Exercícios de relaxamento para crianças

· janeiro 28, 2018

Brincar faz parte do desenvolvimento das crianças. Os pequenos precisam correr, pular, dançar e se movimentar. Mas, em alguns momentos, eles também precisam relaxar e ficar mais tranquilos. Propomos uma série de exercícios de relaxamento para crianças que, sem dúvida, trarão benefícios para a sua saúde física e mental.

Através dessas técnicas elas poderão diminuir a ansiedade, estresse, insônia, e poderão controlar melhor as suas emoções e condutas. Além disso, essas técnicas farão com que seu humor melhore. O melhor de tudo é que alcançar esse estado de calma não tem que necessariamente ser chato, na verdade pode ser alcançado unindo calma e diversão. Bem vindos ao relaxamento lúdico!

Exercícios de relaxamento para crianças

Métodos de Jacobson e Schultz

O método de Jacobson é um dos mais utilizados em todo o mundo. É baseado na contração e posterior relaxamento de distintos músculos ou grupos musculares.

Deitados no chão, podemos simplesmente ir indicado ao pequeno que partes do corpo ele tem que tensionar durante alguns segundos. E depois relaxar. Assim, a criança irá notar um relaxamento progressivo que se estenderá por todo o seu corpo. Podemos começar com grupos musculares individuais como a mão e o pescoço, e na sequência aumentar a dificuldade à medida que a criança vá ganhando prática.

Menino relaxando deitado na grama

O método de Schultz, por sua vez, é um exercício de relaxamento para crianças que pode ser usado a partir dos 6 anos, aproximadamente. A técnica se divide em dois níveis: o inferior e o superior, e está fundamentada nas sensações de peso e calor.

Com as crianças deitadas no chão, pede-se que elas se concentrem nas partes do corpo em que sentem mais peso (pernas ou braços) e onde a temperatura é maior. Uma vez que elas deixem de vê-las dessa forma e considerem que estão livre da tensão e da carga, podemos fazer o mesmo com outras áreas na parte superior do corpo. Assim, progressivamente, vamos relaxando todos os músculos.

Para facilitar o cumprimento das instruções, podemos sugerir que a criança pense que é um robô. Por isso tem que se movimentar como se fosse de madeira, com movimentos rígidos. Depois, para relaxar, a criança se transforma em um boneco de pano, onde seu corpo é mole e carece de tensão muscular.

O jogo de Rejoue

O jogo de Rejoue é um dos mais divertidos. Em francês rejoue significa jogar de novo, sendo assim, vamos colocá-lo em prática!

Esse método propõe que a essência da vida é composta de pares de opostos. Assim, identificamos frio-calor, dia-noite, acima-abaixo, preto-branco, atividade-descanso. Essa técnica reúne exercícios de relaxamento para crianças baseados nesses pares.

Para isso, emprega-se muito o balanceio, que consiste em imitar o movimento que uma cadeira de balanço faz. Assim, a criança coloca para funcionar quase todos os grupos musculares para fazer o vai e vem para frente e para trás, para um lado e para o outro. Essa dualidade se dá quando, por um lado, o pequeno tem que tensionar algumas partes do seu corpo, e em outras partes deve liberar essa tensão. Apenas isso permitirá que ele faça bem o balanceio.

Outro jogo é o alongamento. Ensina-se aos pequenos a diferenciar a sensação de alongar e relaxar. Por exemplo, pede-se que abram seus braços e os alongue o máximo possível para todos os lados. Deve-se manter essa posição por alguns segundos. Depois, pede-se que eles relaxem os braços suavemente. Eles sentirão cócegas depois de fazer isso várias vezes.

Atividades com colegas

É comum que as crianças corram umas atrás das outras e é difícil acalmá-las. E muito mais complicado é fazer com que sejam capazes de manter a concentração nesses momentos de euforia. Por isso, a atividade do espanador pode ser uma boa aliada nesses casos.

Sua execução é muito simples. Consiste em colocar música de fundo relaxante e dividir o grupo em duplas. Um dos membros da dupla se deita no chão, enquanto o outro passa uma pena no corpo do colega ao som da música. E depois eles mudam de posição.

Parecido com esse jogo há o jogo da bola macia, que também é realizado em duplas. Uma criança deita no chão com os olhos fechados. E o outro, no ritmo da música, vai massageando o corpo da sua dupla com uma bola pequena.

Visualização de imagens agradáveis

Se há uma habilidade na qual as crianças são privilegiadas é a imaginação. São tão livres e inocentes que quase podem nos permitir qualquer licença para conseguir relaxá-los. Nesse sentido, uma boa forma de conseguir sossegá-los é através da visualização.

Para isso, eles precisam deitar no chão e concentrarem-se na respiração durante alguns minutos. Em seguida, pede-se que eles tenham foco no que estamos relatando em voz alta. Pedimos que imaginem um campo grande e verde; um prado tranquilo e em silêncio com a grama perfeitamente cortada. Pedimos que sintam o aroma deste campo, como cantam os pássaros ou como é a textura das flores.

Menina relaxada

A visualização de imagens pode ter múltiplas aplicações e pode ter como base paisagens de praia, montanha ou aromas. Como vemos, as possibilidades são tantas quanto a imaginação permitir. O principal objetivo é fazer com que as crianças se divirtam brincando de relaxar.

Ou seja, que o façam sem sentir que é uma obrigação. Para isso, é conveniente que os adultos façam o mesmo que elas. É importante lembrar que a imitação é a principal fonte de aprendizagem dos pequenos. Portanto, esses exercícios de relaxamento para crianças também são bons para os adultos, porque sempre é bom conservar a inocência.