Como encontrar a luz em meio à escuridão

Como encontrar a luz em meio à escuridão

maio 18, 2016 em Emoções 0 Compartilhados
Encontrar a luz em meio à escuridão

Todos nós temos aqueles dias em que, por mais que o sol brilhe no céu, não enxergamos a luz e só sentimos escuridão em nosso interior. Mesmo as pessoas mais motivadas ou aquelas que são ambiciosas podem sentir dificuldades não só para conseguir as coisas, mas também para sentir motivação para alcançar suas metas. No entanto, às vezes essa escuridão pode envolver muito o coração, e pode não deixar que um único raio de sol escape.

Quando o coração está há muito tempo na sombra é preciso descobrir porque não há luz em meio à escuridão. Assim, é necessário encontrar formas de sair dessa crise existencial e motivar a si mesmo quando a apatia e a vontade de não fazer nada estiverem atacando demais a sua alma.

Por que a luz se foi?

A escuridão no coração pode ter muitas razões diferentes, e é seu dever descobrir do que se trata para poder evitar que ela se torne ainda mais complicada de resolver, como pode ser o caso de uma depressão. Algumas das razões que podem contribuir com a escuridão são as seguintes:

  • Você tem medo do futuro, se sente covarde e não quer evoluir. A mudança causa muito medo.
  • Você se sente cansado e sem forças para levar uma vida saudável.
  • Não tem confiança em si mesmo e não quer sair da sua zona de conforto.
  • Pensa que não é capaz porque não se valoriza.

mulher-espelho-procurando-luz-escuridão

Além disso, se você é uma pessoa que quer fazer as coisas mas sempre fica pela metade  do caminho, a sensação de frustração fará com que você se sinta mal consigo mesmo e pense ser incapaz. Mas não é assim; é apenas necessário colocar um pouco mais de empenho no que você faz e preparar as coisas para que não falte motivação. Por exemplo, se você  quiser fazer exercícios pela manhã, coloque sua roupa de treino perto da cama para que seja a primeira coisa que você vê ao acordar.

Seguindo o exemplo do exercício, você também pode pensar em ligar para um amigo e fazer planos juntos, como irem à academia no mesmo horário, praticar um esporte… qualquer desculpa para se motivar e alcançar sua meta sempre será uma boa ideia!

Permita que a luz afaste a escuridão

Quando você notar que a escuridão tenta se apoderar de você, olhe para as suas raízes e escute com atenção os sons emitidos pelo seu corpo. Pode ser que você precise descansar ou fazer algum exercício. Dar ao seu corpo o que ele pede não só melhorará sua saúde, mas também te recompensará te enchendo de energia, para que você possa empregá-la ao fazer as tarefas que você menos gosta.

Pense em seus hábitos… você descansou bem ultimamente? Comeu de forma saudável? Avalie como você tem tratado seu corpo, porque seu cuidado é essencial para que você se sinta melhor consigo mesmo e com o mundo que o rodeia.

mulher-procurando-luz-escuridão

Se, pelo contrário, você cuida do seu corpo mas luta com pensamentos negativos, comece a pensar em qual é o motivo de tais pensamentos, em por que eles impedem a sua confiança em si mesmo. Por exemplo, se alguém fez um comentário ruim que te feriu e chateou, ou se te comparou com outras pessoas…. Talvez esta seja a hora de pensar coisas bonitas sobre si mesmo e que façam com que você se sinta bem. Já tentou?

Ser perseverante é o segredo do sucesso em qualquer aspecto da vida. No início é fácil estar motivado para alcançar os objetivos, porque pensamos no resultado final, mas depois, talvez precisemos fazer um exercício de força de vontade para terminar a tarefa.

Quando você se encontra na metade do caminho, você pode perceber que empregou mais da metade do tempo e do esforço que pensava em investir para alcançar sua meta, e pode ser que, nesse momento, a escuridão apareça. Se isso acontecer, pense que o investimento de tempo e esforço não costuma ser linear ao progresso, e que os começos, quase sempre, precisam de mais tempo do que havíamos imaginado.

mulher-luz

Mas, você sabe o porquê? Você pode alcançar seu objetivo, você só precisa se lembrar de por que começou e, assim, poderá alcançá-lo. Continue caminhando e você chegará no seu objetivo, e só o fato de alcançá-lo encherá sua vida de satisfação.

Lembre-se de que depois da tormenta sempre chega a calma… mas assim que você começar a notar que a escuridão começa a envolver seu coração, é necessário que você abra os olhos, escute sua alma e busque soluções imediatamente, para que a sua luz irradie por cada poro do seu ser.

Recomendados para você