Exercícios de relaxamento para crianças - A Mente é Maravilhosa

Exercícios de relaxamento para crianças

janeiro 28, 2018 em Psicologia 194 Compartilhados
Exercícios de relaxamento para crianças

Brincar faz parte do desenvolvimento das crianças. Os pequenos precisam correr, pular, dançar e se movimentar. Mas, em alguns momentos, eles também precisam relaxar e ficar mais tranquilos. Propomos uma série de exercícios de relaxamento para crianças que, sem dúvida, trarão benefícios para a sua saúde física e mental.

Através dessas técnicas elas poderão diminuir a ansiedade, estresse, insônia, e poderão controlar melhor as suas emoções e condutas. Além disso, essas técnicas farão com que seu humor melhore. O melhor de tudo é que alcançar esse estado de calma não tem que necessariamente ser chato, na verdade pode ser alcançado unindo calma e diversão. Bem vindos ao relaxamento lúdico!

Exercícios de relaxamento para crianças

Métodos de Jacobson e Schultz

O método de Jacobson é um dos mais utilizados em todo o mundo. É baseado na contração e posterior relaxamento de distintos músculos ou grupos musculares.

Deitados no chão, podemos simplesmente ir indicado ao pequeno que partes do corpo ele tem que tensionar durante alguns segundos. E depois relaxar. Assim, a criança irá notar um relaxamento progressivo que se estenderá por todo o seu corpo. Podemos começar com grupos musculares individuais como a mão e o pescoço, e na sequência aumentar a dificuldade à medida que a criança vá ganhando prática.

Menino relaxando deitado na grama

O método de Schultz, por sua vez, é um exercício de relaxamento para crianças que pode ser usado a partir dos 6 anos, aproximadamente. A técnica se divide em dois níveis: o inferior e o superior, e está fundamentada nas sensações de peso e calor.

Com as crianças deitadas no chão, pede-se que elas se concentrem nas partes do corpo em que sentem mais peso (pernas ou braços) e onde a temperatura é maior. Uma vez que elas deixem de vê-las dessa forma e considerem que estão livre da tensão e da carga, podemos fazer o mesmo com outras áreas na parte superior do corpo. Assim, progressivamente, vamos relaxando todos os músculos.

Para facilitar o cumprimento das instruções, podemos sugerir que a criança pense que é um robô. Por isso tem que se movimentar como se fosse de madeira, com movimentos rígidos. Depois, para relaxar, a criança se transforma em um boneco de pano, onde seu corpo é mole e carece de tensão muscular.

O jogo de Rejoue

O jogo de Rejoue é um dos mais divertidos. Em francês rejoue significa jogar de novo, sendo assim, vamos colocá-lo em prática!

Esse método propõe que a essência da vida é composta de pares de opostos. Assim, identificamos frio-calor, dia-noite, acima-abaixo, preto-branco, atividade-descanso. Essa técnica reúne exercícios de relaxamento para crianças baseados nesses pares.

Para isso, emprega-se muito o balanceio, que consiste em imitar o movimento que uma cadeira de balanço faz. Assim, a criança coloca para funcionar quase todos os grupos musculares para fazer o vai e vem para frente e para trás, para um lado e para o outro. Essa dualidade se dá quando, por um lado, o pequeno tem que tensionar algumas partes do seu corpo, e em outras partes deve liberar essa tensão. Apenas isso permitirá que ele faça bem o balanceio.

Outro jogo é o alongamento. Ensina-se aos pequenos a diferenciar a sensação de alongar e relaxar. Por exemplo, pede-se que abram seus braços e os alongue o máximo possível para todos os lados. Deve-se manter essa posição por alguns segundos. Depois, pede-se que eles relaxem os braços suavemente. Eles sentirão cócegas depois de fazer isso várias vezes.

Atividades com colegas

É comum que as crianças corram umas atrás das outras e é difícil acalmá-las. E muito mais complicado é fazer com que sejam capazes de manter a concentração nesses momentos de euforia. Por isso, a atividade do espanador pode ser uma boa aliada nesses casos.

Sua execução é muito simples. Consiste em colocar música de fundo relaxante e dividir o grupo em duplas. Um dos membros da dupla se deita no chão, enquanto o outro passa uma pena no corpo do colega ao som da música. E depois eles mudam de posição.

Parecido com esse jogo há o jogo da bola macia, que também é realizado em duplas. Uma criança deita no chão com os olhos fechados. E o outro, no ritmo da música, vai massageando o corpo da sua dupla com uma bola pequena.

Visualização de imagens agradáveis

Se há uma habilidade na qual as crianças são privilegiadas é a imaginação. São tão livres e inocentes que quase podem nos permitir qualquer licença para conseguir relaxá-los. Nesse sentido, uma boa forma de conseguir sossegá-los é através da visualização.

Para isso, eles precisam deitar no chão e concentrarem-se na respiração durante alguns minutos. Em seguida, pede-se que eles tenham foco no que estamos relatando em voz alta. Pedimos que imaginem um campo grande e verde; um prado tranquilo e em silêncio com a grama perfeitamente cortada. Pedimos que sintam o aroma deste campo, como cantam os pássaros ou como é a textura das flores.

Menina relaxada

A visualização de imagens pode ter múltiplas aplicações e pode ter como base paisagens de praia, montanha ou aromas. Como vemos, as possibilidades são tantas quanto a imaginação permitir. O principal objetivo é fazer com que as crianças se divirtam brincando de relaxar.

Ou seja, que o façam sem sentir que é uma obrigação. Para isso, é conveniente que os adultos façam o mesmo que elas. É importante lembrar que a imitação é a principal fonte de aprendizagem dos pequenos. Portanto, esses exercícios de relaxamento para crianças também são bons para os adultos, porque sempre é bom conservar a inocência.

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