacidade de sentir felicidade nos pequenos atos é quase um dom. Não viemos ao mundo com ele. Vamos construindo-o à medida que descobrimos que este é um segredo para estar bem. Ele demanda o esforço e a constância para se transformar em uma atitude estável diante da vida.
“Esperar uma felicidade muito grande é um obstáculo para a felicidade”.
– Bernard Le Bouvier de Fontenelle –
Se você olhar bem, na realidade não existem as ações insignificantes. Nós as vemos desta forma porque as consideramos como cotidianas e supomos que elas não têm um maior efeito sobre as nossas vidas. No entanto, se você pensar, vai perceber que até a forma como você acorda impacta de alguma maneira o seu dia a dia. A mesma coisa acontece ao encontrar a felicidade nos pequenos gestos, como os que compartilhamos a seguir.
Dicas para encontrar a felicidade nos pequenos gestos
1. Um inventário de felicidade
Antes de mencionar algumas maneiras de encontrar a felicidade nos pequenos gestos, diremos primeiro que cada pessoa deveria fazer o seu próprio inventário. Uma lista que contenha todas essas coisas que parecem insignificantes, mas que geram uma sensação de bem-estar ou satisfação.
O objetivo desta lista é fazer com que você seja consciente de como os pequenos momentos de felicidade estão ao seu alcance o tempo todo. Você pode fazer uso deles quando precisar. Isso faz referência às ações como tomar um sorvete, observar a chuva a partir de uma janela, ou se levantar cedo e sair para respirar ar fresco. Não importa o que seja, cada pessoa tem o seu próprio catálogo de pequenas coisas que a fazem feliz.
2. Organize, jogue fora e recicle
Apesar de parecer estranho, organizar os espaços e os objetos pessoais traz consigo uma importante sensação de bem-estar. Apesar de você realizar essa tarefa com objetos externos a si mesmo, acaba produzindo uma sensação de ordem interior muito agradável.
Quando você se sentir desanimado, nada melhor do que dedicar um pouco de tempo para organizar o seu espaço, as suas coisas, os seus pertences. Não encare essa tarefa com rigidez, nem pretenda arrumar todo de uma só vez. Aproveite para repassar as coisas do seu entorno e cuidar delas.
3. A natureza e os pés descalços
O encontro com a natureza sempre é uma boa opção para lembrar que estamos vivos e merecemos ser felizes. Você não precisa sair da cidade, nem organizar um programa complicado para sentir a natureza por perto. Basta ir a um parque no qual se sinta bem e passear um pouco contemplando a vegetação.
Caminhar descalço sobre a grama é uma verdadeira terapia. Trata-se de uma atividade que renova a energia e que vai relaxá-lo profundamente. Na verdade, caminhar descalço em qualquer espaço sempre é uma boa opção. Se for possível caminhar sobre a grama ou a areia, melhor ainda.
4. Sorria e abrace
Certamente amamos muito as pessoas da nossa família, o companheiro sentimental e os amigos. No entanto, nem sempre expressamos isso de forma concreta. Um dos pequenos atos que nos fazem felizes é criar situações para demonstrar esse amor de uma forma mais evidente.
Que tal se hoje você abraçar o seu filho, sem uma razão especial, e disser o quanto o ama? Você pode fazer a mesma coisa com o seu companheiro sentimental, com os pais, ou com as pessoas que são importantes para você. É renovador e maravilhoso fazer algo assim, sem nenhuma superficialidade. Além disso, não se esqueça de presentear as pessoas com pelo menos um sorriso por dia.
5. Caminhe e respire fundo
Nunca esqueça o enorme valor do descanso. Acostume-se a respeitar de forma sagrada as pausas de lazer, que são determinantes para a saúde física e mental. Descansar é algo que você deve fazer diariamente, várias vezes ao dia.
Uma maneira genial de descansar é se permitir fazer uma pequena caminhada; pode ser de dia e quando o sol estiver ainda no céu. Trata-se de um dos atos mais relaxantes que, além disso, liberam o estresse e fazem você se sentir melhor. É importante respirar o ar fresco, não se confinar o tempo todo em espaços fechados.
Como mencionávamos no começo, é possível encontrar a felicidade nos pequenos gestos. É uma soma dos momentos agradáveis. Podemos construir um estilo de vida em que essas pequenas ações tenham um verdadeiro significado. Com certeza, a consequência disso é um melhor estado de ânimo e mais alegria de viver.